O que significa isenção de produtos advindos da ZFM ou seus entrepostos?

Perguntado por: Leandro Gaspar  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (27 avaliações)

Isenção de produtos advindos da ZFM, ou seus entrepostos, para consumo ou para industrialização a partir de matéria-prima regional . Isenção quando destinadas ao consumo interno, operações de serviços e aplicação em processo industrial específicos, variável entre as diversas ALCS .

O que o Suframa isenta?

Redução no imposto de renda. Exclusivamente para reinvestimentos; Isenção do COFINS e PIS para entrada de mercadorias e vendas internas entre indústrias; Restituição do ICMS desde que comprove algumas contribuições aos fundos de apoio à educação superior, turismo, P&D e outros.

Quais impostos são isentos na Zona Franca de Manaus?

A venda de mercadorias para a ZFM é realizada com inúmeros incentivos tributários, incluindo a isenção do IPI, do ICMS e alíquotas-zero do PIS e da COFINS.

Em quais hipóteses será aplicada a isenção do ICMS quando destinada a Zona Franca de Manaus?

a mercadoria deverá ser de origem nacional; o estabelecimento destinatário deverá estar situado nos referidos Municípios; haja comprovação da entrada efetiva do produto no estabelecimento destinatário (internamento/ingresso da mercadoria na area incentivada);

Quem tem Suframa e isento de PIS e COFINS?

Há a suspensão do PIS/PASEP e COFINS nas importações efetuadas por empresas localizadas na ZFM de matérias-primas, produtos intermediários e materiais de embalagem, para emprego em processo de industrialização por estabelecimentos industriais localizados na ZFM com projetos aprovados pela Suframa.

Incentivos da ZFM PIS-Pasep e Cofins

19 questões relacionadas encontradas

Quem tem Suframa e isento de ICMS?

8.4. se “a venda só será com isenção de ICMS se o destinatário tiver Suframa”; 8.5.

Quem tem Suframa e isento de IPI?

ficam isentos do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, quer se destinem ao seu consumo interno, quer à comercialização em qualquer outro ponto do território nacional.

O que é ICMS desonerado Zona Franca de Manaus?

Desoneração de ICMS por Isenção de imposto para Zona Franca de Manaus - Bimer - Base de Conhecimento. Quando uma empresa, em virtude de algum benefício fiscal, pagará menos imposto do que o previsto em situações normais, esse valor pode ser considerado uma desoneração do imposto.

Quando devo usar o CFOP 6109?

CFOP 6109 Venda de produção do estabelecimento destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio
  1. 1000 - ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO ESTADO.
  2. 2000 - ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DE OUTROS ESTADOS.
  3. 3000 - ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO EXTERIOR.

E devido o estorno de crédito do ICMS de mercadorias isentas com destino a Zona Franca de Manaus e Áreas de Livre Comércio?

21 da Lei Complementar nº 87/96 dispensa expressamente o estorno dos créditos referentes a mercadorias e serviços que venham a ser objeto de operações ou prestações destinadas ao exterior. Disposição semelhante não existe em relação à isenção para a Zona Franca de Manaus e áreas de livre comércio.

Quais são os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus?

Na esfera dos tributos federais as empresas gozam dos seguintes benefícios: Redução de até 88% do Imposto de Importação (I.I.) sobre os insumos destinados à industrialização; Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (I.P.I.);

Quais as desvantagens da Zona Franca de Manaus?

O ponto fraco, digamos assim, do modelo é a distância a que se encontra dos demais centros consumidores do país, concentrados principalmente na região da costa.

Qual a diferença entre Zona Franca e Loja França?

Não confundir com outro regime especial, a zona franca. A loja franca foi criada como uma forma de permitir que a mercadoria estrangeira entre no território aduaneiro do Brasil e seja vendida sem o pagamento dos impostos incidentes sobre a importação a turistas em viagens internacionais (entre outros).

Quem tem direito ao benefício do Suframa?

As empresas que querem se instalar nas regiões incentivadas devem apresentar seu projeto e solicitar autorização da SUFRAMA. Após a autorização da SUFRAMA, a empresa que se instala nessas regiões recebe uma “Inscrição SUFRAMA” e pode obter benefícios tributários como: Redução de II (Imposto de Importação)

Quem tem direito ao desconto Suframa?

Para que o remetente possa usufruir destes benefícios será preciso que o destinatário da operação proceda ao internamento das mercadorias na SUFRAMA até o prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados a partir da remessa das mercadorias do estabelecimento originário.

Quem tem direito a Suframa?

Quem pode utilizar este serviço? Empresas localizadas na Zona Franca de Manaus - ZFM, Áreas de Livre Comércio e demais municípios da Amazônia Ocidental que possuam cadastro habilitado junto a SUFRAMA.

Quando utilizar o CFOP 6109 e 6110?

O CFOP 6109 ou 6110 só utilizado para empresa que possuem isenção de ICMS.

O que é o CFOP 6152?

CFOP 6152 Transferência de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

Qual CFOP usar para Manaus?

O CFOP 6.109 (venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio) somente deverá ser utilizado quando não houver cobrança de ICMS por substituição tributária.

O que é valor do ICMS desoneração?

O ICMS desonerado consiste em um desconto tributário correspondente ao valor do imposto dispensado nas operações isentas, não tributadas ou suspensas, onde todo o ICMS é desonerado. O desconto é voltado para empresas do Regime de Lucro Normal, que são beneficiadas com isenção ou não incidência de ICMS.

Como contabilizar ICMS desonerado?

Os campos relacionados a desoneração do ICMS foram atribuídos dentro das configurações da Natureza de Operação. Acessando as naturezas e selecionando as Situações Tributárias (CST ICMS) com os códigos: 20, 30, 40, 41, 50, 70 e 90 para o Cálculo da Desoneração, deverá informar a Base de cálculo desonerada e a alíquota.

Como vender para Zona Franca de Manaus?

O contribuinte que pretender efetuar remessas de mercadorias para a Zona Franca de Manaus e Áreas de Livre Comércio com o benefício da isenção do ICMS, deverá efetuar prévia comunicação à repartição fazendária do seu domicílio fiscal.

Quais os estados que têm Suframa?

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM) e as isenções tributárias das áreas dos estados de Rondônia, Roraima, Acre e Amapá.

Em que o IPI é aplicado?

O IPI é um imposto federal e o dinheiro arrecadado vai para o tesouro nacional. Todos os produtos industrializados estão passíveis a serem taxados, sejam eles beneficiados, transformados, montados, acondicionados ou restaurados.

Quais os incentivos fiscais que as empresas são beneficiadas ao se instalarem na ZFM?

Na produção em Manaus, há restituição de 55% a 100% da alíquota devida de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado pelo Estado do Amazonas. Para os federais, pode haver redução de até 88% sobre os insumos importados; e isenção do IPI, inclusive na cadeia de suprimentos subsequente do produto.

Artigo anterior
O que fazer para ser uma boa garçonete?
Artigo seguinte
Como saber se uma procuração ainda é válida?