Quando o lhe não é objeto indireto?

Perguntado por: Teresa Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (75 avaliações)

A resposta é “não”. De fato, o pronome “lhe” desempenha classicamente a função de objeto indireto, principalmente (mas não exclusivamente) se esse objeto é precedido das preposições “A “e “PARA”. Pode-se dizer que, quando for COMPLEMENTO VERBAL, o “lhe” será sempre objeto indireto.

Quando lhe não é objeto indireto?

O “lhe” refere-se a pessoas e pode ser usado tanto no gênero feminino, quanto no masculino, contudo, como já explicitado, não exerce função de objeto direto e sim de objeto indireto.

Quando o pronome lhe é objeto indireto?

Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."

Quando se usa o lhe?

O pronome oblíquo “lhe” é substituto dos objetos indiretos, ou seja, dos complementos que possuem preposição. Enquanto os pronomes o, a, os, as e variações como lo, la são dos objetos diretos.

Quais pronomes podem ser objeto indireto?

Os pronomes oblíquos podem desempenhar a função de complementos verbais da seguinte forma: Objeto direto: o, a, os, as. Objeto indireto: lhe, lhes. Objeto direto ou objeto indireto: me, te, se, nos, vos.

Função sintática do LHE - Objeto Indireto, Adjunto Adnominal e Complemento Nominal

40 questões relacionadas encontradas

Como identificar o objeto indireto?

Objeto indireto

Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos. Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente.

O que seria um objeto indireto?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. ... Este complemento é ligado ao Verbo por meio da Preposição “de”.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como se escreve Informo lhe?

informo-lhe - Dicionário Online Priberam de Português.

É correto dizer eu lhe amo?

Eu o amo ou eu lhe amo

Apenas a forma "Eu o amo" está correta. Dizer "Eu lhe amo" está errado porque o verbo amar, sendo um verbo transitivo direto, tem como complemento verbal um objeto direto, representado pelos pronomes oblíquos átonos o, a, os, as.

O que é objeto indireto Cite exemplos?

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

Como saber se o ME é objeto direto ou indireto?

Objeto direto: me, te, o, a, nos, vos, os, as. Exemplo: Respeite-me. Objeto indireto: me, te, lhe, nos, vos, lhes.

Como identificar um objeto direto e indireto?

O objeto pode ser constituído por pronome oblíquo: - os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto. Ex.: O pai deixou-as na escola. - os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto.

Estou lhe ou estou lhe?

Estou lhe enviando a ficha de inscrição.

Você errou! O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'

Foi-lhe está correto?

O uso do pronome lhe justifica-se pelo facto de ser pedido por um verbo transitivo que se constrói com complemento direto e indireto: «atribuir alguma coisa a alguém». Algumas construções similares surgem com adjetivo: (2) «Ele foi-lhe fiel.»

Qual é a classificação sintática do pronome lhe?

Classificação sintáctica do pronome «lhe» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. No Brasil, a gramática diz que o pronome "lhe" será sempre classificado como objeto indireto.

Qual palavra substitui informo?

O mesmo que: previno, ensino, comunico, advirto, aviso, inteiro, intimo, notifico.

Que Deus lhe conceda ou Conceda-lhe?

Usamos o pronome lhe para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, que são os verbos que precisam de preposição para completar o sentido. Então nas orações como: Quero lhe abraçar ou Deus lhe abençoe o uso do pronome está errado.

Que Deus lhe der ou de?

Significado de Dê

substantivo Ação imperativa do verbo dar; ato de oferecer ou de pedir: não me dê motivos para te demitir; dê dinheiro ao menino! Não confundir com: de. Etimologia (origem da palavra dê). Forma Der. de dar.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

O que é objeto direto de exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

Como diferenciar objeto direto e indireto de complemento nominal?

Objeto direto e Indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. O objeto direto é um complemento verbal que não é acompanhado por preposição.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Artigo anterior
Quais são os principais efeitos do endosso?
Artigo seguinte
Quantas páginas tem 3.000 palavras?