Como identificar erro de concordância?

Perguntado por: Tatiana Castro de Amorim  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (45 avaliações)

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

O que é um erro de concordância?

Não sabe o que é erro de concordância? Nós explicamos o que deve saber sobre esta questão. Este é um tipo de erro que acontece sempre que algo não está em harmonia dentro de uma frase, havendo tipos de concordância que, por vezes, não são respeitados, comprometendo a qualidade do discurso na língua portuguesa.

Como identificar concordância verbal?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

O que é concordância verbal exemplo?

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

O que é concordância verbal em uma frase?

Na concordância verbal, o verbo adapta-se ao número e à pessoa do sujeito, isto é, a conjugação do verbo varia de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa do sujeito (primeira, segunda ou terceira pessoa).

TESTE: ENCONTRE OS ERROS DE CONCORDÂNCIA

42 questões relacionadas encontradas

Em qual frase há um erro de concordância verbal Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso?

Questão 23. (Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal: a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso. b) Eu com o meu amigo Paulo entramos na sociedade.

Como identificar um erro de regencia verbal?

Erros de regência verbal

(Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.

O que é erro de sintaxe na língua portuguesa?

Um erro sintático é um erro que ocorre na análise sintática. Um erro semântico é um que ocorre na análise semântica. E um erro de lógica é um erro que ocorre em tempo de execução (e não de compilação). Existem também casos onde erros são detectados na geração de código, mas esses são significativamente raros.

O que é um erro gramatical?

Um erro gramatical é qualquer falha no uso das regras gramaticais, podendo ocorrer nas diversas partes da gramática.

Quais os erros de sintaxe mais comuns?

A sintaxe é a parte da gramática que estuda as regras de combinação e disposição das palavras e das frases no discurso. Dois dos erros mais frequentes são o emprego do plural dos auxiliares conjugados com o verbo haver e a concordância do predicado com o sujeito em frases introduzidas por «um dos que».

Quando um erro de sintaxe ocorre é porque?

Quando as regras da sintaxe de uma linguagem de programação são violadas, um ou mais erros ocorrem e o programa ou script que escrevemos em uma linguagem de programação não é executado. As linguagens de programação são muito sensíveis quanto à essas regras.

Quais são os erros de regência verbal?

No sentido de alcançar ou de ter atingido um determinado destino, deve ser seguido da preposição a, que dará início ao adjunto adverbial, e não da preposição em, como costumeiramente aparece em erros comuns de regência verbal. Por exemplo: Cheguei ao hospital às 11h. (Em vez de “cheguei no hospital às 11h”).

Quais são os erros de regência?

A regência e a crase

Como o que “é revertido”, “é revertido a” e o termo regido pela preposição está no plural (entidades), não existe crase. Só existiria crase no caso da preposição estar aglutinada ao artigo antecedente à palavra “entidades”, ou seja, se fosse “revertidoàs entidades”.

Onde há erro de regência nominal?

A regência nominal está errada na frase, pois o adjetivo “apegado” requer o uso da preposição “a”, e não da preposição “em”. Quem é apegado, é apegado a alguma coisa ou a alguém. Assim, a frase correta seria: Ele é muito apegado a bens materiais.

Em que em que há um erro de concordância verbal?

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”. ... O verbo haver também é conjugado erroneamente muitas vezes.

Quando se trata de concordância verbal os erros mais perigosos?

Quando se trata de concordância verbal, os erros mais perigosos são aqueles que muitas vezes não são percebidos de imediato.

Como a frase fui eu quem fez o casamento também estão corretos os períodos abaixo?

O verbo haver varia quando equivale a vejam-se. 3 – (UFCE) – Como a frase “fui eu quem fez o casamento”, também estão corretos os períodos abaixo: 1. Fui eu que fiz o casamento.

O que é problema de regência?

O uso das preposições costuma ser fonte de dúvidas entre aqueles que escrevem. Muitas dessas palavras têm seu sentido apagado, isto é, seu valor semântico praticamente imperceptível para os falantes. Numa frase como "Dirija-se a outro caixa", a preposição "a" indica direção. ...

O que é transitividade verbal 7 ano?

A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.

Como identificar um erro de colocação pronominal?

Na colocação pronominal proclítica, ou seja, na próclise, o pronome aparece antes do verbo. Já na colocação pronominal enclítica, ou seja, na ênclise, o pronome aparece depois do verbo. Por fim, na colocação pronominal mesoclítica, ou seja, na mesóclise, o pronome aparece no meio do verbo.

O que é um erro de lógica?

Um erro lógico (ou erro lógico) é um erro no programa de um programa. código fonte isso resulta em comportamento incorreto ou inesperado. É um tipo de erro de tempo de execução que pode simplesmente produzir o errado saída ou pode causar a falha de um programa durante a execução.

O que são erros lógicos?

Erros Lógicos

Acontecem quando se trata de um erro humano. Quando o programa funciona perfeitamente, mas um resultado específico está errado, como uma função, por exemplo.

Quais são as palavras com erros gramaticais?

Entre todas as preocupações que se deve ter na hora de escrever, as mais básicas estão relacionadas aos erros gramaticais.
...
49 erros gramaticais comuns que você precisa evitar
  1. MAIS x MAS. ...
  2. ONDE x AONDE. ...
  3. ESSE x ESTE. ...
  4. MAL x MAU. ...
  5. TRAZ x TRÁS. ...
  6. EMINENTE x IMINENTE. ...
  7. TEM x TÊM. ...
  8. VEM x VEEM.

Quais erros podemos cometer no cotidiano tentando nos comunicar através da língua culta?

Os erros de português mais comuns nas redes sociais
  1. A gente e agente. “Toda agente sabe isso.” ...
  2. Concordância com nós. “Nós é amigo de verdade.” ...
  3. Para mim e para eu. “Isso é para mim ler?” ...
  4. Ausência de pontuação, acentuação e letra maiúscula. ...
  5. Falta de concordância. ...
  6. Por que, porque, porquê, por quê ...
  7. A, à, há ...
  8. Mau e mal.

O que é erro de sintaxe no Excel?

Um erro de sintaxe, como o nome sugere, ocorre quando o VBA encontra algo errado com a sintaxe no código. Por exemplo, se você esquecer uma parte da declaração / sintaxe necessária, verá o erro de compilação. No código abaixo, assim que pressionamos Enter após a segunda linha, obtemos um erro de compilação.

Artigo anterior
Quais biomas são exclusivamente brasileiros?
Artigo seguinte
Para que serve testosterona 5 mg?