Como saber se o bebê tem um torcicolo?

Perguntado por: Francisco Sousa de Simões  |  Última atualização: 18. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (39 avaliações)

Como identificar o torcicolo nos bebês
  1. Cabeça inclinada em uma direção.
  2. Olhar por cima do ombro em vez de virar a cabeça completamente para seguir o movimento.
  3. Prefere a amamentação em um peito, por ter dificuldade no outro lado.
  4. Tem dificuldade em mover a cabeça completamente em uma direção, ficando frustrado.

Como detectar torcicolo em bebê?

Como pode diagnosticar um torcicolo?
  1. O bebé demonstra alguma dificuldade em rodar a cabeça para um dos lados;
  2. Mantém a cabeça inclinada para um dos lados;
  3. Demonstra desconforto quando move a cabeça;
  4. A musculatura do pescoço está rígida;
  5. Apresenta assimetria facial.

Como saber se o bebê está com dor no pescoço?

O sintoma mais comum é a cabeça torta, inclinada para o lado do músculo contraído, com o queixo apontando para o lado oposto. É claro que vez ou outra qualquer bebê vai pender a cabeça para o lado, já que o corpo está em processo de estruturação.

O que fazer para melhorar o torcicolo no bebê?

O tratamento do torcicolo congênito normalmente é feito com fisioterapia e o torcicolo tende a melhorar entre 6 e 8 meses de idade. No entanto, após esta idade, pode ser indicada a cirurgia para corrigir o torcicolo congênito, especialmente quando o bebê ainda apresente limitação e dificuldade para movimentar a cabeça.

Como diagnosticar torcicolo?

O diagnóstico do torcicolo é realizado pela história clínica e pelo exame físico. Os pacientes apresentam dor cervical, limitação da mobilidade cervical e muitas vezes o rosto e o pescoço se mantêm desviado para um lado.

Torcicolo Congênito! O que é? O que pode causar? COMO RESOLVER? #torcicolo #maternidade #bebê #amor

16 questões relacionadas encontradas

O que causa torcicolo em bebê?

Um torcicolo é causado por uma contratura (“espasmo constante”) da musculatura lateral do pescoço. Pode ter várias causas, inclusive ser secundário a outras doenças, e pode apresentar diferentes níveis de gravidade.

O que pode ser confundido com torcicolo?

O torcicolo ocorre quando há uma contração forte dos músculos da região do pescoço, causando rigidez e dor aguda. Já a cervicalgia é uma condição que afeta a parte de trás do pescoço, causando dor aguda ou crônica.

Quanto tempo o bebê fica com o pescoço duro?

Normalmente, os bebês começam a sustentar a cabeça por volta dos 2 a 5 meses de idade. Isso ocorre porque seus músculos do pescoço começam a ficar mais fortes e eles aprendem a controlar melhor o movimento da cabeça.

Quando o torcicolo é preocupante?

Por isso, caso o torcicolo demore mais de 1 semana para curar ou se surgirem sintomas como formigamento, perda de força no braço, se tiver dificuldade para respirar ou engolir, febre ou se não conseguir controlar a urina ou as fezes, deve-se buscar ajuda médica.

Porque o bebê fica virando a cabeça de um lado para outro?

Nesse caso, geralmente é devido à maneira como o bebê foi posicionado no útero. Em alguns casos, os bebês desenvolvem torcicolo após o nascimento (torcicolo adquirido,), mas a maioria dos casos pode ser acompanhada até o nascimento.

Qual o melhor remédio para torcicolo infantil?

Paracetamol (Tylenol® ou medicamentos genéricos com a substância). Dipirona (Novalgina®, Neosaldina®, Anador®, Dipimed®, Maxolgina® e o Dorflex®, que também associa um fármaco com ação relaxante muscular na fórmula, ou medicamentos genéricos).

Faz mal o bebê dormir de um lado só?

A pediatra Magda Lahorgue Nunes, da SBP, diz que estudos comprovam que bebês que dormem de barriga para cima têm 70% menos chance de morte súbita, uma das principais causas de mortes de crianças menores de um ano. "A maioria dos pediatras, em torno de 90%, orienta os pais a colocarem o bebê para dormir de lado.

É normal criança ter torcicolo?

Torcicolo é a adoção de uma postura anormal do pescoço, com inclinação para um lado e rotação do queixo para o lado oposto, levando a uma atitude viciosa da cabeça e do pescoço. É um achado relativamente frequente na criança, comum a múltiplas situações e que pode se manifestar de forma aguda ou crônica.

Quanto tempo demora para um torcicolo passar?

Apesar de persistir por até três dias em média, o torcicolo já apresenta alguma melhora nas primeiras vinte e quatro horas, mas pode se estender por até cinco dias, sendo até aqui uma condição aceitável, desde que haja uma melhora progressiva do quadro ao longo desse período.

Como saber se é torcicolo ou meningite?

A dor de cabeça e a rigidez na nuca podem ser sinal de meningite, entretanto, é preciso cuidado ao entender os sintomas. A dor na nuca pode ser confundida com um simples torcicolo ou dor na lombar e esses não têm ligação com o quadro.

Como destravar o torcicolo?

7 dicas para aliviar torcicolo e se livrar do incômodo
  1. Pressione levemente os músculos. ...
  2. Incline o corpo para frente. ...
  3. Faça compressa. ...
  4. Procure remédios específicos. ...
  5. Faça massagens. ...
  6. Faça Alongamentos no pescoço.
  7. Faça rotação do tronco. ...
  8. Ter atenção com a postura ao dormir.

Qual a melhor posição para torcicolo?

Esse alongamento pode ser feito 3 vezes para cada lado. Outro alongamento recomendado para o torcicolo é inclinar a cabeça para frente, como se fosse apoiar o queixo no peito durante 30 segundos. Voltar à posição inicial e inclinar a cabeça para trás. Pode-se fazer esse alongamento 3 vezes em cada direção.

É normal bebê de 3 meses tem o pescoço mole?

Sim, sim, sim!! Quando o bebê tem sempre preferência para um lado, significa que o pescoço do bebê não movimenta normalmente para os dois lados. E isso vai levar a diversas alterações, principalmente no crânio que ainda é muito maleável nos primeiros meses de vida.

O que é torcicolo infantil?

O torcicolo congênito é definido como uma contratura do músculo lateral do pescoço, que, em geral, se manifesta no período neonatal ou em lactentes jovens. Sua incidência é de 1:250 recém-nascidos.

Como é o pescoço do bebê de 3 meses?

De 3 a 4 meses

Você vai notar um claro avanço no controle da cabeça nessa fase. A criança passa a conseguir erguer a cabeça até o ângulo de 45 graus quando deitada de bruços e mantê-la levantada com firmeza. Uma boa brincadeira que ajuda a desenvolver os músculos do pescoço é fazer "abdominais".

Como fazer o teste de meningite em casa?

Para você se tranquilizar, existem alguns testes caseiros para identificar se a criança está com meningite:
  1. Peça para que ela encoste o queixo no peito. Se ela não conseguir, procure um médico agora mesmo!
  2. Pegue um vidro transparente e pressione a lateral dele sobre as manchas. A erupção da doença não desaparece.

Como saber se a dor no pescoço e meningite?

Além da dor na nuca, sintoma comum da meningite, a dor de cabeça contínua e forte pode indicar a doença. Nesses casos, é importante observar se a dor é acompanhada por vômitos. Para o diagnóstico, o médico poderá solicitar exames como a tomografia e também a análise do líquido cefalorraquidiano.

Como é a rigidez na nuca da meningite?

Os pacientes podem parecer letárgicos ou obnubilados. Rigidez da nuca pode ser diferenciada da rigidez do pescoço decorrente de osteoartrite da coluna cervical ou influenza com mialgia grave; nessas doenças, o movimento do pescoço em todas as direções costuma estar comprometido.

Quanto tempo dura um torcicolo infantil?

Na maioria das vezes, ele se resolve completamente em um ou dois dias, sem maiores preocupações. Porém, se a dor no pescoço vier acompanhada de outros sintomas como febre e dor de cabeça, isso pode significar uma doença mais séria, como a meningite.

É normal o bebê ficar com a cabeça só para um lado?

O torcicolo congênito caracteriza-se pela contratura unilateral de um músculo do pescoço que leva a criança a ficar com a cabeça inclinada para o lado do músculo afetado. A incidência maior é no período pré-natal ou em lactentes. Isso significa que pode se desenvolver depois do nascimento do bebê.

Artigo anterior
O que faz o Raffermine?
Artigo seguinte
Porque a depilação é importante?