Quais adaptações os animais apresentam para sobreviver a temperaturas baixas?

Perguntado por: Gonçalo Rodrigo de Gonçalves  |  Última atualização: 24. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (13 avaliações)

Mamíferos marinhos como as baleias usam a banha, uma grossa camada de gordura, como uma forma eficiente de isolamento. Em climas frios, as aves "afofam" suas penas e os mamíferos seus pelos, para aumentar a camada de isolamento.

Como os animais sobrevivem em temperaturas muito baixas?

Durante a hibernação, os animais ficam como se estivessem inativos, mergulhados em um sono profundo e com os batimentos cardíacos reduzidos, assim como a temperatura, que fica em torno de 5ºC. A hibernação é realizada, na maioria das vezes, por mamíferos de pequeno porte, tais como hamsters, esquilos e morcegos.

Quais adaptações alguns animais desenvolvem em ambientes com baixa temperatura?

Animais de clima frio desenvolveram características adaptativas eficazes. Entre as principais características desenvolvidas por estes animais, podemos destacar o maior acúmulo de gordura no organismo, corpos arredondados, pêlos abundantes e grossos, membros (extremidades) curtos e sistemas circulatórios especiais.

Como os animais se adaptam ao ambiente frio?

Sem casacos, cobertores, aquecedores ou lareiras, nos períodos mais frios do ano, os animais têm diferentes maneiras de proteger o corpo das baixas temperaturas. As aves e os mamíferos produzem calor a partir de seu próprio metabolismo, além de terem pelos e penas, que funcionam como bons isolantes térmicos.

Como os animais se adaptam ao clima quente?

Quando a temperatura ambiente encontra-se abaixo da temperatura de conforto, o animal precisa produzir calor corporal (termogênese). Já, quando a temperatura encontra ambiente encontra-se acima da zona de conforto térmico (termólise), o animal precisa perder calor para o ambiente.

Aprendendo Fisiologia: Adaptações ao Frio (Por Ricardo Ribeiro Nunes)

44 questões relacionadas encontradas

Como são as adaptações dos animais em ambientes quentes e frios?

- quando sujeitos a temperaturas extremas, alguns animais sofrem adaptações morfológicas. Por exemplo, para resistir ao frio, pode ocorrer: o aumento da camada subcutânea de gordura; o revestimento do corpo de pêlos e penas; a redução das extremidades (focinho, orelhas).

Como os animais podem sobreviver em ambientes extremamente quentes ou frios?

Alguns animais usam isolamento corporal e mecanismos evaporativos, como o suor e o arquejo, na regulação da temperatura corporal.

Quais são os animais que vivem em climas frios?

Como os animais vivem no gelo?
  • Pinguim. Os pinguins vivem em grupos e possuem penas impermeáveis. ...
  • Orca. A baleia orca pode pesar até 10 toneladas. ...
  • Urso Polar. O urso polar se camufla no gelo do Ártico com seus pelos brancos. ...
  • Foca. Os pelos das focas ajudam a proteger do frio. ...
  • Boi-Almiscarado.

Quais animais que vivem em ambientes frios?

National Geographic listou cinco destes animais, todos capazes não só de viver no frio extremo – como de depender das baixas temperaturas para continuarem existindo.
  • Ursos polares (Ursus maritimus) ...
  • Raposas do Ártico (Vulpes lagopus) ...
  • Cetáceos (Cetacea) ...
  • Morsas (Odobenus rosmarus) ...
  • Pinguins (Sphenisciformes)

Como os pássaros sobrevivem na neve?

Quando o passarinho passa frio, ele tende a se esconder em um canto da gaiola para se proteger de correntes de ar e fica com as penas eriçadas para servir de isolamento térmico.

Quais as adaptações dos animais?

As mais variadas adaptações existentes na natureza podem ser classificadas, de modo simplificado, como adaptações anatômicas, adaptações fisiológicas ou adaptações comportamentais.

Qual é o animal mais resistente ao frio?

Raposa-do-Ártico

A raposa-do-ártico é um animal tão resistente e adaptado a condições extremas, que consegue sobreviver a temperaturas de até - 50° C. Ela possui patas felpudas, que a ajudam a caminhar na neve, e uma pelagem branca, que funciona como camuflagem no gelo.

Qual é o animal que gosta de frio?

O urso-polar é um dos animais mais famosos que gostam de frio. O habitat é um dos locais mais frios do mundo, ou seja, o Círculo Polar Ártico.

Por que um animal que vive no deserto consegue sobreviver em temperaturas tão altas?

Muitas espécies têm adaptações inteligentes para lidar com o calor, especialmente aquelas que vivem em ambientes desérticos áridos. Criaturas como o caracol Sphincterochila podem tolerar o sol do deserto do sul de Israel por até algumas horas em temperaturas de 55 ºC, e por muito mais tempo a 50 ºC.

Quais são os animais que vivem em ambientes frios e que também apresentam camada de gordura?

Os pinípedes são os leões-marinhos, os elefantes-marinhos, os lobos-marinhos, as morsas e as focas. Esses animais também vivem em regiões extremamente frias, com gordura corporal e pelos que ajudam a suportar o inverno.

Como as renas sobrevivem ao frio?

No inverno, é comum que esses animais alimentem-se de líquens, que são ricos em carboidratos. As renas são animais herbívoros.

Quais são os animais ectotérmicos?

Animais ectotérmicos incluem praticamente todos os animais viventes, exceto as aves e os mamíferos. São conhecidos como de sangue frio por não serem capazes de controlar a temperatura corpórea ou, pelo menos, não ao ponto de mantê-la sempre constante.

Quais animais dormem no inverno?

Entre os animais de sangue quente que hibernam, o destaque fica para os mamíferos, principalmente aqueles de pequeno porte. São esquilos, morcegos, porcos-espinhos, gambás e marmotas.

Qual é a diferença entre animais endotérmicos e ectotérmicos?

Os animais endotérmicos usam o calor gerado internamente para manter a temperatura corporal. A temperatura corporal deles tende a permanecer constante, independentemente do ambiente. Os ectotérmicos dependem principalmente de fontes externas de calor, e sua temperatura corporal muda com a temperatura do ambiente.

Porque o pinguim vive na neve?

Pinguins podem suportar temperaturas baixíssimas

Mesmo não tendo uma pelagem espessa, os pinguins possuem uma grossa camada de gordura que serve como isolante térmico. Por essa razão, conseguem sobreviver em temperaturas extremas, que podem alcançar impressionantes -60°C.

Qual é o animal que não sente frio?

Existem 3 seres vivos que não sentem frio: urso polar, pinguim e piriguete. #QueimaJeová

Quais ursos vivem na neve?

Os ursos-polares normalmente vivem em locais onde as águas são cobertas por gelo. Quando chega o verão e esse gelo retrai-se, muitos ursos migram em busca de locais onde o gelo ainda esteja presente.

Por que alguns animais conseguem viver em ambientes quentes e outros não?

Para que um animal seja endotérmico é necessário, portanto, que ele apresente alta taxa metabólica. Além disso, é fundamental que eles possuam alguma forma de impedir a perda de calor, ou seja, possuam um bom isolante térmico. Aves e mamíferos, por exemplo, possuem pelos e penas como forma de evitar a perda de calor.

Como se chama os animais que mantém a temperatura?

Entre os animais, apenas as aves e os mamíferos conseguem manter suas temperaturas em um nível constante, favorecendo o metabolismo mesmo diante de oscilações térmicas, recebendo, portanto, a denominação de homeotérmicos ou endotérmicos (animais de sangue quente).

Que animal hiberna no inverno rato ou cobra?

Esquilos, morcegos, marmotas, ratos-silvestres, hamsters e ouriços são alguns dos animais que hibernam.

Artigo anterior
Quanto rende R$ 150.000 na poupança?
Artigo seguinte
Qual time é o maior do Brasil?