Quando ocorreu o rompimento da barragem de Brumadinho?

Perguntado por: Érika Costa de Batista  |  Última atualização: 29. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (42 avaliações)

O rompimento de barragem em Brumadinho em 25 de janeiro de 2019 foi o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Foi um dos maiores desastres ambientais da mineração do país, depois do rompimento de barragem em Mariana.

Quando aconteceu o rompimento da barragem de Brumadinho?

No dia 25 de janeiro de 2019, às 12h28, a barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, se rompeu, causando a morte de 272 pessoas e espalhando resíduos de minério pela bacia do Rio Paraopeba . Em 2023, a tragédia completa quatro anos .

Que dia foi o rompimento da barragem de Brumadinho?

Cinco anos após o rompimento da barragem em Brumadinho, a tragédia que deixou 270 pessoas mortas e despejou milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração na bacia do Rio Paraopeba, em 25 de janeiro de 2019, não teve responsáveis apontados até hoje.

Qual o motivo do rompimento da barragem de Brumadinho?

O acidente na barragem da Mina Feijão causou o vazamento de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério. A enxurrada de lama atingiu o centro administrativo da mineradora, a comunidade Vila Ferteco e casas na região rural de Brumadinho.

O que o rompimento da barragem de Brumadinho causou?

Com altura de 86 metros e comprimento da crista de 720 metros, a barragem tinha como finalidade a disposição de rejeitos do processo de beneficiamento a úmido de minério de ferro. Os rejeitos dispostos ocupavam uma área de 250 mil metros quadrados.

Momento exato do rompimento da barragem em Brumadinho (Imagens: TV Globo)

42 questões relacionadas encontradas

Quem foi o responsável pelo rompimento da barragem de Brumadinho?

A PF indiciou a Vale, empresa privada brasileira que figura entre as maiores mineradoras do mundo e a Tüv Süd, responsável pela auditoria da estrutura da barragem, pela prática de uma série de crimes ambientais contra a fauna, a flora, os recursos hídricos, unidades de conservação e sítios arqueológicos.

Qual motivo explica o rompimento da barragem?

Na maior parte dos casos, eis os principais fatores para o rompimento de barragens: Ausência de projeto ou projeto mal dimensionado, talvez baseado em poucas informações ou informações incorretas; Projeto e execução que não se comunicam; Falta de monitoramento dessas estruturas.

Qual foi o crime de Brumadinho?

Atos públicos e protestos nesta quinta-feira (25) marcaram os cinco anos do desastre de Brumadinho (MG), ocorrido em 25 de janeiro de 2019, quando o rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, deixou 272 mortos e um rastro de lama de rejeitos de minério de ferro ao longo do rio Paraopeba, em Minas ...

O que poderia ter sido feito para evitar essa tragédia de Brumadinho?

Um passo importante no nosso país foi a proibição de barragens de alteamento a montante. Porém, ainda há pelo menos 88 com esse método de construção ou modelo desconhecido, dentre as 717 listadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM), sendo 43 classificadas como de alto dano potencial associado.

O que falar sobre Brumadinho?

Um dos maiores desastres-crimes ambientais do Brasil completa três anos nesta terça-feira, 25 de janeiro de 2022. O rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho (MG) provocou a morte de 272 pessoas, sendo que seis continuam desaparecidas, e uma série de danos à natureza.

Quem são as vítimas de Brumadinho?

Veja os nomes das vítimas identificadas:
  • Adail dos Santos Junior.
  • Adair Custodio Rodrigues.
  • Ademário Bispo.
  • Adilson Saturnino de Souza.
  • Adnilson da Silva do Nascimento.
  • Adriano Aguiar Lamounier.
  • Adriano Caldeira do Amaral.
  • Adriano Gonçalves dos Anjos.

Onde a barragem se rompeu?

Rompimento aconteceu em Ouroana, distrito de Rio Verde. Vídeos mostram os estragos que a barragem causou na região. A barragem de uma represa que fica dentro de uma fazenda no distrito de Ouroana, em Rio Verde, não tem licença para funcionar, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad).

Como surgiu a barragem de Brumadinho?

De acordo com [1], a Barragem I consistia em um antigo depósito de rejeito de mineração (lama), que acumulou ao longo de mais de quarenta anos de vida uma poderosa capacidade destrutiva. Repleta de lacunas no histórico dos projetos de construção e alteamentos, recebeu rejeitos por décadas sem o devido controle.

Qual era o tipo de barragem de Brumadinho?

A barragem que se rompeu em Brumadinho é do mesmo tipo do acidente de Mariana. Chamado de “a montante”, é um tipo de barragem que permite a ampliação para cima do dique usando o próprio rejeito como fundação.

Quais foram os impactos da tragédia de Brumadinho?

Os impactos sociais consequentemente foram imensos, com destruição de diversas estruturas públicas e privadas; a perda de patrimônio imaterial e material; perda de vidas humanas, alterações nas condições de saúde física e mental da população.

Como era a vida antes do desastre de Brumadinho?

Se antes da tragédia a área era marcada pelo verde das matas e algumas casas, agora o cenário aparece tomado pelo marrom da lama de rejeitos da mineradora Vale, dona da barragem.

Quais as consequências do desastre de Brumadinho?

Água: A lama liberada pelo rompimento da barragem afetou o rio Paraopeba, um dos afluentes do rio São Francisco. Como consequência, animais e plantas aquáticas morreram em decorrência da redução da quantidade de oxigênio na água. Além de causar a morte do rio, a lama torna a água imprópria para consumo humano.

O que aconteceu com a empresa Vale depois de Brumadinho?

Depois do rompimento da mina, a Vale eliminou por exigência legal 40% de suas barragens a montante, se comprometendo a eliminar 100% delas até 2035. A catástrofe levou à criação de projetos de lei para regulamentar a atuação de mineradoras e também de usinas hidrelétricas.

Como está o processo de Brumadinho?

Até o fim de 2022, o processo tramitava na Justiça mineira. Porém, após solicitação de dois dos réus, Fabio Schvartsman, ex-diretor-presidente da Vale, e Felipe Figueiredo Rocha, engenheiro da mineradora, um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) transferiu o caso para a esfera federal.

Quantas vítimas ainda não foram encontradas em Brumadinho?

Corpos de três pessoas seguem desaparecidos; Vale e o Governo de MG dizem que buscas só serão interrompidas quando última vítima for localizada. O rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) matou 270 pessoas –incluindo duas mulheres grávidas.

Quantos anos tem o acidente de Brumadinho?

Há cinco anos, rompia a barragem de mineração da Vale em Brumadinho (MG), uma tragédia-crime que matou 272 pessoas soterradas por uma avalanche de lama e despejou 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos na bacia do Rio Paraopeba.

Quem eram as pessoas que estavam em cima da barragem de Brumadinho?

Na sexta-feira, 25 de janeiro, uma câmera captou o momento exato em que a tsunami de lama começou sua trajetória devastadora em Brumadinho. Sebastião, Elias, Luiz e Leo estavam perto da barragem na hora em que ela desabou e escaparam por pouco. Luiz trabalhava em outro local e conta como conseguiu escapar da morte.

Quantas pessoas sobreviveram à tragédia de Brumadinho?

A tragédia de Brumadinho (MG) completa três anos hoje, com seis vítimas ainda desaparecidas. Desde o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, 264 corpos já foram resgatados.

Qual foi a maior tragédia que aconteceu no Brasil?

A maior tragédia ocorrida no Brasil foi o incêndio do Gran Circo Americano, em Niterói, Região Metropolitana do RJ, que deixou 503 mortos e mais de 300 feridos. Três mil pessoas estavam na plateia quando o fogo começou, 20 minutos antes do fim do espetáculo. Foi em 17/12/1961.

Qual é a maior barragem do Brasil?

Com maior barragem do Brasil, Usina de Porto Primavera completa 25 anos.

Artigo anterior
Onde se localiza a maioria dos rios intermitentes no Brasil?
Artigo seguinte
O que fazer para eliminar gordura no fígado?