Como contabilizar PIS sobre faturamento?
Perguntado por: Daniel Enzo Andrade | Última atualização: 30. April 2025Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)
Sobre o total das Receitas no mês deve ser calculado o PIS a alíquota de 1,65% o que dá origem ao débito do PIS e que deve ser contabilizado levando-se a débito da conta "PIS sobre a Receita" nas Contas de Resultado e a crédito da conta "PIS a Recolher" no Passivo Circulante.
Como contabilizar PIS e COFINS sobre faturamento?
- RECEITA BRUTA (conceito fiscal) 300.000.
- PIS = 0,65% x 300.000 = 1.950.
- Cofins = 3% x 300.000 = 9.000.
Como lançar PIS na contabilidade?
1 – Acesse o menu ARQUIVOS, clique em IMPOSTOS, localize os impostos '17 – PIS Não Cumulativo' e '19 – COFINS Não Cumulativo'; 2 – Na guia CONTABILIDADE, subguia GERAL, no quadro IMPOSTO A RECUPERAR, informe as respectivas contas contábeis que serão geradas nos lançamentos; 3 – Clique no botão [Gravar] para concluir.
Como contabilizar o PIS e COFINS sobre receitas financeiras?
- Acesse o menu Controle > Parâmetros;
- Na guia Geral > Impostos, clique em [Incluir], e coloque os impostos '17 - PIS Não Cumulativo' e '19 - COFINS Não Cumulativo';
- na guia Personaliza > Opções > Geral, marque a opção '[X] Faz controle de estoque';
Como calcular PIS contabilidade?
PIS = receita bruta da empresa x alíquota (0,65%). Cofins = receita bruta da empresa x alíquota (3%).
CONTABILIZAÇÃO DO PIS E COFINS SOBRE O FATURAMENTO
Como calcular PIS e COFINS sobre vendas?
Considerando a empresa dentro do regime de Lucro Presumido, não haveria o direito aos créditos, neste caso, os cálculos nas saídas tributadas são efetuados com uma alíquota de 0,65% de PIS e 3% de COFINS. Assim sendo, temos: R$ 30.000,00 x 0,65% = R$ 195,00 (a pagar de PIS);
O que é o PIS na nota fiscal?
PIS (Programa de Integracao Social), em síntese, é uma contribuição social, de natureza, pois, evidentemente tributária, incidente sobre a receita bruta da empresa, com fins voltados à seguridade social.
Como contabilizar PIS e COFINS não cumulativo?
- Cálculo do Valor Devido: A empresa deve calcular o valor devido com base nas alíquotas estabelecidas para cada tipo de receita. ...
- Registro no DRE: O valor calculado deve ser registrado como uma despesa no Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).
Como lançar crédito de PIS e COFINS?
- Acesse a aba Federal - Sped Contribuições - Crédito de PIS e COFINS;
- Informe a Empresa e Período que está gerando o Sped e clique em "Novo";
- Na tela a seguir no campo de Período da Apuração, informe o MÊS ANTERIOR, nesse caso 05/2019;
Como se dá a tributação do PIS e COFINS sobre as receitas financeiras no regime cumulativo?
Regime Cumulativo e Não-Cumulativo Simultâneos
As receitas financeiras serão tributadas conforme o regime de apuração geral do PIS e COFINS ao qual a empresa estiver submetida. Ou seja, as empresas do Lucro Presumido pelo regime cumulativo e as empresas do Lucro Real pelo regime não-cumulativo.
Como é calculado o PIS e COFINS no Lucro Presumido?
Como dissemos, a incidência cumulativa vale para as empresas que são tributadas pelo lucro presumido. A alíquota é de 3% da Cofins e 0,65% do Pis, sendo assim, o cálculo será da seguinte maneira: Pis ou Cofins = receita bruta + soma das alíquotas (3% + 0,65%).
Como contabilizar crédito de PIS e COFINS sobre estoque?
O crédito de PIS e Cofins deve ser calculado mediante a aplicação dos percentuais de 0,65% (sessenta e cinco centésimos por cento) e 3,00% (três por cento), respectivamente, sobre o valor dos estoques de bens e produtos adquiridos no mercado interno.
Qual é a alíquota de PIS e COFINS?
No caso do PIS a alíquota utilizada é 0,65 x receita bruta da empresa. E para o Cofins é de 3% x receita bruta da empresa.
Qual a alíquota de PIS e COFINS sobre receita financeira?
11.374/2023 promoveu uma majoração das alíquotas de PIS/COFINS sobre receitas financeiras: de 2,33% para 4,65%.
O que é COFINS sobre faturamento?
A sigla COFINS, que corresponde a “Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social”, refere-se a um imposto federal criado em 1991 e aplicado a pessoas jurídicas e empresas. Este tributo é calculado com base na receita bruta de cada organização.
Qual é a principal diferença entre regime cumulativo e não cumulativo para PIS e COFINS?
A principal diferença entre o regime cumulativo e não cumulativo é a forma de tributação. Como vimos anteriormente, o imposto cumulativo é referente ao regime de tributação do Lucro Presumido, enquanto o imposto não cumulativo refere-se ao regime de Lucro Real.
Quais as despesas que geram crédito de PIS e COFINS?
São admissíveis os créditos relativos aos gastos de vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação, fardamento ou uniforme fornecidos aos empregados por pessoa jurídica que explore as atividades de prestação de serviços de limpeza, conservação e manutenção (inciso X do art. 3º da Lei 10.833/2003).
O que pode se creditar de PIS e COFINS?
O que é o benefício de crédito de PIS e COFINS? O benefício de crédito de PIS e COFINS é a possibilidade de abatimento de créditos relativamente a alguns custos, despesas, bens ou insumos usados para a produção de produtos ou serviços.
Quando se toma crédito de PIS e COFINS?
O direito ao crédito aplica-se, exclusivamente, em relação: aos bens e serviços adquiridos de pessoa jurídica domiciliada no País; aos custos e despesas incorridos, pagos ou creditados a pessoa jurídica domiciliada no País; aos encargos de depreciação e amortização de bens adquiridos de pessoa jurídica domiciliada no ...
Quando a empresa deve apurar o PIS e COFINS pelo regime não cumulativo?
A regra geral é que se o regime escolhido para o IRPJ e CSLL for o Lucro Real, caberá a apuração do PIS e da COFINS pelo Regime Não Cumulativo. Todavia, há algumas exceções a essa regra. Há casos em que, ainda que optantes pelo Lucro Real, as empresas deverão apurar o PIS e a COFINS pelo Regime Cumulativo.
Quando o PIS e COFINS é cumulativo?
No regime cumulativo do PIS e da Cofins, uma empresa sempre terá de recolher impostos a cada operação que realizar com um mesmo produto. Se a empresa A comprou o produto x de uma empresa B, a empresa B recolheu impostos referentes à venda, que A, quando vender, também irá recolher.
Qual das alternativas apresenta o lançamento correto de PIS e COFINS?
Resposta: Apropriação do PIS e da COFINS sobre vendas: D - PIS/COFINS s/ vendas ( conta de resultado ) C - PIS/COFINS a pagar ( passivo circulante ).
O que entra na base de cálculo do PIS e COFINS?
O cálculo do PIS e da COFINS é feito com base na receita bruta da empresa, de acordo com o regime tributário que ela está enquadrada. No regime de incidência cumulativa, o PIS e a COFINS incidem sobre toda a receita bruta da empresa.
Quem paga PIS e COFINS tomador ou prestador?
A responsabilidade de recolhimento do tributo nesse caso passa ao TOMADOR.
O que é PIS e COFINS cumulativo e não cumulativo?
O regime cumulativo é aquele em que o imposto é calculado sobre o faturamento total da empresa, enquanto o regime não cumulativo é aquele em que o imposto é calculado sobre cada operação realizada pela empresa individualmente.
Quais são os textos Poeticos?
O que significa a palavra Normocárdico?