Quais são as causas de indeferimento da petição inicial?

Perguntado por: Catarina Moura Paiva  |  Última atualização: 28. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (53 avaliações)

Previsto no art. 330 do CPC, o indeferimento da petição inicial ocorre nas hipóteses de inépcia, ilegitimidade da parte, desinteresse processual ou quando os requisitos não são atendidos. Sendo a primeira peça de um processo, a petição inicial tem grande importância e peso para o autor da ação.

Quais são os casos de indeferimento da petição inicial?

O indeferimento da petição inicial ocorre quando ela possui algum defeito processual que impede prosseguimento do processo. Esses defeitos estão, em sua maior parte, contidos no art. 330, do CPC/15.

Quando a petição inicial pode ser indeferida?

Indica que um juiz ou uma juíza não autorizou a continuidade do processo. Isso ocorre quando, na leitura inicial dos documentos, nota-se que alguma exigência legal não foi cumprida e, por isso, o processo não pode prosseguir.

O que torna uma petição inicial inepta?

Uma petição inicial é considerada inepta quando ausente o pedido ou a causa de pedir do autor, conforme Art. 330, §1º, inciso I. Isso quer dizer que, neste caso, o autor não incluiu quais são os seus pedidos na inicial, ou seja, ele não explicitou ao juiz o que pretende, ao final, com a resolução da demanda.

Qual é o ato judicial praticado pelo magistrado para indeferir a petição inicial?

Se o autor não cumprir a diligência, o juiz indeferirá a petição inicial. Art. 322. O pedido deve ser certo.

Indeferimento da Petição Inicial | Processo Civil Desenhado

39 questões relacionadas encontradas

O que é causa indeferida?

Indica que o pedido feito por uma das partes do processo foi negado por um juiz ou por uma juíza.

Qual o recurso cabível contra petição inicial?

O recurso, nessa situação, deve ser a apelação, conforme o artigo 331 do Código de Processo Civil (CPC).

O que caracteriza a Litigancia de má fé?

A litigância de má-fé constitui um tipo especial de ilícito em que a parte, com dolo ou negligência, agiu processualmente de forma inequivocamente reprovável, violando deveres de legalidade, boa-fé, probidade, lealdade e cooperação de forma a causar prejuízo à parte contrária e obstar à realização da justiça.

Quais são os requisitos de uma petição inicial?

São oito os requisitos estruturais da petição inicial.
  • 1 - ENDEREÇAMENTO. É primeira informação que consta da inicial (art. ...
  • 2 - QUALIFICAÇÃO DAS PARTES. ...
  • 3 - CAUSA DE PEDIR. ...
  • 4 - PEDIDO. ...
  • 5 - OPÇÃO SOBRE A AUDIÊNCIA INICIAL. ...
  • 6 - REQUERIMENTO DE PROVAS. ...
  • 7 - VALOR DA CAUSA. ...
  • 8 - ASSINATURA DO ADVOGADO.

O que diz o artigo 321 do CPC?

321 do CPC trata de prazo dilatório, podendo ser estendido quando previsível a dificuldade da parte em cumprir a determinação de emenda à inicial requerida no prazo legal ou quando demonstrado interesse em cumpri-la, por meio do requerimento de maior prazo para tanto."

Qual a diferença entre indeferimento e Improcedencia?

Por outro lado, se encontrar que o pedido foi "indeferido", "improvido" ou "improcedente" significa que foi negado. Observe, porém, sobre o que se trata a decisão. Se o termo 'improvido', por exemplo, se tratar de algum pedido da parte contrária, então significa que é algo bom para você!

Qual o recurso cabível quando o juiz indeferir liminarmente a petição inicial?

cabe ao juiz indeferir liminarmente a petição inicial através de sentença a qual estará sujeita a recurso de apelação, havendo possibilidade do exercício do juízo de retratação.

Qual a consequência jurídica processual quando há indeferimento de uma petição inicial?

Todo o processo que enseje o indeferimento total da petição inicial conforme disposto no art. 295 do CPC, via de regra, haverá a extinção sem resolução do mérito, ou seja, o juiz encerrará o processo e não irá analisar o direito do autor. As hipóteses que levam a extinção sem resolução de mérito estão elencadas no art.

O Que Significa pedido indeferido pelo juiz?

Indeferir é um termo jurídico utilizado para descrever a ação de negar um pedido ou requerimento feito por uma das partes em um processo judicial. Quando um juiz indefere um pedido, significa que ele não concorda com o que foi solicitado e decide não atender à solicitação.

O que acontece quando um processo é indeferido?

No caso de indeferido, significa que o seu pedido foi negado, o que necessita uma investigação para entender o porquê isso ocorreu e quais são os próximos passos, principalmente se será possível entrar com um recurso.

São requisitos essenciais da petição inicial exceto?

São requisitos essenciais da Petição Inicial, exceto:
  • A. Nome e qualificação das partes.
  • B. O valor da causa.
  • C. O pedido com suas especificações.
  • D. As provas autenticadas pelas quais o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos.
  • E. O requerimento para citação do réu.

Qual o prazo para o juiz analisar uma petição?

Após apresentada a petição de acordo, o juízo analisará os seus termos no prazo de 15 dias (período no qual pode designar uma audiência) e proferirá a sentença. O pedido de homologação de acordo extrajudicial suspende o prazo prescricional dos direitos reivindicados na ação trabalhista.

O que acontece depois da petição inicial?

Após protocolar a petição inicial, inicia-se a citação, onde o réu toma conhecimento do processo e é convocado para apresentar sua defesa. Para isso é obrigatório realizar uma audiência de conciliação prévia, conforme o novo Código de Processo Civil.

Como se comprova má-fé?

Quando falamos de litigância de má-fé, alterar a verdade dos fatos é uma das condutas mais comuns. Ela pode decorrer de uma narrativa propositalmente errada dos fatos que embasam o processo. A alteração de uma prova importante para a ação também se enquadra neste caso.

São exemplos de má-fé processual?

A litigância de má-fé é aplicada em situações jurídicas onde uma das partes envolvidas no processo judicial age de maneira desonesta ou com intenções maliciosas. Isso pode incluir diversos comportamentos, como: Falsificação de documentos: Apresentar documentos falsos ou alterados ao tribunal.

Como provar litigância de má-fé?

Requisitos da litigância de má-fé
  1. A ocorrência de uma das condutas previstas no art. 80 do CPC;
  2. A parte contrária deve ter sofrido algum prejuízo pela conduta do litigante de má-fé;
  3. À parte que agiu de má-fé deve ter sido permitido o direito de defesa e contraditório.

Quando o pedido é indeterminado?

2. O pedido é indeterminado quando o autor pleiteia, genericamente, por informações e esclarecimentos necessários sobre a dívida lançada em cadastro restritivo de crédito, sem indicar com clareza em que consistiriam essas pretensões.

O que vem a ser preclusão?

O que é preclusão? Como já mencionado, a preclusão é a perda do direito de manifestação no processo, seja do autor, do réu ou de terceiros, por ausência de realização do ato processual no momento oportuno. Disso decorre, portanto, uma perda da capacidade de prática de atos processuais.

Quando ocorre a perempção?

A perempção ocorre quando há abuso do direito de ação. Conforme previsto pelo art. 486 § 3º do Novo CPC, a parte autora que der causa, por 3 vezes, à extinção do processo por abandono, não poderá propor nova ação contra o réu. Tal como a litispendência, a perempção é um requisito processual negativo.

Artigo anterior
Qual o nome da madeira Pinus?
Artigo seguinte
Como representar 1 trilhão?