O que aconteceu com o Morro do Bumba?

Perguntado por: Júlia Ariana de Neto  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (51 avaliações)

Esse desastre foi um movimento de massa, mais precisamente um deslizamento de lixo, que iniciou-se devido a combinação de despejo de entulhos de obras no topo do morro e uma chuva muito intensa. A região era um antigo "lixão" que foi desativado e posteriormente recoberto de solo e urbanizado.

O que causou o deslizamento no Morro do Bumba?

NITERÓI - A secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, disse nesta quinta-feira, 8, que a provável causa do deslizamento no Morro do Bumba, em Viçoso Jardim, Niterói, foi uma explosão do gás metano em decomposição do antigo lixão, situado no alto do local.

Quantas pessoas morreram no deslizamento do Morro do Bumba?

Em 7 de abril de 2010, 48 pessoas morreram em um deslizamento de terra no morro do Bumba, favela localizada em Niterói. A tragédia deixou mais de 200 pessoas desaparecidas. Cerca de 3.000 pessoas foram atingidas pelo desastre. Pelo menos 300 bombeiros participaram do trabalho de resgate.

Em que bairro fica o Morro do Bumba?

O Morro do Bumba se situa no bairro do Viçoso Jardim, região Norte de Niterói. Antes de ser uma favela, o morro foi utilizado como um depósito de lixo da cidade entre 1970 e 1986, por decisão da Prefeitura.

Em que ano caiu o Morro do Bumba?

Uma moradora do Morro do Bumba, que presenciou o desabamento ocorrido em 7 de abril de 2010, conta que também teve o aluguel social cortado há seis meses.

TV Globo - Morro do Bumba

30 questões relacionadas encontradas

O que é deslizamentos de encostas?

O deslizamento é um fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de encostas.

Onde fica o Morro do Cavalão em Niterói?

Morro do Cavalão é uma favela no bairro de Icaraí na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. A comunidade foi considerada um exemplo de combate à criminalidade devido ao esquema de policiamento comunitário, durante os anos de 2005 e 2010, tendo baixos índices de criminalidade.

Qual é a maior favela de Niterói?

Vila Ipiranga é a comunidade mais populosa de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil. Ela possui mais de 15,000 mil habitantes e fica no bairro Fonseca, na Zona Norte de Niterói.

O que é deslizamentos?

1. Escorregar brandamente; ir resvalando; derivar suavemente. 2. Desviar-se um tanto do bom caminho.

Quais são as causas dos deslizamentos de terra?

O deslizamento ocorrerá quando a força da gravidade atuando sobre a encosta for maior que o atrito existente entre as partículas. Se o deslizamento ocorrer na presença de chuva, em locais íngremes com transporte de fragmentos de rocha e solo identificáveis, dizemos que ocorreu um “escorregamento” de terra.

O que é encosta em Geografia?

Significado de Encosta

substantivo feminino Declive de montanha; parte da montanha que vai diminuindo gradualmente; vertente, declive: abri a janela e vi um mar de lama descendo pela encosta. Etimologia (origem da palavra encosta). Forma regressiva de encostar; em + costa.

O que são encostas dos morros?

Encosta, dentro dos conceitos de geografia, se refere a qualquer um dos lados de uma elevação do solo, como uma montanha ou morro. Também chamada de face ou vertente, é pelo declive da encosta que a água da chuva corre. A encosta é definida de acordo com a inclinação ou declive da montanha.

O que é encosta do Mar?

Falésias são escarpas que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação erosiva do mar. ... As falésias são geralmente constituídas de camadas sedimentares ou vulcano-sedimentares, acompanhando a linha costeira.

Quais os tipos de encosta?

Podem ser classificadas em côncavas, convexas e retilíneas, mas também poderão apresentar combinações. Alguns movimentos de massa ocorrem preferencialmente em determinas tipologias de encostas.

Quais as causas mais frequentes dos deslizamentos de terra e suas consequências?

Os deslizamentos de terra podem ser iniciados em declives já à beira do movimento por chuvas, derretimento da neve, mudanças no nível da água, erosão do riacho, mudanças nas águas subterrâneas, terremotos, atividade vulcânica, perturbação das atividades humanas ou qualquer combinação desses fatores.

Qual é a causa dos deslizamentos das encostas em épocas de chuva?

Os motivos que desencadeiam esse processo estão ligados à forma de relevo, estrutura geológica do terreno, além das ações humanas que intensificam os deslizamentos: retirada da cobertura vegetal de áreas de relevo acidentado, habitação em locais impróprios, oferecendo condições propícias para o desenvolvimento desse ...

Quais são os tipos de deslizamento de terra?

O desprendimento de terra pode ser provocado por vários fatores e provocam a destruição de casas e comércios, além de soterramentos. No Brasil eles são mais comuns durante períodos de muita chuva.
...
  • 1 - Queda. ...
  • 2 - Tombamento. ...
  • 3 - Escorregamento. ...
  • 4 - Escorregamentos translacionais.

Qual a diferença entre deslizamento e desabamento?

O desmoronamento se dá em encostas inclinadas. A chuva, o vento, as ondas e outros processos naturais podem desgastar a superfície da encosta. ... O deslizamento de pedras envolve grandes rochas caindo de uma encosta ou de um penhasco.

Para que serve o deslizamento superficial?

O deslizamento superficial é excelente para acalmar e eliminar a tensão e ansiedade. Além de aliviar o stress e acabar com as dores de cabeça e enxaquecas, ela melhora a pressão arterial e interrompe as noites mal dormidas.

Como identificar um risco de deslizamento?

Como identificar um risco de deslizamento?
  1. rachaduras ou fendas em encostas;
  2. surgimento de minas d'água;
  3. inclinação anormal de postes ou árvores;
  4. aparecimento de rachaduras ou trincas em casas e terrenos;
  5. muros e paredes estufados;
  6. estalos;
  7. águas mais barrentas que o normal.

Qual a relação da chuva com deslizamento de terra?

Chuva diminui, mas risco de deslizamentos persiste

A tendência é que a chuva já perca força a partir desta terça-feira (01), início de fevereiro, mas a Defesa Civil do estado alerta para o risco de novos deslizamentos de terra, devido ao solo que já está bastante encharcado em todas as áreas paulistas.

Quais as consequências do desmatamento das encostas?

Com a consequente erosão, ocorre a perda de muitas áreas. ... Além disso, as áreas de encosta, nas margens dos cursos d'água, sofrem com o aumento da erosão, o que faz com que mais terra e rochas sejam “jogadas” no leito dos rios, o que provoca o seu enfraquecimento.

O que posso fazer para evitar um deslizamento?

Plante grama e capim nas encostas do terreno. As raízes penetram no solo, evitando assim seu desmoronamento. Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra.

O que é uma encosta natural?

A formação de um talude natural, geralmente chamado de encosta, é originada a partir de intempéries ou da ação geológica. ... Em relação à forma, os taludes naturais apresentam superfície plana ou curvilínea , com interferência do formato no fluxo preferencial de água superficial.

Quais os tipos de movimentação de massa em encostas naturais?

Deste modo, considerando os mecanismos específicos e os diferentes materiais envolvidos, os movimentos de massa são classificados em quatro tipos principais: Quedas/Tombamentos/Rolamentos; Deslizamentos/Escorregamentos; Fluxo de Detritos e lama; e Subsidência e Colapsos (Figura 1) (iv,v).

Artigo anterior
Qual a principal atividade econômica da Argentina?
Artigo seguinte
Quantos livros foram escritos por Moisés?