Quando ocorre o arrependimento eficaz?

Perguntado por: Martinho Lourenço Leal  |  Última atualização: 30. April 2024
Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)

CONCEITO. Ocorre o arrependimento eficaz nos casos em que o agente, depois de esgotar todos os meios disponíveis para a consumação do crime pretendido, arrepende-se e, por meio de outro ato, impede a produção do resultado.

Quando acontece o arrependimento eficaz?

O arrependimento eficaz ocorre quando o agente pratica alguma conduta para salvaguardar o bem jurídico que já foi colocado em risco. Em tal situação, a fase de execução foi realizada, entretanto, o agente agrega nova conduta a fim de evitar o sacrifício do bem tutelado, salvando-o.

Como funciona o arrependimento eficaz?

O arrependimento eficaz é semelhante a desistência, e também está prevista no artigo 15, a diferença é que no arrependimento, o agente já praticou todos os atos para atingir o resultado, mas interfere impedindo a consumação do crime.

Quais crimes admitem arrependimento eficaz?

O arrependimento eficaz só pode ocorrer em casos de crimes materiais, isso é, crimes que necessitem de um resultado naturalístico, exemplo: homicídio, resultado naturalístico: morte.

Quando se aplica o arrependimento posterior?

O artigo 16 do Código Penal descreve o arrependimento posterior como uma das causas de redução de pena, que pode incidir no caso de o acusado de crime cometido sem violência se arrepender e decidir reparar o dano ou devolver o objeto.

DESISTÊNCIA VOLUNTÁRIA - ARREPENDIMENTO EFICAZ - DIREITO PENAL

25 questões relacionadas encontradas

O que é arrependimento eficaz exemplo?

Exemplo de arrependimento eficaz é o do agente que, tendo dado veneno à vitima e antes que este produza efeito, minlstra-_Ihe o antidoto e impede o resultado letal; exemplo de reparação existe de parte de quem, tendo conswnado o furto, restitui ao lesado a res furtiva.

O que significa arrependimento eficaz no direito?

No arrependimento eficaz, não há margem alguma, porque o processo de execução está encerrado, e o agente atua então para evitar que sobrevenha o resultado.” (PACELLI, Eugênio. Manual de Direito Penal.

Quais são os requisitos do arrependimento posterior?

O arrependimento posterior é previsto no artigo 16 do Código Penal, que possui a seguinte redação: "Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de um a dois terços".

Qual crime não admite arrependimento posterior?

Não se aplica o arrependimento posterior em homicídio culposo na direção de veículo.

Quais são os dois tipos de arrependimento?

Isso é comparável à atrição, quando o pecador se arrepende e larga o pecado sobretudo por temor do Inferno. Existem dois tipos: o arrependimento verdadeiro, que vem do coração e leva à salvação, e o arrependimento falso, que é apenas superficial e não traz mudança real.

Como acontece o arrependimento posterior?

"O arrependimento posterior é figura nova no nosso ordenamento jurídico e vem tratado no art. 16 do Código Penal. Nele, o agente já consumou o delito, restando-lhe, agora, a reparação do dano ou a restituição da coisa, tudo isso, se possível, até o recebimento da denúncia ou queixa.

Quais são as excludentes de culpabilidade?

Em contrapartida, a excludente de culpabilidade corresponde à ausência de cada um desses elementos – ou seja, inimputabilidade, ausência de potencial consciência da ilicitude e inexigibilidade de conduta diversa. Isso ocorre quando o sujeito: apresenta doença, desenvolvimento incompleto ou retardo mental (art.

Quais são os tipos de arrependimentos?

Existem dois tipos de arrependimento dos pecados: atrição e contrição. A atrição, é o arrependimento indica um sentimento principalmente motivado pelo medo. Nesse caso, trata-se de um arrependimento superficial que simplesmente reflete o temor de ser castigado por causa de seus pecados.

Qual é a diferença entre desistência voluntária e arrependimento eficaz?

Enquanto que no arrependimento eficaz o agente termina todos os atos executórios, mas ele se arrepende e consegue reverter com o seu arrependimento e não conseguir o resultado. Então na desistência voluntária o agente faz uma parte dos atos de execução, e no arrependimento eficaz ele faz todos os atos de execução.

O que diz a Súmula 554 STF?

O pagamento de cheque emitido sem provisão de fundos, após o recebimento da denúncia, não obsta ao prosseguimento da ação penal.

Quais são os requisitos e as consequências do arrependimento posterior?

O arrependimento posterior, disciplinado pelo artigo 16 do referido dispositivo, é uma causa de diminuição de pena, que pode ser aplicada após a pratica de um crime. Para isso, o agente do crime, após causar um determinado dano ou cometer algum delito, precisa se arrepender e tenta reparar o dano.

Quais são os três aspectos do arrependimento?

Os três aspectos do arrependimento são: o intelectual (reconhecimento do pecado), o emocional (tristeza pelos pecados) e o volitivo (mudança de atitude e abandono dos pecados).

Em qual fase do iter criminis ocorre o arrependimento eficaz do agente?

Em qual fase do inter criminis ocorre o arrependimento eficaz do agente? Na fase dos atos preparatórios.

O que é um ato de arrependimento?

Arrependimento é uma reação emocional para atos passados ​​pessoais e comportamentais. Arrependimento é muitas das vezes expressado pelo termo "desculpa".

Qual a diferença entre arrependimento posterior e eficaz?

ARREPENDIMENTO EFICAZ X ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Trata-se, assim, de uma causa geral de diminuição de pena. Por outro lado, no arrependimento eficaz, o agente impede a produção do resultado. Tratando-se de uma causa de exclusão da tipicidade.

Quando há culpabilidade?

A culpabilidade, enquanto estrutura do crime, é usualmente compreendida como a censurabilidade do autor do injusto, ou seja, o juízo de reprovação sobre aquele que praticou fato típico e antijurídico e poderia e deveria ter agido de acordo com o Direito.

Qual a diferença entre excludente de ilicitude e culpabilidade?

As excludentes de ilicitude relacionam-se ao segundo elemento do crime, em sua concepção tripartite. Enquanto as excludentes de culpabilidade pertencem ao terceiro elemento, segundo essa mesma acepção.

O que é o ato de contrição e atrição?

A dor, quando motivada pela constatação de que o pecado nos fez perder o Céu e merecer o inferno, é o que chamamos de atrição. E, para recebermos o perdão através do Sacramento da Confissão, ela não é suficiente. Para chegarmos à contrição, é necessário que estejamos profundamente arrependidos por ter ofendido a Deus.

O que é um ato de contrição perfeita?

Contrição perfeita e imperfeita

A contrição perfeita procede do amor: o pecador se arrepende pelo fato de ter ofendido a Deus, infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas. Imperfeita é a contrição que decorre do temor: a pessoa aborrece o pecado pelo medo de perder o Céu e ser lançada no inferno.

O que é contrição imperfeita?

O arrependimento (também chamado contrição) deve inspirar-se em motivações que brotam da fé. Se for motivado pelo amor de caridade para com Deus, diz-se «perfeito»; se fundado em outros motivos, diz-se «imperfeito».

Artigo anterior
O que é energia TUSD?
Artigo seguinte
Qual o comportamento da resistência elétrica?