Para que serve o estudo de coorte?

Perguntado por: David Tavares de Lourenço  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (24 avaliações)

A finalidade dos estudos de coorte é averiguar se a incidência da doença ou evento adverso à saúde difere entre o subgrupo de expostos a um determinado fator de risco se comparado com o subgrupo de não expostos. Em outros termos, busca-se identificar os efeitos da exposição a um determinado fator.

O que é uma pesquisa de coorte?

A pesquisa de coorte é definida como uma forma de pesquisa observacional, longitudinal e analítica que objetiva estabelecer um nexo causal entre os eventos a que o grupo foi exposto e o desfecho da saúde final dessas pessoas. A pesquisa de coorte pode ser prospectiva ou retrospectiva.

Para que serve o estudo de caso-controle?

Normalmente, o objetivo dos estudos caso-controle é estudar o desenvolvimento da doença; portanto, casos incidentes (novos) da doença são geralmente preferidos do que os casos crônicos, de longa duração.

Quais são as vantagens do estudo de coorte?

Uma grande vantagem dos estudos de coorte é a capacidade de avaliar múltiplos desfechos. Os pesquisadores das coortes em estudo são livres para estudar mais de um desfecho, desde que os sujeitos em estudo estejam livres de cada desfecho de inte- resse quando o estudo começou.

O que é estudo de coorte e caso-controle?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

Epi Estudos Epidemiológicos Estudos de coorte

16 questões relacionadas encontradas

O que é caso Controle epidemiologia?

O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).

Como é feito o estudo de coorte?

O estudo de coorte compreende as seguintes etapas:
  1. Definição dos objetivos da pesquisa. ...
  2. Seleção dos participantes. ...
  3. Verificação da exposição ao fator objeto de estudo. ...
  4. Seleção do grupo de comparação. ...
  5. Acompanhamento do que aconteceu com a amostra. ...
  6. Análise do tipo de exposição que causou o desfecho.

Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de coorte?

3) Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de coorte? e) É a forma mais natural de elaborar uma pergunta (primeiro ocorre a exposição, depois a doenç. RESPOSTA CORRETA Essa é uma das principais vantagens do estudo de coorte.

Quais das seguintes é uma vantagem do estudo de coorte prospectivo?

(12) Quais das seguintes é uma vantagem do estudo de coorte prospectivo? Resposta: letra b. (13) Quais das seguintes assertivas são verdadeiras se um resultado é significativo ao nível de 5%? b) valor de p < 0,05 e o intervalo de 95% de confiança contém o valor da hipótese nula.

São vantagens dos estudos retrospectivos?

Esses tipos de estudos apresentam como vantagens a possibilidade de se mensurar vários fatores de exposição e desfechos, tanto primários como secundários, aplicam-se tanto para desfechos relativamente frequentes e fatores de exposição raros.

Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de caso-controle?

Vantagens: Bom para avaliar doenças com longo período de latência. Permite explorar simultaneamente múltiplas exposições com possível associação com a doença em estudo.

O que é um estudo de série de caso?

Séries de casos incluem a descrição das características e desfechos entre indivíduos de um grupo com uma doença ou exposição (que pode ser uma intervenção) durante um período de tempo e sem grupo controle. Os dados são coletados retrospectivamente ou prospectivamente, e não há randomização.

Quais são os passos para elaboração de um estudo caso-controle?

* * * Desenho básico E NE E NE Casos Controles * * * Passos para a elaboração de um estudo caso-controle 1) Selecionar uma amostra de uma população de pessoas com a doença (casos) 2) Selecionar uma amostra de uma população sob risco sem doença (controles) 3) Medir (em geral, não diretamente) as variáveis preditoras * * ...

O que é uma pesquisa transversal e longitudinal?

ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.

O que é pesquisa de corte transversal?

Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.

O que é um estudo de coorte prospectivo?

Estudos de coorte, muitas vezes chamados de “estudos prospectivos”, têm sido realizados com objetivo de investigar a história natural (aspectos subclínicos e clínicos) de enfermidades e estudar várias características relacionadas à transmissão e à manutenção destas doenças.

O que é uma desvantagem de um estudo de coorte em comparação a um ensaio clínico?

Desvantagens dos estudos de coorte

têm uma longa latência. Os estudos de coorte podem ser ineficientes se o desfecho é raro ou a doença tem um longo período de latência4. Exemplo: Investigadores querem investigar se o uso de talco na infância aumenta o risco de câncer de ovário na vida adulta.

Qual alternativa contempla uma desvantagem do estudo transversal?

A maior desvantagem dos estudos transversais prende-se com a impossibilidade de estabelecer relações causais por não provarem a existência de uma sequência temporal entre exposição ao factor e o subsequente desenvolvimento da doença.

São objetivos do uso da epidemiologia exceto?

03-São objetivos da Epidemiologia, EXCETO: A. Definir e determinar os fatores contribuintes aos agravos à saúde; B. Identificar e explicar os padrões de distribuição geográfica das doenças; C.

Como é feito um estudo transversal?

Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.

Que tipo de estudo é o relato de caso?

Compreende-se “relato de caso” a modalidade de estudo na área biomédica com delineamento descritivo, sem grupo controle, de caráter narrativo e reflexivo, cujos dados são provenientes da prática cotidiana ou da atividade profissional.

Qual a diferença entre relato de caso e série de casos?

Embora a diferenciação entre os dois tipos de estudos seja subjetiva e divergente entre os autores, um relato de caso engloba não mais do que 3 casos e uma série de casos compreende de 3 a 10 casos, segundo alguns, e mais do que isso de acordo com outros autores3.

Como calcular odds ratio caso controle?

Odds Ratio - RC

Desta forma, se p = 1/2, a chance é 1 para 1; p = 2/3, a chance é 2 para 1. A Raz˜ao de Chances (odds ratio) (RC)éa chance de doença (do evento “desenvolver a doença”) entre indivıduos expostos dividido pela chance de doença entre n˜ao-expostos.

Como é feita a seleção dos participantes casos e controles nesse tipo de pesquisa?

Nos estudos caso-controle, primeiramente, identificam-se indivíduos com a doença (casos) e, para efeito de comparação, indivíduos sem a doença (controles) (Tabela 4). Depois, determina-se (mediante entrevista ou consulta a prontuários, por exemplo) qual é a Odds da exposição entre casos (a/c) e controles (b/d).

Quais são os tipos de estudo?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

Artigo anterior
Onde passar óleo de lavanda para dormir?
Artigo seguinte
O que é remoso para quem fez cirurgia?