Quais os principais elementos do Direito Tributário?

Perguntado por: Vanessa Alexandra Monteiro Cardoso  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (58 avaliações)

Assim como possível perceber na Regra Matriz de Incidência Tributária, as Obrigações Tributárias Principais possuem cinco elementos:
  • subjetivo (o sujeito ativo e o sujeito passivo);
  • objetivo (o fato ensejador da obrigação tributária);
  • quantitativo (base de cálculo e alíquota);
  • temporal (prazo para o pagamento); e.

Quais são os principais elementos do direito tributário?

São elementos da obrigação tributária: sujeito ativo, sujeito passivo, o objeto e a causa. O sujeito ativo é a figura que ocupa a posição de credor da obrigação tributária e é uma pessoa jurídica de Direito Público, titular da competência para exigir o cumprimento da obrigação.

Quais são os cinco elementos da hipótese de incidência tributária?

1) Elemento Pessoal; 2) Elemento Material; 3) Elemento Temporal; 4) Elemento Espacial; 5) Elemento quantitativo; Para o doutrinador, Leandro Paulsen, a norma tributária pode ser considerada norma tributária impositiva, quando sua hipótese de incidência cumular os cinco elementos acima elencados.

Quais são as cinco principais características do tributo?

Embora, muitas pessoas julguem se tratar do mesmo assunto, dentro do universo dos tributos, existem 5 especificações. São elas: impostos, taxa, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuição especial.

Quais os elementos básicos que caracterizam o conceito legal de tributo explique cada um?

Trata-se de definição denotativa, ou seja, mediante enumeração dos elementos que se enquadram à categoria. Assim, o conceito de tributo pode ser definido como: (i) impostos; (ii) taxas; (iii) contribuições de melhoria; (iv) contribuições; e (v) empréstimos compulsórios.

Direito Tributário - Conceito e Objeto

27 questões relacionadas encontradas

Qual a definição legal de tributo?

Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Quais são os tipos de tributos?

A Constituição Federal, de 1988, estabelece cinco tipos de espécies ou modalidades tributárias. São elas: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

O que é tributo explique suas características?

Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Como são as hipóteses de incidência da norma tributária?

A Hipótese de incidência é a situação descrita em lei, recortada pelo legislador entre inúmeros fatos do mundo fenomênico, a qual, uma vez concretizada no fato gerador, enseja o surgimento da obrigação tributária. ... Já o fato gerador pode ser considerado como o fato efetivamente realizado, materializado.

Quais são os elementos da sua hipótese de incidência e do seu consequente?

Esta análise da norma corresponde à Regra-matriz de incidência tributária, que constitui sua redução eidética, ou seja, sua esquematização em seus elementos essenciais: os antecedentes (a previsão do fato) e os consequentes (a previsão dos efeitos jurídicos) normativos.

O que é hipótese de incidência de um tributo?

A hipótese de incidência (HI) é uma situação abstrata descrita pela lei tributária quando o legislador recorta um fato da vida real como tributável, ou passível de incidência tributária. Segundo o princípio da legalidade tributária, todo tributo deve ser previsto em lei para que possa ser cobrado.

Quais são as principais fontes formais do direito tributário brasileiro?

As fontes principais do Direito Tributário são as leis, os tratados e convenções internacionais e os decretos (CTN, art. 96), tendo em vista que as demais normas são elencadas no art. 100 do CTN, sob título de Normas Complementares.

Quais as principais características do direito público?

O direito público está formado por normas que possuem um grande foco social e organizacional. Nesse ramo do direito existe uma relação vertical entre o Estado e o indivíduo, ou seja há uma hierarquia na qual o Estado é superior ao indivíduo porque representa os interesses da coletividade contra interesses individuais.

Quando ocorre a incidência tributária?

Está ligada à ocorrência na realidade fática da hipótese prevista abstratamente em lei como necessária e suficiente para o surgimento da obrigação tributária (artigo 114 do CTN), quando o fato se materializa, a norma de tributação gera efeitos.

O que são fato gerador e hipótese de incidência dos tributos?

"a expressão hipótese de incidência designa com maior propriedade a descrição, contida na lei, da situação necessária e suficiente ao nascimento da obrigação tributária, enquanto fato gerador diz a ocorrência, no mundo dos fatos, daquilo que está descrito na lei.

Quais as espécies tributárias e suas características?

Nestes termos, a teoria pentapartida preceitua a existência de 5 (cinco) espécies tributárias no ordenamento jurídico brasileiro, quais sejam os (1) impostos, (2) taxas, (3) contribuições de melhoria, (4) empréstimos compulsórios e as (5) contribuições.

O que é tributo exemplo?

O tributo é uma prestação em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir. Traduzindo, deve ser um valor em Real ou possível de converter para Real. Você não pode, por exemplo, recolher seus tributos no Brasil usando dólares. Ele também é definido como uma prestação que não constitua sanção de ato ilícito.

São características do tributo exceto?

Segundo o Código Tributário Nacional, são características do conceito de tributo, EXCETO : é instituído mediante lei ordinária, em regra. configura prestação pecuniária obrigatória e não sancionatória. trata-se de receita originária do Estado decorrente de sua atuação.

Quais são os três tipos de tributos no Brasil?

De acordo com o Código Tributário Nacional, os três principais tipos de tributos são os impostos, taxas e contribuições de melhoria.

Porque o tributo precisa ser definido em lei?

Leandro Paulsen ensina que a necessidade de que o tributo seja instituído em lei é requisito de validade, e a compulsoriedade da obrigação tributária é requisito de existência.

O que é tributo para a contabilidade?

São pagamentos obrigatórios onde a população deve dar uma parte de sua renda para custear atividades do Estado, como operações de manutenção e desenvolvimento. Todos os tributos são sempre criados e regulamentados por uma lei.

Qual é o objetivo de um tributo?

Função fiscal: todo tributo tem função fiscal, consistente na finalidade arrendatória, isto é: sua instituição visa apenas colocar dinheiro nos cofres públicos, fazer receita. Função extrafiscal: tem uma função que vai além da arrecadação de receitas, exercendo também uma função regulatória de mercado.

Quais são os princípios fundamentais do Direito Público?

152 e seguintes), os principais princípios do Direito Público são: "autoridade pública", "submissão do Estado à ordem jurídica", "função", "igualdade dos particulares perante o Estado", "devido processo", "publicidade", "responsabilidade objetiva" e "igualdade das pessoas políticas".

Quais são os principais ramos do direito público?

Quais são os ramos do Direito Público?
  • Direito Constitucional. É a base de tudo. ...
  • Direito Administrativo. Uma das principais disciplinas para quem deseja prestar concurso público, ela rege a atuação dos funcionários do Estado, o funcionamento de Ministérios, órgãos e instituições públicas. ...
  • Direito Financeiro. ...
  • Direito Penal.

Quais são os exemplos de Direito Público?

Quais são os ramos do Direito Público?
  • DIREITO CONSTITUCIONAL. O direito constitucional é a base de tudo. ...
  • DIREITO ADMINISTRATIVO. ...
  • DIREITO FINANCEIRO. ...
  • DIREITO ELEITORAL. ...
  • DIREITO URBANÍSTICO. ...
  • DIREITO PROCESSUAL. ...
  • DIREITO PENAL. ...
  • DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO.

Artigo anterior
Quando tomar Imecap Hair?
Artigo seguinte
Quando o processo pode ser desarquivado?