Quando usar a palavra muitos?

Perguntado por: César Ribeiro  |  Última atualização: 30. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (70 avaliações)

- muita pizza / muito chocolate / muitas pessoas / muitos carros. Então, para resumir: se você estiver falando de intensidade, a palavramuito” não varia – sempre “muito”; se você estiver falando de quantidade, a palavramuito” varia em gênero e número para concordar com a palavra seguinte.

Quando usar a palavra muito no plural?

Na dúvida, é só colocar “muito” antes da palavra, ou seja, no lugar de “bastante”. Se “muito” for para o plural, assim também será com “bastante”. Veja: Tenho muitas felicidades e Tenho bastantes felicidades.

É correto escrever muitos?

Mesmo sem muitas explicações gramaticais, é fácil compreender o seguinte: MUITO é uma forma única, não varia e usa-se sempre com o verbo. MUITO, MUITA, MUITOS, MUITAS é uma forma variável que vai utilizar-se quando a expressão se refere a um nome (pessoa, objecto, lugar)

É demais ou é de mais?

De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso. ... Em sua apresentação o orador utilizou palavras demais na apresentação.

O que significa muita das vezes?

O uso da expressão muitas das vezes implica que haja uma quantidade predefinida de vezes, que pode ser indicada anteriormente ou estar subentendida. Indica que algo aconteceu muitas vezes de entre aquelas vezes específicas. Exemplos com muitas das vezes: Muitas das vezes que ele veio para o Brasil, ele veio me visitar.

Língua portuguesa - A palavra "MUITO"

15 questões relacionadas encontradas

O que substitui muita das vezes?

1 frequentemente, constantemente, regularmente, muito, várias vezes, sempre, amiúde, amiudadamente, seguidamente, sistematicamente, reiteradamente, continuamente, continuadamente, incessantemente, ininterruptamente.

O que quer dizer por vezes?

Por vezes. Por momentos; em momentos não determinados com clareza: E por vezes as noites duram uma eternidade. Etimologia (origem da palavra vezes). Plural de vez.

É amor demais ou de mais?

Amor demais ou amor de mais: a maneira correta de escrever é amor demais. Cedo demais ou certo de mais: o correto é escrever cedo demais. Rápido demais ou rápido de mais: o correto é rápido demais.

É linda demais ou de mais?

O vocábulo “demais” é um advérbio, portanto intensifica verbo, adjetivo ou outro advérbio. ... (intensifica o verbo “falar) Ela é linda demais. (intensifica o adjetivo “linda”)

É lindo demais ou de mais?

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

É correto dizer Estamos muito felizes?

Felizes é o plural de feliz. O mesmo que: alegres, contentes, afortunados, faustos, jubilosos, prazenteiros, prósperos, satisfeitos, vantajosos.

Foi muitos ou foram muitos?

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

São muito bons Está certo?

Depende do que se pretende dizer: a) «Ele obteve muito bons resultados» = «Ele obteve resultados que são muito bons»; b) «Ele obteve muitos bons resultados» = «Ele obteve muitos resultados que foram bons.»

Estou cansado demais ou de mais?

A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais. ... De mais é uma locução adverbial que indica uma noção de quantidade, nesse caso, de maior quantidade, e é o contrário da locução adverbial de menos.

Como se escreve lindo de mais?

A palavra demais, escrita tudo junto, é considerada um advérbio de intensidade. Assim, tem a capacidade de intensificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio. Nesse caso, demais significa algo em demasia e exprime excesso. Mas demais também assume a função de pronome indefinido e significa os outros, os restantes.

Quanto às demais tem crase?

A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Tem nada de mais?

A expressão nada de mais é utilizada para indicar que nada está ocorrendo fora do que é considerado normal, ou seja, que nada está sendo feito acima da medida ou intensidade habitual. É sinônima de: nada de importante, nada de interessante, nada de relevante, nada de diferente.

Como escreve te amo demais?

De mais ou Demais? O correto é “te amo demais”. “Amo” nesse contexto é sim verbo. Já “demais” é um advérbio de intensidade.

O que significa a expressão uma vez que?

Significado de Uma vez que

locução conjuntiva Como; pela razão que; da forma que; já que: uma vez que ele se licenciou, não precisa mais ir à faculdade. Contanto que; se por acaso: uma vez que ela apareça, a festa começará.

O que significa as meme?

Meme é um termo grego que significa imitação. O termo é bastante conhecido e utilizado no "mundo da internet", referindo-se ao fenômeno de "viralização" de uma informação, ou seja,qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música e etc, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

Que nem a mim ou igual a mim?

Eu é usado com verbo. "Tem louça para mim?" >>> Mim não há verbo. Nesse contexto somente "nem eu" é correto, mas "nem a mim" também pode ser usado quando o sujeito não é você, ou seja, quando uma ação está sendo feita em relação a você, para você, em você, e não o contrário.

Como é correto dizer?

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

É correto dizer está sendo?

Não é correto. Isso é um vício de linguagem denominado "gerundismo". A expressão estarão sendo pode ser substituída por serão sem prejuízo linguístico.

Foi ou foram realizados?

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

Artigo anterior
O que provoca o movimento de translação?
Artigo seguinte
Quais são as figuras geométricas básicas?