Quando se inicia a fase externa do pregão?

Perguntado por: Jorge Nelson Freitas Carvalho  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (73 avaliações)

A fase externa inicia-se com a publicação do aviso do edital, que deve ter, necessariamente, antecedência mínima de oito dias úteis da entrega das propostas.

Quando começa a fase externa da licitação?

A fase externa inicia-se com a divulgação ao público da licitação, sucedida pelas subfases: habilitação/ apresentação de propostas e documentos, classificação e julgamento, homologação e adjudicação.

Quais as fases externas do pregão?

Etapas da fase externa da licitação
  • Publicação do edital. ...
  • Análise das propostas e da habilitação. ...
  • Sessão Pública (Pregão) ...
  • Homologação. ...
  • Adjudicação. ...
  • Assinatura do contrato/ata de registro de preços.

Quando termina a fase externa da licitação?

A fase externa da licitação compreende tudo o que acontece após a publicação do edital. Ela começa com a divulgação da licitação para o público e é composta pelas etapas de apresentação de propostas e documentos, julgamento, habilitação, recursal e homologação.

Quais são as fases do pregão eletrônico?

Já nesta fase do Pregão Eletrônico abrange as seguintes etapas:
  • Convocação dos Interessados;
  • Recebimento das Propostas – Impugnação e Esclarecimentos do Edital;
  • Análise das Propostas;
  • Fase de Lances;
  • Aceitação das Propostas;
  • Verificação da Habilitação ou Inabilitação dos Licitantes;
  • Manifestação da Intenção de Recurso;

FASES DA LICITAÇÃO: veja na Lei 14.133/21 o passo a passo para as modalidades PREGÃO e CONCORRÊNCIA

44 questões relacionadas encontradas

Quais são as 7 fases do processo de licitação?

Art. 17. O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência: I - preparatória; II - de divulgação do edital de licitação; III - de apresentação de propostas e lances, quando for o caso; IV - de julgamento; V - de habilitação; VI - recursal; VII - de homologação.

Qual a fase interna do pregão?

A fase interna é, portanto, anterior à abertura da licitação, propriamente dita. Antes de instaurar procedimento licitatório, a Administração Pública definirá o objeto a ser contratado, com suas quantidades e especificações, e, nesse momento, justificará (é a chamada justificação prévia) e a necessidade da contratação.

O que é a fase externa?

FASE EXTERNA (OU EXECUTÓRIA): “Nas modalidades concorrência, tomada de preços e convite, essas etapas submetem-se principalmente aos seguintes procedimentos sequenciais, em que a realização de determinado ato depende da conclusão do antecedente, ou seja: (i) publicação do resumo do ato convocatório; (ii) fase ...

O que é a fase interna da licitação?

A fase interna é composta por uma sequência ordenada de atos administrativos pra- ticados no âmbito exclusivo do Poder Público, antes da convocação dos interessados para participarem do certame, fato este que marca a abertura da fase externa da licitação.

Como ocorre a fase interna da licitação?

A fase interna da licitação reporta-se aos atos preparatórios. Essa fase, como regra geral, desenvolve-se exclusivamente no âmbito interno da Administração, não é exteriorizada perante terceiros.

É um elemento específico da fase de externa do pregão eletrônico?

As etapas que fazem parte da fase externa do pregão na forma eletrônica são: 1. Convocação dos interessados por meio da publicação do aviso do edital. 2. Recebimento das propostas: impugnação e esclarecimentos do edital.

Quais são as fases da concorrência?

Em síntese, a concorrência apresenta as seguintes fases, em seu procedimento: edital ou fase de abertura, habilitação, classificação e julgamento das propostas, homologação e adjudicação.

Como funciona o sistema de pregão eletrônico?

Funciona assim: as empresas interessadas entram no sistema do órgão público responsável pela licitação e realizam um cadastro. Depois disso, a empresa interessada finaliza o processo de credenciamento - que varia de acordo com cada Portal de Compras - para estar apto para participar do pregão.

Como se inicia o procedimento da licitação?

A abertura de uma licitação se dá pela divulgação do edital, também chamado instrumento convocatório. Nele estão previstas todas as condições da licitação, como características dos bens ou serviços que serão adquiridos, data, local e hora, entre outros. Na modalidade Convite, o Edital é substituído pela carta-convite.

Como inicia um processo de licitação?

Como iniciar um processo de licitação?
  1. As modalidades de licitação. ...
  2. Preparação dos documentos. ...
  3. Habilitação Jurídica. ...
  4. Qualificação Técnica. ...
  5. Capacidade Financeira. ...
  6. Cadastro nos órgãos públicos. ...
  7. Análise do edital. ...
  8. Elaboração da proposta.

Quanto tempo demora um processo de licitação?

Conforme observado no artigo 106 da Lei 14.133/2021, o prazo máximo para cada contrato administrativo é de 5 anos de duração, quando se tratar de algum fornecimento de demanda contínua.

Quem é responsável pela fase interna da licitação?

Na fase interna, desenvolvida exclusivamente pela administração pública, vários fatores são avaliados, como finalidade do objeto, estimativa do valor, elaboração do edital e demais pontos importantes para que a licitação seja direcionada de forma eficiente.

Quais são as modalidades de licitação?

Quais são as modalidades de licitação?
  • Tomada de Preços (Lei 8.666)
  • Convite (Lei 8.666)
  • Concorrência (Lei 14.133)
  • Concurso (Lei 14.133)
  • Leilão (Lei 14.133)
  • Pregão (Lei 14.133)
  • Diálogo competitivo (Lei 14.133)

Quais são os tipos de licitação?

As modalidades de licitação são:
  • Pregão.
  • Concorrência.
  • Leilão.
  • Diálogo Competitivo.
  • Concurso.
  • Tomada de Preços (Extinta na Nova Lei de Licitações)
  • Carta-Convite (Extinta na Nova Lei de Licitações)

O que significa fase interna?

A fase interna é o momento no qual a Administração Pública define todo o embasamento da licitação. ... A partir disso, é feita uma pesquisa de mercado para definir o valor estimado do contrato, bem como a modalidade que será empregada para aquela licitação.

O que é adjudicado em licitação?

A adjudicação é o ato formal pelo qual a Administração atribui, ao licitante detentor da melhor proposta, o objeto da licitação.

Quais são os princípios da licitação?

O processo licitatório deve ser regido pelos princípios constitucionais da isonomia, legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e outros correspondentes, se assim houver.

Qual a lei do pregão eletrônico?

A Lei Federal 10.024/2019 (Lei do Pregão Eletrônico), regulamenta o pregão eletrônico para aquisição de bens e a contratação de serviços comuns, incluído os de engenharia, bem como a dispensa eletrônica, tudo no âmbito da Administração pública federal.

Quais são os passos para se fazer uma licitação?

Para a realização do pleito licitatório, deverão ser anexados ao edital documentos imprescindíveis à licitação, como: minuta de contrato, projeto básico, orçamento detalhado em planilha de custos unitários – quando for o caso de serviço composto de vários elementos -, modelos de declarações, bem como outros que sejam ...

Quais são as fases de licitação definida como rito procedimental comum expressa na nova lei de licitação na devida sequência?

Segundo o novo marco legal, o rito procedimental ordinário das licitações observará as seguintes fases, em sequência: (a) preparatória; (b) de divulgação do edital da licitação; (c) de apresentação de propostas e lances, quando for o caso; (d) de julgamento; (e) de habilitação; (f) recursal; e (g) de homologação.

Artigo anterior
Quanto custa a lente importada para cirurgia de catarata?
Artigo seguinte
O que é melhor cooktop de vidro ou inox?