Quando se preocupar com a dor lombar?

Perguntado por: Leonor Reis Neves  |  Última atualização: 10. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (26 avaliações)

Dor de forte intensidade que não melhora com medicações. Dor lombar por mais de 3 meses sem melhora. Lombalgia acompanhada de febre. Lombalgia acompanhada de perda de peso.

Quando dor na lombar é preocupante?

Vários indicadores podem ajudar a determinar a gravidade da situação. Quando a dor na coluna lombar se manifesta mesmo sem movimentação ou esforço, é um sinal de alerta. A persistência dessa dor mesmo enquanto deitado, especialmente se for uma dor intensa, indica que algo mais sério pode estar acontecendo.

Quanto tempo é normal sentir dor na lombar?

Dor lombar aguda: dura em torno de alguns dias, até no máximo 6 semanas e, neste caso, a dor se caracteriza por um quadro passageiro, normalmente provocado por esforços físicos ou postura inadequada; Dor lombar crônica: normalmente tem duração de cerca de 12 semanas e pode estar associada à inflamação de um nervo.

Quais são os sintomas da lombar inflamada?

Os sintomas de uma lombar inflamada geralmente incluem dor e rigidez na região lombar. A dor pode ser constante ou intermitente, e pode se agravar com atividades físicas ou após períodos prolongados de inatividade.

Qual é a doença mais grave da coluna lombar?

Discopatia é a maior causa de dor na coluna

A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna. A lombalgia e a dor/ tensão no pescoço são muito comuns na população contemporânea e cerca de 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida.

Sinais de alerta na DOR LOMBAR

17 questões relacionadas encontradas

Como saber se dor nas costas é algo grave?

Se a dor nas costas for muito forte, persistente, ou se manifestar acompanhada de outros sintomas, pode indicar um problema sério. Esses sintomas podem incluir febre, arrepios, perda de peso inexplicada, dificuldade em respirar ou problemas em se movimentar.

Quais doenças afetam a lombar?

Dentre as principais doenças da coluna vertebral, estão:
  • Desvios da Coluna (escoliose, lordose e cifose) A coluna costuma apresentar um padrão linear, formado pelas regiões cervical, torácica, lombar e sacral. ...
  • Cervicalgia. ...
  • Ciática. ...
  • Espondilolistese. ...
  • Fratura da Coluna. ...
  • Hérnia de Disco. ...
  • Lombalgia. ...
  • Mais Informações.

Estou com muita dor na lombar O que pode ser?

Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco. As causas variam, mas trazem como conseqüência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica seu dia-a-dia e sua qualidade de vida. Saiba como evitar esse problema e viver muito melhor.

O que é bom para desinflamar a lombar?

Gelo nas primeiras 24 a 72 horas

Como regra geral, é melhor aplicar a terapia fria na região lombar nas primeiras 24 a 72 horas após a lesão lombar. A aplicação da terapia fria pode minimizar sua inflamação e inchaço - o que, por sua vez, pode reduzir sua dor.

Como saber se a dor na lombar e muscular?

O diagnóstico geralmente se baseia nos sintomas e num exame clínico, que inclui observar o movimento das costas e pernas. Geralmente não são necessárias radiografias da região lombar, a menos que a dor se torne constante ou hajam sintomas que poderiam ser causados ​​por condições mais graves.

Porque minha dor lombar não passa?

A dor nas costas que não passa normalmente é causada pela má postura ou sobrecarga frequente da coluna devido à prática de atividade física excessiva, mas também pode indicar hérnia de disco, fratura de vértebras e câncer nos ossos.

O que fazer quando a dor na lombar não passa?

Você deve procurar um médico se a sua dor: É muito forte e persiste por um período longo; Afeta as suas atividades diárias. Muito raramente a dor na coluna pode indicar um problema mais grave.

O que pode ser dor na lombar que não passa?

Má postura

Especificamente, a má postura ao sentar pode sobrecarregar o cóccix, localizado na parte inferior da coluna, levando a desconforto na região lombar. Para prevenir a dor lombar relacionada à má postura, é recomendado realizar alongamentos e pausas regulares, especialmente se você passa muito tempo sentado.

Quando a dor na lombar pode ser rins?

Na maioria das vezes, está associada a doenças renais, da coluna vertebral ou da musculatura das costas. As doenças renais que costumam causar dor lombar são o cálculo renal (pedra nos rins), infecção do rim (pielonefrite) e a doença renal policística.

O que inflama a lombar?

Causas da coluna lombar inflamada

A condição pode ser causada por uma variedade de fatores, como trauma ou lesões por uso excessivo, degeneração ou hérnia discal, artrite, infecção ou mesmo um deslizamento de vértebras.

Qual o melhor remédio para dor na coluna lombar?

Esses remédios, como o ibuprofeno (Alivium, Advil), diclofenaco (Cataflam, Voltaren) ou naproxeno (Flanax), por exemplo, agem reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, como as prostaglandinas e tromboxanos, ajudando a aliviar a dor lombar.

Como aliviar dor na lombar rápido em casa?

Como aliviar a dor lombar

Fazer alongamento para as costas pode aliviar as dores e a tensão muscular; Fazer exercícios de respiração e meditação; Nunca se automedicar e procurar auxílio médico para receber a melhor orientação sobre a necessidade e o tipo de medicamento mais indicado para o seu caso de lombalgia.

O que fazer para relaxar a lombar?

Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao expirar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.

Quanto tempo leva para desinflamar a lombar?

A lombalgia aguda dura entre alguns dias, até seis semanas – e, neste caso, a dor se trata de um quadro passageiro, geralmente provocado por esforço físico ou má postura. Já no caso de lombalgia crônica, a dor nas costas costuma durar cerca de doze semanas, ou mais e pode estar relacionada à inflamação de um nervo.

Qual órgão pode dar dor na lombar?

Há diversas doenças que podem causar dor lombar, como problemas da coluna (vértebras, discos e ligamentos), da musculatura das costas, de órgão internos (como rins, estômago, intestino e pâncreas), além de problemas emocionais.

Qual a melhor posição para dormir com dor na lombar?

Certifique-se de que sua cabeça está alinhada com a coluna, evitando travesseiros muito altos ou baixos. Outra opção recomendada é deitar-se de costas e colocar um travesseiro sob os joelhos. Isso cria uma leve curvatura na região lombar, reduzindo a tensão nessa área.

Como se deitar com dor na lombar?

“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.

Quando a coluna está inflamada onde dói?

Na coluna lombar, por exemplo, uma inflamação pode resultar em dor nesta região e, em casos mais severos, essa dor pode se estender para as nádegas, coxas e até mesmo para as pernas. Já a inflamação na coluna cervical pode causar dor no pescoço, ombros e braços.

Quais os exercícios para fortalecer a lombar?

Agachamentos, levantamento terra (quando executado corretamente), e remadas são exercícios que ajudam a fortalecer os músculos das costas e do core, proporcionando suporte adicional à coluna lombar.

Qual o primeiro sintoma de problema na coluna?

Sem dúvida, quando falamos de problemas na coluna, o primeiro sintoma que nos vem a cabeça é a dor. Porém a dor, embora seja o sintoma mais frequente, não é a única manifestação de problemas na coluna e em alguns casos, pode estar ausente.

Artigo anterior
Quem escreveu a novela indomada?
Artigo seguinte
É possível que irmãos filhos de mesmo pai e mãe tenham cores de pele muito distintas?