É possível a responsabilização penal da pessoa jurídica?

Perguntado por: Samuel Cláudio Loureiro  |  Última atualização: 30. Oktober 2024
Pontuação: 5/5 (43 avaliações)

Assim, atualmente, a pessoa jurídica pode ser penalmente responsabilizada, por violações à eco- nomia, meio ambiente, à saúde pública e à higiene e segurança no trabalho, também considerado como meio ambiente stricto sensu.

Quem pode ser responsabilizado penalmente?

Somente os maiores de 18 anos são responsáveis civil e criminalmente por seus atos. Com relação à culpabilidade, no âmbito civil a ela é mais ampla. Já na criminal nem toda culpa acarreta a condenação do réu, pois se exige certo grau ou intensidade naquele ato praticado.

Que teoria fundamenta a responsabilidade penal da pessoa jurídica?

É neste contexto que surgem as questões referentes à responsabilidade penal das pessoas jurídicas. Na doutrina atual, existem duas teorias principais acerca da responsabilidade penal da pessoa jurídica: teoria da ficção e a teoria da realidade.

Quem responde criminalmente por uma empresa?

Responsabilidade na esfera criminal Além das incidências legais trabalhistas, cíveis e previdenciárias, e dependendo dos fatos da situação a empresa, seus responsáveis e/ou prepostos podem responder ao processo criminal.

É possível a responsabilização penal da pessoa jurídica por delitos ambientais independentemente da responsabilização concomitante da pessoa física que agia em seu nome?

É possível a responsabilização penal da pessoa jurídica por delitos ambientais independentemente da responsabilização concomitante da pessoa física que agia em seu nome. Conforme orientação da Primeira Turma do STF, "O art.

AGU Explica – Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica

30 questões relacionadas encontradas

O que é responsabilidade penal da pessoa jurídica?

3º, a responsabilidade penal da pessoa jurídica foi estabelecida da seguinte forma: “as pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, ...

É possível a responsabilização ambiental de pessoa jurídica mesmo que se trate de pessoa jurídica de direito público?

Há os que entendem que quando a Constituição Federal, seguida da lei de crimes ambientais, refere-se à pessoa jurídica não especificou nem excluiu a pessoa jurídica de direito público, logo, ela também pode ser responsabilizada por crime ambiental. É o entendimento do qual comungamos.

Quais são os requisitos para a responsabilização criminal da pessoa jurídica?

São requisitos para a responsabilidade penal da pessoa jurídica conforme o artigo 3º, da Lei 9.605/1998: a) Infração cometida por decisão do representante legal ou contratual ou do órgão colegiado da pessoa jurídica; b) Infração praticada no interesse ou benefício da entidade.

Qual o entendimento da jurisprudência acerca da responsabilização penal da pessoa jurídica?

Não há responsabilização criminal da pessoa jurídica, quando ausente previsão expressa na legislação extravagante. Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 que prevê apenas a responsabilização penal de pessoa jurídica nos crimes ambientais (art. 225, § 3º) e contra a ordem econômica e financeira (art.

É possível fazer com que o sócio da empresa seja responsabilizado pelos atos ilícitos praticados por meio dela?

(g) com base na legislação do abuso de poder econômico –Lei Antitrustee , os sócios da sociedade limitada podem ser responsabilizados, em caso de prática de atos fraudulentos, quando agirem com abuso de direito, excesso de poder, infração à lei ou ao contrato social.

É possível a responsabilidade penal de pessoa jurídica por quê?

3.º da Lei 9.605/98 que prevê a responsabilidade penal da pessoa jurídica não deve ser aplicado, pois, apesar de norma vigente formalmente (porque aprovada pelo Poder Legislativo e promulgada pelo Poder Executivo), é substancialmente inválida, tendo em vista a incompatibilidade material com a Constituição Federal.

Quais crimes uma empresa pode cometer?

Pelo ordenamento jurídico brasileiro atual, as pessoas jurídicas são responsabilizadas penalmente apenas pelos crimes ambientais. Não há qualquer possibilidade de uma pessoa jurídica responder penalmente por crimes cujo objeto jurídico do crime seja a saúde pública.

Qual a teoria da pessoa jurídica adotada no Brasil?

A teoria da realidade técnica é um meio termo entre as duas anteriores: ela defende que a personalidade das pessoas jurídicas surge a partir de uma ficção, mas entende que elas têm atuação própria no meio social. No Brasil, essa é a teoria mais aceita.

Quais são os tipos de responsabilidade penal?

  • PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE PENAL. USE. PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE PENAL SUBJETIVA. ...
  • PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE PENAL SUBJETIVA. NOTA: ...
  • RESPONSABILIDADE PENAL. UP. ...
  • RESPONSABILIDADE PENAL OBJETIVA. NOTA:

Quando ocorre a responsabilidade penal?

A responsabilidade penal surge com a ocorrência de uma conduta omissiva ou comissiva que, ao violar uma norma de direito penal, pratica crime ou contravenção penal. Os crimes constituem-se ofensas graves a bens e interesses jurídicos de grande valor, de que decorram danos ou perigos próximos.

Qual é a diferença entre responsabilidade civil e responsabilidade penal?

A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros. Art. 123. A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenções imputadas ao servidor, nessa qualidade.

É necessário punir a pessoa jurídica juntamente com as pessoas físicas?

225 da CF/88. A pessoa jurídica pode ser punida penalmente por crimes ambientais ainda que não haja responsabilização de pessoas físicas. O principal argumento desta corrente é pragmático e normativo: pode haver responsabilidade penal porque a CF/88 assim determinou. Vale ressaltar que o § 3º do art.

Qual a responsabilidade da pessoa jurídica de direito público?

As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.

Qual princípio veda a responsabilidade penal objetiva?

O princípio da responsabilidade pessoal subjetiva, que também pode ser denominado de primeira acepção do princípio da culpabilidade, significa a impossibilidade de recepção, pelo direito criminal, da responsabilidade objetiva, isto é, a aplicação de uma pena ao sujeito ativo de uma conduta apenas em virtude do ...

É possível a condenação de pessoa jurídica pela prática de crime ambiental ainda que haja absolvição da pessoa física relativamente ao mesmo delito?

Conforme se extrai do Informativo 714: “É possível a condenação de pessoa jurídica pela prática de crime ambiental, ainda que haja absolvição da pessoa física relativamente ao mesmo delito.” O Superior Tribunal de Justiça possuía o entendimento de que a aplicação da teoria da dupla imputação seria condição sine qua non ...

Como a responsabilidade penal pode ser aplicada a pessoas jurídicas em casos de crimes ambientais?

Caso a pessoa jurídica efetivamente seja condenada pela prática de crime ambiental, serão aplicadas penas de multa com objetivo de reparação do dano, além da possibilidade de suspensão das atividades e proibição de obter eventuais subsídios do poder público, além de outras penas restritivas de direitos.

Qual o entendimento do STJ sobre as formalidades legais para o reconhecimento de pessoas previstas no artigo 226 do CPP?

Se realizado em conformidade com o modelo legal (art. 226 do CPP), o reconhecimento pessoal é válido, sem, todavia, força probante absoluta, de sorte que não pode induzir, por si só, à certeza da autoria delitiva, em razão de sua fragilidade epistêmica.

Qual é a base legal que fundamenta a responsabilidade penal da pessoa jurídica por condutas lesivas ao meio ambiente?

O § 3º do art. 225 da CF foi regulamentado pela Lei nº 9.605/98, que dispôs "sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente".

Qual teoria o direito penal ambiental adota?

O artigo 2º, em sua primeira parte, não nos traz nenhuma novidade, visto que estabelece a possibilidade do concurso de pessoas em crimes ambientais e adota a Teoria Monista ou Unitária do Código Penal, segundo a qual autores, co-autores e partícipes respondem todos pelo mesmo crime na medida de sua culpabilidade.

Quanto à possibilidade de responsabilidade penal da pessoa jurídica pela prática de crimes ambientais e o entendimento atual dos tribunais superiores Pode-se afirmar?

Não é admitida, pois a pessoa jurídica é incompatível com a teoria do crime adotada pela Lei de Crimes Ambientais.

Artigo anterior
O que é o primeiro pavimento de uma casa?
Artigo seguinte
Como pedir reforma por invalidez?