Quando um ativo pode ser reconhecido?
Perguntado por: Clara Gabriela Coelho de Nunes | Última atualização: 8. April 2022Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)
Um ativo deve ser reconhecido sempre que for provável a geração benefícios econômicos futuros para a empresa por meio dele, e quando for possível determinar o seu custo ou valor em bases confiáveis.
Quando um ativo deve ser reconhecido no balanço patrimonial?
Um ativo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente. ... Os ativos da entidade resultam de transações passadas ou de outros eventos passados.
Quando a despesa é reconhecida?
Uma despesa é reconhecida imediatamente na demonstração do resultado quando a despesa não produzir benefícios econômicos futuros ou quando os benefícios econômicos futuros não se qualificam, ou deixam de se qualificar, para reconhecimento no balanço como ativo.
Quais os critérios para reconhecimento de um ativo intangível?
- for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; e.
- o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.
Quando o ativo deve ser Desreconhecido?
O ganho ou a perda em ativo financeiro mensurado ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, deve ser reconhecido em outros resultados abrangentes, exceto ganhos ou perdas por redução ao valor recuperável e ganhos e perdas de câmbio, até que o ativo financeiro seja desreconhecido ou reclassificado.
Trabalho BEM, mas não sou RECONHECIDO #FALAREURY
Quais as formas de mensuração do ativo?
Para a mensuração do Ativo, os valores de troca foram enfocados sob duas óticas: sob a ótica dos registros a Valores de Entrada, considerando-se o Custo Histórico, o Custo Histórico Corrigido, o Custo Corrente, o Custo Corrente Corrigido, e os Valores de Saída em relação a Preços Correntes de Saída ou Valor Realizável ...
Em quais circunstâncias o valor justo de um ativo financeiro não deve ser reconhecido?
Os investimentos em títulos patrimoniais que não possuem cotação de preço em mercado ativo, e cujo valor justo não pode ser confiavelmente mensurado, não devem ser registrados pelo valor justo por meio do resultado.
O que pode ser considerado ativo intangível?
Além do capital humano, a propriedade intelectual corporativa, incluindo itens como patentes, marcas registradas e direitos autorais são considerados ativos intangíveis, assim como o reconhecimento de marca e goodwill.
Como é feito o reconhecimento do ativo intangível em fase de desenvolvimento?
Um ativo intangível resultante de desenvolvimento (ou da fase de desenvolvimento de projeto interno) deve ser reconhecido somente se a entidade puder demonstrar todos os aspectos a seguir enumerados: (a) viabilidade técnica para concluir o ativo intangível de forma que ele seja disponibilizado para uso ou venda; (b) ...
São considerados ativos intangíveis?
Os chamados "ativos intangíveis" são aqueles que não têm existência física. Como exemplos de intangíveis: os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, direitos autorais adquiridos, softwares e o fundo de comércio adquirido.
Quando a receita é reconhecida?
A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados; e deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber.
O que fala o CPC 47?
O CPC 47 é um pronunciamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que define a forma como é feita a demonstração da receita decorrente de contratos com clientes. Ele unifica um conjunto de regras anteriores (CPC 17, CPC 30, ICPC 02 e ICPC 11) em uma única regra.
Como reconhecer receitas e despesas?
O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.
O que significa reconhecimento no balanço patrimonial?
Reconhecimento é o processo que consiste na incorporação ao balanço patrimonial ou à demonstração do resultado de item que se enquadre na definição de elemento e que satisfaça os critérios de reconhecimento mencionados no item 4.38.
São exigências necessárias para o reconhecimento do item no balanço patrimonial?
CONTABILIDADE Pergunta 9 0 em 1 pontos Conforme Resolução nº 1.374/11, são exigências necessárias para o reconhecimento do item no balanço patrimonial: I. Enquadrar-se na definição de Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido. ... Enquadrar-se na definição de receita, custo ou despesa.
Quais os critérios que devem ser satisfeitos para reconhecer um ativo Segundo o CPC 00?
Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido
Para que exista passivo, três critérios devem ser satisfeitos: a entidade tem uma obrigação; a obrigação é de transferir um recurso econômico; e. a obrigação é uma obrigação presente que existe como resultado de eventos passados.
Como contabilizar ativo intangível?
- registro da marca em nome próprio;
- marca já registrada adquirida de terceiros (a empresa adquirente passa a ser proprietária); ou.
- aquisição dos direitos de uso de determinada marca por prazo determinado (a empresa adquirente tem a licença de uso pelo período acordado em contrato).
Quanto ao reconhecimento de um ativo intangível é correto afirmar que ocorrerá quando?
5. (FGV/Contador/SUDENE/2013) Quanto ao reconhecimento de um ativo intangível, é correto afirmar que ocorrerá quando a) for provável que os benefícios econômicos atribuíveis ao ativo forem gerados em favor da entidade ou daquela a quem se pretende vender.
Como seria a aquisição separada de um ativo intangível?
Aquisição Separada de Ativos Intangíveis
No reconhecimento dos custos contábeis de um ativo intangível, são excluídos os valores incorridos em seu uso ou transferência, são apenas considerados os custos para deixá-lo nas condições operacionais pretendidas pela administração.
São exemplos de bens intangíveis?
O que são Bens Intangíveis? Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How.
Quais bens são classificados no balanço patrimonial como ativos intangíveis?
Bens intangíveis são as propriedades imateriais de uma empresa, que não existem fisicamente, como é o caso de marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how.
São exemplos de ativos tangíveis?
Definições: Ativos tangíveis da empresa são os bens de propriedade da empresa que são concretos, que podem ser tocados. São os imóveis, as máquinas, os estoques, etc. (capital físico e financeiro).
Quais as três possíveis classificações para ativos financeiros?
Segundo a norma antiga, os ativos financeiros eram classificados entre (a) mantidos até o vencimento; (b) Empréstimos e recebíveis; (c) Disponível para venda e (d) mantidos para negociação.
Quais dos instrumentos financeiros não devem ser mensurados ao valor justo por meio do resultado?
Passivos financeiros:
(6) Passivos financeiros não classificados como ao valor justo por meio do resultado.
O que são ativos financeiros não derivativos?
Ativos financeiros disponíveis para venda são aqueles ativos financeiros não derivativos que são designados como disponíveis para venda ou que não são classificados como (a) empréstimos e contas a receber, (b) investimentos mantidos até o vencimento ou (c) ativos financeiros pelo valor justo por meio do resultado.
Qual o valor da sétima parcela do auxílio?
Qual é o melhor formato de áudio?