Quando se usa a palavra mais?

Perguntado por: Joaquim Gustavo Cunha Borges Henriques  |  Última atualização: 18. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (18 avaliações)

Quando usar o mais? Você vai utilizar o mais sempre quando for transmitir uma ideia ou noção de quantidade, de intensidade ou de excesso. Dependendo do contexto, ele pode vir assumir a função de conjunção, substantivo, advérbio de intensidade, preposição e até mesmo um pronome indefinido.

Quando se usa mas ou mais?

Diferença de “mais” e “mas”

Entretanto, possuem significados completamente diferentes, não podendo ser utilizadas uma no lugar da outra. Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.

O que a palavra mais indica?

A palavra “mais” tem sentido de adição, soma, comparação ou quantidade. É antônima de “menos”.

O que pode substituir o MAS?

Indica em maior quantidade ou intensidade:
  1. em maior quantidade, em maior número, com maior intensidade. ...
  2. em grau superior, em maior grau. ...
  3. acima de, maior, além de, superior a. ...
  4. com, na companhia de, em companhia de, junto com, junto a, juntamente com, acompanhado por.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Uso de MAIS ou MAS ?

18 questões relacionadas encontradas

Quando é que se escreve mas ou mais?

“Mas” pode ser, além de conjunção, substantivo masculino. E “mais”, além de advérbio, pode ser adjetivo e substantivo masculino.

É mais que ou é mais do que?

Nas comparações, o do é facultativo. Você escolhe. A alternativa é acertar ou acertar: Bibi Ferreira brilhou mais que Marília Pera. Bibi Ferreira brilhou mais do que Marília Pera.

Qual é a função do MAS?

A palavra “mas” atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário. Vejamos, pois: Esforcei-me bastante, mas não obtive o resultado necessário.

Qual a função das aspas simples?

Aspas simples: quando usar? ... Deverão ser usadas apenas para destacar palavras, expressões ou frases que já se encontrem dentro de um trecho destacado por aspas.

Qual é a função da vírgula no texto?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.

Qual é a função do pronome isso?

Isso é usado quando o que está a ser demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala ou no tempo passado em relação à pessoa que fala.

É melhor que ou é melhor do que?

Nenhuma comida é melhor que chocolate. Ele se acha melhor que os outros. Você não é melhor que eu.

É mais bonito que ou do que?

O advérbio "mais" coloca o adjetivo "bonita" no grau comparativo de superioridade. Essa estrutura comparativa pode ser fechada com "que" ou "do que": "Ela é mais alta que/ do que você". Se se afirmasse que "Sabiá" é a música mais bonita de todos os festivais, o adjetivo estaria no grau superlativo relativo.

É errado falar muito mais?

Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar. É, pois, um advérbio.

Como é correto dizer?

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

Como saber se a frase está correta?

Um dos pilares da gramática é a ortografia

Por exemplo: o certo é “siga-nos”, e não “ciga-nos”. A palavra ortografia tem origem grega: “ortho” significa “correto; “grafo” significa escrita. Sendo assim, a ortografia é a escrita correta.

E mais tarde ou Mas tarde?

Uma dica básica e muito útil é sempre utilizar a oposição para descobrir se o correto, em determinadas situações, é escrever “mas” ou “mais”. Ou seja, se o oposto da palavra for “menos”, o certo sempre será “mais”, se não for, o correto é “mas”.

Que ou do que comparação?

Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que.

E pior que ou pior do que?

* Há formas sintéticas para o grau comparativo de superioridade no que se refere aos adjetivos “bom”, “mau”, “grande” e “pequeno”, as quais são representadas por “melhor”, “pior”, “maior” e “menor”. Exemplos: Este procedimento é melhor (do) que o outro. Meu desempenho foi pior (do) que o seu.

É errado usar a expressão mim?

No caso da primeira pessoa do singular, emprega-se “mim”, que é chamado de pronome pessoal oblíquo tônico – ou “me”, o oblíquo átono, mas este escapa ao âmbito desta consulta. Outros oblíquos tônicos são ti, si ou ele, nós, vós, si ou eles (repare que alguns coincidem com os retos).

É mais forte que eu ou do que eu?

A Laís Custodio quer saber o que se usa numa comparação: “que” ou ”do que”? “Ela é mais forte do que eu” ou “Ela é mais forte que eu”?. Cara Laís, é rigorosamente indiferente usar “que” ou “do que” nesses casos. Qualquer das formas fecha corretamente a estrutura comparativa.

É do que ou quê?

Resposta: o verbo "preferir" exige a preposição "a". Portanto, está errado dizer, por exemplo, "prefiro português do que matemática". Devemos dizer "prefiro português a matemática".

Porque por quê ou porquê?

Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Qual é a função do pronome isso aquele ele se refere?

Explicação: "Isso" é um pronome demonstrativo. Os pronomes demonstrativos servem para localizar, no tempo e no espaço, os seres em relação às pessoas do discurso. Os pronomes demonstrativos são: este(s), esta(s), isto, esse(s), essa(s), isso, aquele(s), aquela(s), aquilo.

O que se refere a palavra isso?

pronome Essa coisa ou objeto; assinala o que está perto da pessoa com que se fala ou tem relação com ela: o que é isso aí? ... Faz referência ao lugar, coisa ou pessoa que se despreza ou se trata com desdém: é isso que você pensa sobre mim? interjeição Expressa consentimento ou apoio: vamos conseguir!

Artigo anterior
A seiva elaborada é constituída por?
Artigo seguinte
Como fazer uma entrevista?