O que é o modo imperativo?

Perguntado por: Margarida Pinto Neto  |  Última atualização: 16. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (27 avaliações)

O modo imperativo é o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, desejo, súplica, conselho, convite, sugestão, recomendação, solicitação, orientação, alerta ou aviso. Este modo pode ser afirmativo ou negativo. No modo imperativo negativo é necessário uma palavra negativa precedendo o verbo.

O que é o imperativo de exemplos?

Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Exemplos: Vamos, corram! Perdoe-me, eu lhe imploro.

Qual a definição de verbo imperativo?

Modo usado para dar uma ordem ou advertência

Empregado quando se deseja fazer um pedido ou dar uma ordem a alguém, o modo imperativo é o modo verbal com menos tempos verbais, em comparação com os outros modos usados na Língua Portuguesa (modo indicativo e o modo subjuntivo).

Como se forma o modo imperativo?

O modo imperativo possui duas formas distintas, a positiva e a negativa, cada qual formada de uma maneira específica. No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação.

Qual é o tempo verbal do modo imperativo?

O modo imperativo, diferentemente dos demais modos, não possui tempos verbais. O imperativo tem duas formas: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.

Modo Imperativo - Formação + Conjugação Completa (verbos regulares) - Fácil I Português On-line

27 questões relacionadas encontradas

O que é o modo subjuntivo do verbo?

O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo. Logo, é muito comum ver o modo subjuntivo em orações subordinadas.

O que é um verbo imperativo negativo?

O Imperativo consiste em um modo verbal em que o verbo expressa ordem, proibição, convite, conselho, pedido ou súplica. ... Aqui o falante tem a intenção de levar o interlocutor a realizar a ação sugerida ou ordenada por ele.

O que é modo subjuntivo exemplos?

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

Quais são os verbos?

Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
...
Exemplos de verbos regulares
  • Verbo estudar;
  • Verbo cantar;
  • Verbo amar;
  • Verbo achar;
  • Verbo aprender;
  • Verbo correr;
  • Verbo viver;
  • Verbo partir;

Quais são os verbos imperativos em inglês?

Imperativo (Imperative)
  • fazer um convite: Let's go now. (Vamos agora) – para convites sempre utilizar o “Let's”;
  • fazer um oferecimento: Have a piece of cake. (Tome um pedaço de bolo);
  • dar uma ordem: Listen to them. (Ouça eles);
  • fazer um pedido: Open the door. (Abra a porta);
  • dar um conselho: Be careful!

Quais são os verbos no infinitivo?

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

Como identificar uma frase no modo imperativo?

Frase imperativa é uma palavra ou grupo de palavras que expressa: ordem, sugestão, pedido, conselho. Nesse tipo de frase, o verbo sempre está no modo imperativo. Esse tipo de frase pede para alguém fazer alguma coisa. Nós podemos encontrar frases imperativas: afirmativas e negativas.

O que é indicativo exemplos?

Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala: Exemplo: Eu abro a janela. Já no presente do subjuntivo, além de ser usado para indicar uma ação presente, pode também indicar uma ação futura. ... Exemplo: Esperemos que ele abra a janela.

O que Égerundio?

Gerúndio é uma das três formas nominais existentes na língua portuguesa, as outras duas são o Particípio e o Infinitivo. A característica do gerúndio é expressar a continuidade de uma ação, ou seja, demonstra que ela teve início e continua acontecendo. Uma dica é que esses verbos possuem o sufixo “ndo”.

Quais frases estão no modo imperativo negativo?

Imperativo negativo
  • Não venha agora, por favor.
  • Não coma tão depressa!
  • Não esperem por mim.

O que é modo negativo?

Negativo. O modo negativo requer que um advérbio negativo preceda o verbo conjugado. Primeira pessoa (apenas plural), segunda e terceira pessoas (singular e plural): usa-se o verbo conjugado do singular e plural, respectivamente, do presente do subjuntivo.

O que é imperativo negativo em espanhol?

O imperativo em espanhol é um modo verbal que se presta a várias funções, entre elas dar ordens, conselhos, instruções etc. A afirmativa apresenta verbos regulares e irregulares, e a negativa não possui irregularidades, pois se baseia na conjugação de outro modo verbal: o subjuntivo. ...

O que é uma pessoa subjuntivo?

Significado de Subjuntivo

adjetivo Modo Subjuntivo. Diz-se do modo verbal caracterizado por expressar uma dúvida, uma possibilidade, um desejo ao invés de uma certeza, ou seja, expressa uma ação irreal e hipotética. Dependente; que se subordina.

Qual o outro nome que damos ao modo subjuntivo?

Modo subjuntivo ou conjuntivo é o modo verbal que não expressa certeza, e sim uma dúvida (uma coisa que não temos certeza que vá ocorrer) ou desejo.

Como é feito o presente do subjuntivo dos verbos?

O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.

Quais são os verbos do modo indicativo?

No modo indicativo, as ações verbais são tidas como reais, verossímeis ou certas de terem ocorrido ou de ocorrer em momento presente ou futuro. O modo indicativo apresente seis tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Como saber o tempo verbal?

Os tempos verbais
  1. Presente: expressa que um fato ocorre no momento da fala. Exemplo: Agora Ana descansa.
  2. Pretérito: é a referência a algo que aconteceu antes da fala. Divide-se em perfeito (simples e composto) e imperfeito. 2.1. ...
  3. Futuro: é a referência ao que ainda não ocorreu ou não foi realizado.

Artigo anterior
Quem rege a segurança do trabalho?
Artigo seguinte
Quais foram os 4 tipos de respostas sobre a origem da linguagem?