Quando se usa o pronome vós?

Perguntado por: Diana Núria Guerreiro Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (71 avaliações)

Vós (na expressão com vós) e convosco são pronomes pessoais oblíquos tônicos indicativos da 2. ª pessoa do plural. São sempre precedidos de uma preposição – neste caso com – e devem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto indireto.

Para que serve o vós?

Pronome pessoal sujeito correspondente à segunda pessoa do plural (ex.: onde é que vós ides?). Confrontar: voz. Ver também resposta à dúvida: tu, vós ou você.

Quem usa vós?

No espanhol, por ser uma língua amplamente falada em regiões distantes, estas mudanças são grandes. Em alguns países como Argentina, Uruguai, Paraguai e algumas regiões da Bolívia, Colômbia, Peru, Costa Rica entre outras, o tú muitas vezes é substituído por vos. Este fenômeno é chamado de voseo.

Qual a diferença entre nós e vós?

A primeira pessoa é a que fala: eu e nós. A segunda é a pessoa com quem se fala: tu e vós. A terceira é a pessoa de quem se fala: ele/ela e eles/elas.

O que significa vós na Bíblia?

Se no Brasil usam Tu, pela mesma ordem de ideias deveríamos usar vós (ou você) em Portugal.

O pronome VÓS em português - Já não se usa?

25 questões relacionadas encontradas

Qual é o sinônimo de vós?

Sinônimo de vós é "vocês" - sinonimos e palavras.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Qual é o significado de sóis?

Significado de Sois

substantivo deverbal Ação de ser; ato de expressar permanentemente uma condição, característica ou capacidade particular: vós sois o melhor amigo que tenho; sois o único Deus acima de todos os outros. Não confundir com: sóis. Etimologia (origem da palavra sois).

Qual é o plural de sol?

Plural: sóis ou soles. Plural: sóis ou soles.

O que significa o nome tramoia?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa

1 Plano maquinado para enganar ou prejudicar algo ou alguém; ardil, artifício, engenho, trampolinice: Fez uma tramoia para derrubar o chefe do seu setor. 2 Teat Maquinismo com que se fazem mudanças de cena, aparecimentos e desaparecimentos súbitos etc.

Qual é o plural da palavra mingau?

mingauzinhos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual é o porquê de pergunta?

Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

O que é o por quê?

Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.

Qual é o porquê de resposta?

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

Como usar o oque é o quê?

Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.

Porquê de resposta no início da frase?

5ª dica: Início de frase

Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Porquê de resposta no meio da frase?

- Porque: usado em respostas e pode ser substituído pela expressão “pois”. As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais. Exemplo: vou ao parque porque (pois) quero brincar de balanço. - Porquê: é utilizado quando se quer informar a razão ou motivo de algo.

Quais os tipos de porquê?

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?

O que pode ser substituído por por quê?

PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.

Qual é o plural de girassol?

[ Botânica ] Planta da família das compostas cujas flores, grandes e amarelas, se voltam para o sol. 2. [ Botânica ] Helianto. Plural: girassóis.

Qual é o plural de pincel?

pincéis - Dicionário Online Priberam de Português.

Qual é o plural de farol?

faróis - Dicionário Online Priberam de Português.

Artigo anterior
Por que ao rodar por um longo tempo a pressão do ar dos pneus de um veículo automotivo aumenta?
Artigo seguinte
Quem comete crime de corrupção passiva?