Quais os alimentos que contêm aflatoxinas?

Perguntado por: Nádia Cátia Pinheiro de Ramos  |  Última atualização: 25. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (21 avaliações)

Alimentos associados – a aflatoxina tem sido identificada em milho e seus derivados, amendoins e seus derivados, sementes de algodão, leite e nozes como no caso do Brasil – pistaches e nozes brasileiras, pecans e outras espécies. Outros grãos e nozes podem ser susceptíveis, mas menos predispostos à contaminação.

Como eliminar aflatoxinas dos alimentos?

A extrusão é um tipo de tratamento térmico de que a indústria se utiliza para a produção de muitos alimentos. Para destruir ou inativar aflatoxinas, as condições de cozimento da extrusão precisam ser severas (alto cisalhamento, alta temperatura e correto pH) afim de providenciar o ambiente necessário no tambor.

Onde encontramos aflatoxinas?

São encontradas geralmente, nos amendoins, espigas de milho, outros cereais e seus derivados. Os animais também podem acumular aflatoxinas no seu organismo através da ingestão de alimentos contaminados e por isso, podem passá-las para a carne e produtos lácteos.

Como eliminar a aflatoxina no amendoim?

E para não restar dúvidas da importância de confiar muito nas marcas que consome, saiba que existe até mesmo aflatoxina no amendoim torrado. Isso porque é preciso uma temperatura extremamente alta para eliminar a toxina do alimento.

Como podem ser detectadas as aflatoxinas?

Como Testar as Aflatoxinas

Três métodos primários estão disponíveis para a análise de micotoxinas. O método HPLC para a detecção de micotoxinas é demorado e ambos os métodos de HPLC e ELISA requerem equipamentos de laboratório caros.

O que é Aflatoxina

25 questões relacionadas encontradas

Qual a origem do termo aflatoxina?

Isolado o princípio tóxico verificou-se que ele era composto de quatro substâncias, às quais foi dado o nome genérico de aflatoxina, pois verificou-se que eram metabólitos tóxicos produzidos pelo fungo Aspergillus flavus Link (SARGEANT et al., 1961) que se desenvolvia sobre o amendoim, após a colheita, sob condições ...

Como identificar se o amendoim está contaminado com aflatoxina?

Aflatoxina – Uma micotoxina presente no amendoim
  1. I – mais de 5% (cinco por cento) de grãos mofados e ardidos;
  2. II – mau estado de conservação;
  3. III – odor estranho, impróprio ao produto que inviabilize a sua utilização para o uso proposto;
  4. IV – presença de sementes tóxicas ou sementes tratadas; e.

Como tratar intoxicação por aflatoxina?

Como descrevemos até aqui, as principais consequências das aflatoxinas são relacionadas à intoxicação do organismo, especialmente no fígado. A destoxificação serve para tratar justamente esse tipo de condição, por meio de uma suplementação natural e individualizada que visa eliminar o acúmulo de toxinas no corpo.

Como amendoim e passo mal?

Pra começar, o amendoim costuma 'abrigar' uma micotoxina chamada 'aflatoxina', substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos. Além disso, tem um alto potencial alergênico e, em alguns casos, pode provocar reações imediatas como urticárias ou diarreia.

O que acontece se comer amendoim mofado?

O cheiro a mofo nos amendoins pode indicar que os mesmos estão contaminados com uma substância muito perigosa chamada aflatoxina, pelo que não devem ser consumidos!

São aflatoxinas?

Aflatoxinas são um tipo de micotoxinas produzidas pelos fungos pertencentes às espécies Aspergillus flavus, A. parasiticus e A. nomius. Esses fungos podem ser encontrados em uma diversidade de cultivos de alimentos, como amendoim, trigo, nozes, milho e algodão.

Que são aflatoxinas?

A aflatoxina é uma micotoxina (substância química tóxica produzida por fungos) que pode estar presente em diversos alimentos quando submetidos a condições inadequadas de secagem e armazenamento. Esse tipo de substância representa risco para a saúde humana.

Como eliminar fungos dos alimentos?

Mantenha panos de cozinha, toalhas, esponjas e esfregões limpo e secos. Descarte os itens que você não pode limpar ou lavar corretamente. Manter o nível de umidade relativa na casa abaixo de 40% também é indicado. Ao servir comida, mantenha tudo coberto para evitar a exposição a esporos presentes no ar.

Quais danos às aflatoxinas podem causar ao organismo humano?

Aflatoxinas podem causar graves danos ao fígado em humanos. As crianças são particularmente afetadas pela exposição à aflatoxina, o que pode colocá-los em risco de crescimento atrofiado, desenvolvimento tardio, danos e até mesmo câncer de fígado.

Quais medidas devem ser realizadas para evitar o surgimento de micotoxinas em alimentos como o amendoim?

São eles:
  • Redução da Umidade. Para crescerem, os fungos necessitam de umidade. ...
  • Temperatura uniforme. A temperatura uniforme vai reduzir a chance de condensação em casos de alterações drásticas de temperatura. ...
  • Insetos. ...
  • Separe os grãos danificados. ...
  • Boas práticas de armazenamento e controle.

Quais os sintomas de quem tem alergia a amendoim?

Sintomas da alergia a amendoim
  • Coceira ou urticária.
  • Uma sensação de coceira ou formigamento na boca ou na garganta.
  • Náusea.
  • Nariz congestionado ou com secreção.

Quem tem problema no estômago pode comer amendoim?

Amendoim faz mal para o estômago

Mito. Por ser rico em fibras, o amendoim ajuda a manter o sistema digestivo saudável, sem sobrecarregar o nosso estômago.

Qual é a reação de uma alergia a amendoim?

Os sintomas da alergia do amendoim incluem: Um prurido de pele vermelho, manchado e intensa sarnento chamou o urticaria, referido geralmente como colmeia. Inchando (angioedema) da face, de tampas do olho, de bordos, de língua, de telhado da boca, ou de garganta. Grampos, diarreia, náusea e vômito abdominais.

Como matar o fungo Aspergillus?

A aspergilose invasiva é tratada com medicamentos antifúngicos como voriconazol, isavuconazol ou, às vezes, posaconazol ou itraconazol. Contudo, certas formas do Aspergillus não respondem a esses medicamentos e pode ser necessário o tratamento com anfotericina B ou com uma combinação de medicamentos.

Qual fungo tem no amendoim?

A contaminação de aflatoxinas em alimentos, como o amendoim, ocorre pela proliferação dos fungos Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus.

Como saber se o amendoim está bom?

Quando os grãos estão maduros, aparecem manchas marrom-escuras por dentro da casca. Nas vagens em que os grãos ainda estão imaturos, a parte interna da casca é branca. Este critério funciona bem para amendoins eretos (do tipo Valência ou Spanish), em que grande parte das vagens (70% ou mais) fica madura em poucos dias.

Tem problema comer pasta de amendoim vencida?

Pasta de amendoim vence? ... “Os óleos da pasta de amendoim podem ficar rançosos”, afirma a nutricionista. “Além disso, o produto que não contém conservantes tem um risco maior de desenvolver mofo”, diz ela. Não importa a data, se você notar mofo, jogue o pote fora o mais rápido possível.

Qual o agente causador da aspergilose?

A aspergilose é causada por um fungo filamentoso e saprófito, do gênero Aspergillus, com destaque para a espécie patogênica Aspergillus fumigatus, responsável pela ocorrência de cerca de 90% dos casos. Outras espécies, como A. flavus, A. niger, A.

Como evitar os fungos nos alimentos?

Cuidado com a umidade da sua casa: Preste atenção no nível de umidade da sua casa, pois se ele for elevado, os fungos podem aparecer nos alimentos. É bom ter um nível de até 40% de umidade. Cubra os alimentos: Use capas ou filmes plástico para não deixar seus alimentos expostos e, assim, você os protegerá dos esporos.

O que os fungos fazem nos alimentos?

Muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana. É o caso dos cogumelos, como o champignon e o shitake. ... Estes fungos realizam um processo chamado fermentação, através do qual produzem gás carbônico e álcool etílico a partir do açúcar.

Artigo anterior
Quais as características fisiopatológica da asma?
Artigo seguinte
Quais são os sucos poucos calóricos?