Quais são os dispositivos legais que sustentam a gestão democrática da escola?

Perguntado por: Vítor Cruz de Oliveira  |  Última atualização: 19. März 2022
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Dentre esses, o inciso VI indica a “gestão democrática do ensino público, na forma da lei”. A lei mencionada na CF deveria ser a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996.

Quais são os instrumentos legais que respaldam a gestão democrática da escola?

Órgãos colegiados constituídos pela participação de professores, pais, alunos, direção da escola e comunidade, os conselhos escolares são os instrumentos por meio dos quais se faz a gestão democrática da escola, uma concepção de sistema educacional prevista pela Constituição de 1988 e reforçada pela Lei de Diretrizes e ...

Qual o marco legal da gestão democrática na escola?

A escola exerce um papel fundamental na Gestão Democrática no sentido de assegurar, a todos, igualdade de condições para a permanência e sucesso na escola, como previsto na Constituição de 1988 e na LDB (Lei n.º 9.394/96), que estabelecem como princípio básico a Gestão Democrática.

Quais são os instrumentos da gestão democrática do ensino?

Discutindo conceitos e vivências em relação a três instrumentos da gestão democrática: conselhos escolares, provimento da função de diretor e descentralização financeira. As funções do Conselho Escolar e sua relação com a Direção da escola, com a Assembléia Escolar e com as políticas e normas do sistema de ensino.

Quais são as leis que dão base legal para a gestão democrática da escola pública?

No que diz respeito especificamente à gestão escolar a LDB/EM n°9394/96. Prega em seu título II: “dos princípios e fins da Educação Nacional”, artigo 3° inciso VIII da “gestão democrática do ensino público, na forma da Lei e da legislação dos sistemas de ensino”.

Gestão democrática na educação

33 questões relacionadas encontradas

Quais leis fundamentam a gestão escolar?

A legitimação da gestão escolar

Essas leis estão contidas na LDB (Leis de Diretrizes e Bases/1996). De acordo com elas a gestão da educação no Brasil está organizada em sistemas de ensino federal, municipal e estadual.

Qual o amparo legal para a gestão democrática no ensino?

A Constituição Federal, Carta Magna de nosso país proporciona um amparo legal para viabilizar a gestão democrática nas instituições escolares.

Quais são os instrumentos de gestão escolar?

Saiba mais sobre os 6 Pilares da Gestão Escolar!
  • Gestão Pedagógica. O planejamento dos propósitos, conteúdos e métodos relacionados diretamente à educação. ...
  • 2 . Gestão Administrativa. ...
  • Gestão Financeira. ...
  • Gestão de Pessoas. ...
  • Gestão da Comunicação. ...
  • Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos. ...
  • Visão 360°

O que é um instrumento de gestão?

Os instrumentos de gestão visam orientar a actividade da Inspeção-geral das Atividades Culturais, para a prossecução dos seus objectivos, desempenhando, igualmente, um papel fundamental na boa gestão dos recursos que lhe estão afectos.

Quais são os cinco princípios que norteiam a gestão escolar democrática?

206 - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e ...

Quais os marcos legais da gestão democrática?

No Brasil, o princípio da gestão democrática do ensino público foi consagrado na Constituição Federal (CF) de 1988 (BRASIL, 1988), tendo sido reafirmado tanto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – Lei Nº 9.394/1996 (BRASIL, 1996), quanto no Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei Nº 13.005/2014 (BRASIL, 2014) ...

São fundamentos da gestão escolar democrática contidos no art 14 da LDB 9394 96?

Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: ... Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II.

Qual o objetivo da gestão democrática escolar?

O objetivo da gestão escolar democrática é aproximar escola, pais e a sociedade para promover uma educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania. Para a gestão democrática, a educação de qualidade é um direito de todos os alunos.

Onde podemos encontrar dispositivos legais que promovem a democratização da educação?

Resposta: Todas elas Onde podemos encontrar dispositivos legais que promovem a democratização da educação: Resposta: Não existe uma legislação específica, mas sim práticas escolares democráticas.

O que é uma gestão democrática e como está relacionada a LDB?

A gestão democrática aparece na LDB ligada à “participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola” e à “participação da comunidade escolar local em conselhos escolares ou equivalentes”. ... Verbete gestão democrática do ensino.

Quais são os instrumentos de gestão pública?

Ele é composto por três instrumentos: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). ... É a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que diz quais são as despesas prioritárias que o governo deve fazer a cada ano.

Quais são os instrumentos de gestão do SUS?

Os instrumentos para o planejamento e gestão no âmbito do SUS são: o Plano de Saúde e as respectivas Programações Anuais e o Relatório de Gestão. Estes instrumentos se interligam sequencialmente compondo um processo cíclico de planejamento e gestão para operacionalização integrada, solidária e sistêmica do SUS.

O que são instrumentos do planejamento?

O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 do Brasil. Compõe-se de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA.

O que é necessário para uma boa gestão escolar?

7 dicas para uma boa gestão escolar
  1. 1 – Faça um planejamento bem estruturado. ...
  2. 2 – Mantenha as finanças em equilíbrio. ...
  3. 3 – Estabeleça e monitore as metas escolares. ...
  4. 4 – Comunique-se bem com a equipe. ...
  5. 5 – Desenvolva um bom relacionamento com os pais dos alunos. ...
  6. 6 – Mantenha-se atualizado. ...
  7. 7 – Invista na automatização.

O que faz parte da gestão escolar?

Criada com o intuito de diferenciar e integralizar o contexto educacional, a Gestão Escolar tem como função otimizar processos diários, aumentar e melhorar a eficiência do ensino dentro da instituição.

Quais são as dimensões da gestão escolar?

No curso serão trabalhadas as seguintes 8 dimensões da Gestão Escolar:
  • Gestão por Excelência;
  • Gestão Tecnológica;
  • Gestão de Infraestrutura;
  • Gestão de Relacionamento com a Sociedade;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão da Comunicação;
  • Gestão Pedagógica.

O que a LDB 9394 96 fala sobre a gestão escolar?

Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público. Art.

Qual é a contribuição trazida pela LDB nº 9.394 96 no campo da gestão escolar?

A LDB de 1996 veio para substituir sua versão anterior, de 1971, e ampliar os direitos educacionais, a autonomia de ação das redes públicas, das escolas e dos professores e deixar mais claras as atribuições do trabalho docente.

Quais os grupos que compõem a gestão democrática?

Os órgãos colegiados, como Conselho escolar, a Associação de pais e mestres, o Grêmio estudantil, nas escolas são fundamentais para uma a gestão democrática, pois esses garantem, a prática da participação na escola, a descentralização do poder e da buscapor uma educação de qualidade.

Qual é o princípio da gestão democrática no espaço educativo?

A gestão democrática da educação é um direito da sociedade e um dever do Poder Público. ... Dentre estes princípios, estão a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares ou equivalentes.

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