Porque a água tem um comportamento anômalo?

Perguntado por: Igor Lisandro Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (50 avaliações)

O comportamento irregular da água entre as temperaturas de 0 e 4ºC ocorre porque suas moléculas realizam ligações de hidrogênio. Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação.

Por que a água é anômalo?

O comportamento irregular da água, ao ter sua temperatura variada, é explicado pela existência de um tipo especial de ligação entre suas moléculas: as pontes de hidrogênio. Essa ligação é de natureza elétrica e ocorre entre átomos de hidrogênio de moléculas diferentes.

Qual a importância da dilatação anômala da água?

A água não se comporta termicamente como a maioria dos líquidos. Isto causa consequências muito importantes na natureza, em virtude da sua abundância em nosso planeta. A conclusão que se pode tirar desse efeito é a de que, no aquecimento de 0 °C a 4 °C, a água sofre contração. ...

Qual é a anomalia da água?

Da temperatura de 4oC até 0oC inicia-se a formação da rede cristalina através de pontes de hidrogênio e consequentemente aumento no volume. Esse fenômeno é chamado de anomalia da água. Assim podemos entender por que o gelo flutua. O aumento de volume faz com que sua densidade seja menor que a densidade da água.

Por que a água expande?

Por causa da geometria de suas moléculas. Quando a água está na forma líquida, elas ficam bem juntinhas umas das outras. Já no estado sólido, como gelo, acabam se separando.

Comportamento Anômalo da Água

19 questões relacionadas encontradas

Por que a água se expande ao se congelar?

“Neste caso formam-se ligações entre átomos de hidrogênio de uma molécula, com o átomo de oxigênio de outra. Essas ligações são mais afastadas, e com essa distância o volume da água aumenta”, explica o professor.

Porque a água aumenta de volume quando é congelada?

No estado líquido, as moléculas estão mais afastadas umas das outras, mas à medida que vão congelando, as moléculas se aproximam mais e formam mais ligações de hidrogênio, adquirindo uma organização específica (hexagonal) com espaços vazios. Esses espaços são os responsáveis pela expansão da água.

O que acontece com a água de 0 a 4 graus?

Ao aquecer a água de 0°C a 4°C, as pontes de hidrogênio rompem-se e as moléculas passam a ocupar os vazios antes existentes, provocando, assim, uma diminuição no volume. Mas de 4°C a 100°C, a água dilata-se normalmente.

O que acontece quando a água é submetida a altas temperaturas?

Em condições ambientes a água é encontrada na natureza no estado líquido, contudo, se for submetida a uma elevação de temperatura, poderá passar da fase líquida para a fase gasosa.

O que é o calor?

Calor é energia térmica em trânsito de um corpo para outro, devido, unicamente, a uma diferença de temperatura. O Calor passa para o meio ambiente.

O que é uma substância anômala?

Dilatação anômala é uma característica presente em algumas substâncias, com destaque para a água, que tem um comportamento anômalo em relação às variações térmicas. Isto porque o aquecimento provoca uma redução do volume da água, no intervalo de temperatura entre 0 °C e 4 °C.

O que é tensão da água?

A tensão superficial surge devido às interações coesivas entre as moléculas do líquido. No interior do líquido, as moléculas têm moléculas vizinhas em cada lado. As mesmas estão a ser puxadas umas pelas outras de forma igual e em todas as direções, promovendo uma anulação das forças.

O que acontece com a temperatura da água depois que entra em ebulição?

Mesmo com o contínuo aquecimento da água, durante o processo de ebulição ela não muda de temperatura. A energia recebida serve apenas para promover a agitação e o afastamento das suas partículas. A água é uma substância pura que apresenta ponto de ebulição em 100º C, ao nível do mar (1 atm ou 760 mmHg).

O que acontece com a temperatura da água durante a ebulição?

A temperatura de um líquido em ebulição permanece constante, mesmo quando mais calor é adicionado.

O que acontece com a temperatura da água durante a mudança de estado?

O ponto de fusão da água é de 0ºC. Uma situação simples que exemplifica esta mudança de estado físico é o derretimento do gelo. Nesse processo, quando se tira o gelo do congelador, a temperatura da água aumenta e ao ultrapassar 0ºC ela passa para a fase líquida.

Quando a água está a 4 C a sua densidade e a mínima possível?

3) entre 4ºC e 100ºC a densidade da água diminui, pois seu volume aumenta (a densidade mínima ocorre em 100ºC, quando a água começa se transformar em vapor); 4) entre 0ºC e 4ºC a densidade da água aumenta, pois seu volume diminui (a densidade máxima ocorre em 4ºC, onde o seu volume é o menor possível);

Por que toda a água em um lago tem de ser resfriada a 4 C antes que a água superficial possa ser resfriada abaixo de 4 C?

Este fenômeno ocorre devido ao que chamamos de dilatação anômala da água, pois em uma temperatura entre 0°C e 4°C há um fenômeno inverso ao natural e esperado. Neste intervalo de temperatura a água, ao ser resfriada, sofre uma expansão no seu volume, e ao ser aquecida, uma redução.

Pode-se considerar que entre 0 Cê 4 C o coeficiente de dilatação da água é negativo?

d) Pode-se considerar que, entre 0 °C e 4 °C, o coeficiente de dilatação da água é negativo. A dilatação irregular da água ocorre independentemente do valor do coeficiente de dilatação do recipiente.

O que acontece com a água no congelador?

É a passagem do estado líquido para o estado sólido. Isso só é possível quando a água atinge a temperatura de 0ºC. Isso acontece quando colocamos a água no congelador e ela se transforma em gelo.

O que acontece quando a água congela?

Qualquer um sabe: a água congela a 0ºC.

Porque a densidade da água diminui quando congelada?

No gelo comum, obtido sob pressão atmosférica, as moléculas de água formam estruturas hexagonais que deixam vãos entre elas. A ausência de moléculas nesses espaços causa uma diminuição da densidade do sólido em relação ao líquido.

Porque é que o gelo é menos denso que a água?

No texto Por que o gelo flutua na água?, explicou-se que a densidade do gelo é menor que a da água, pois à medida que vão se congelando, as moléculas de água formam ligações de hidrogênio entre si, que resultam em uma disposição tridimensional com espaços vazios.

O que acontece quando a água atinge 100 graus?

Quando acontece no nível do mar - com pressão de 1 atmosfera – a água vaporiza a 100°C. A temperatura chega a tal ponto que a água passa do estado líquido para vapor. "Essa transformação acontece no interior do líquido", explica o professor. Trata-se da vaporização.

O que acontece se ferver a água a 100 graus Celsius?

Em condições normais, a água vira vapor a 100 graus centígrados. Mesmo dentro da panela de pressão parte dela entra em ebulição ao atingir essa temperatura. “Mas, sem ter por onde escapa, o vapor acaba exercendo uma pressão extra sobre o que não evaporou”, diz o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo.

O que se modifica quando uma porção de água que já está fervendo passa por ebulição para o estado de vapor?

(C) não há condições para transferência de energia na forma de calor. 13. O que se modifica quando uma porção de água que já está fervendo passa, por ebulição, para o estado de vapor? (A) A sua energia interna.

Artigo anterior
Porque os peixes pulam para fora do aquário?
Artigo seguinte
O que significa GDDR6 na placa de vídeo?