Quando o funcionário tem direito à estabilidade no emprego?

Perguntado por: Mélanie Leal de Leite  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (6 avaliações)

Durante o período de estabilidade, o empregado não pode ser demitido pelo empregador, exceto nos casos de justa causa. Tem direito à estabilidade no emprego quem ficou afastado por mais de 15 dias por acidente do trabalho ou por doença adquirida no trabalho.

Em quais casos o funcionário tem estabilidade?

A estabilidade no trabalho depende da situação. Como vimos, em caso de acidente de trabalho ou doença ocupacional, a estabilidade dura 12 meses após o fim do auxílio-doença acidentário. Já no caso de gravidez, cinco meses após o parto.

Quantos dias de afastamento gera estabilidade?

Conforme a Súmula 378 do TST [Tribunal Superior do Trabalho], são pressupostos para a concessão da estabilidade o afastamento superior a 15 dias e a consequente percepção do auxílio-doença acidentário, salvo se constatada, após a despedida, doença profissional que guarde relação de causalidade com a execução do ...

Em que consiste a estabilidade no emprego?

“Pode-se dizer que Estabilidade, para os fins justrabalhistas, consiste no direito que o Empregado tem de permanecer no emprego, mesmo contra a vontade do Empregador, salvo quando existir grave motivo que justifique a sua dispensa que torne incompatível a sua permanência na empresa ou no caso de força maior devidamente ...

Quais os tipos de doenças que a empresa não pode demitir?

Doenças que dão estabilidade no emprego
  • Lesão por Esforço Repetitivo. Esta é uma doença bastante conhecida entre os trabalhadores. ...
  • Surdez. ...
  • Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho. ...
  • Doenças que dão estabilidade no emprego – Neoplasia maligna. ...
  • Dermatose ocupacional. ...
  • Asma Ocupacional. ...
  • Antracose Pulmonar.

Direito do Trabalho #03 - Estabilidade

15 questões relacionadas encontradas

O que acontece se uma empresa demitir um funcionário doente?

Demitir um empregado com câncer ou portador de qualquer outra doença grave é ato discriminatório. Este é o entendimento majoritário dos Tribunais trabalhistas, podendo a empresa ser condenada a reintegrar seu empregado e pagar indenização equivalente.

Pode demitir um funcionário doente?

As empresas não podem demitir o trabalhador que estiver doente e afastado de suas funções. ... O trabalhador tem garantido pela legislação trabalhista estabilidade no emprego, ou seja, ninguém pode ser demitido sem justa causa pela empresa.

Como e por que ocorre essa estabilidade?

A estabilidade é um instrumento legal previsto para dar segurança aos empregados que se encontram em situações especiais, ou àqueles que não tenham uma proteção adequada ao desemprego (decenais). Entretanto, ela está longe de ser um salvo-conduto para comportamentos inadequados ou falta de profissionalismo.

O que fazer quando for demitido com estabilidade?

O empregado poderá ser demitido enquanto estiver protegido pela estabilidade acidentária em caso de cometer falta grave que assegure a sua dispensa por justa causa. Nesse caso, ele perde o direito a estabilidade provisória.

Quando a pessoa volta ao trabalho depois de um afastamento Ele tem tempo de estabilidade?

Nesse caso, o colaborador terá uma estabilidade de 12 meses após o retorno ao trabalho. ... Ou seja, ao retornar ao trabalho, ele terá direito de receber o auxílio-acidente até o momento da sua aposentadoria.

Quantos dias posso ficar afastado do trabalho por doença?

Quem é contratado pela CLT só tem direito ao auxílio-doença caso fique afastado por mais de 15 dias corridos ou intercalados. Na primeira quinzena, o profissional continua a receber normalmente seu salário pela empresa.

Quando volta de atestado tem estabilidade?

Após a alta, o segurado que recebia o auxílio-doença acidentário continua com estabilidade no emprego por mais 12 meses, de acordo com as leis trabalhistas. O mesmo, entretanto, não ocorre com a pessoa que recebia o auxílio-doença comum. Nesse caso, ela pode ser demitida pela empresa após o seu retorno ao trabalho.

Quais são as situações em que o funcionário é considerado estável na empresa?

A única estabilidade que realmente atingia o objetivo de manter o trabalhador no emprego é aquela adquirida aos dez anos de serviço na mesma empresa, prevista no art. 492 da CLT. ... Com isso só possuem estabilidade decenal aqueles que adquiriram 10 anos de serviço até 04.10.88, não sendo optantes do regime do FGTS.

Quais as doenças que dão estabilidade no trabalho?

6 Doenças que dão estabilidade no emprego:
  1. 6 Doenças que dão estabilidade no emprego: Lesão por Esforço Repetitivo. ...
  2. Lesão por Esforço Repetitivo. ...
  3. Surdez. ...
  4. Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho. ...
  5. Neoplasia maligna. ...
  6. Dermatose ocupacional. ...
  7. Asma Ocupacional.

Quem tem estabilidade na CLT?

492 da CLT, que trata da estabilidade por tempo de serviço. Segundo essa disposição legal, o empregado com mais de 10 anos de serviços prestados para o mesmo empregador não poderia ser dispensado, salvo em casos de falta grave ou força maior comprovadas. ... Deste modo, a estabilidade do empregado atualmente é provisória.

Qual o valor da multa para quem é demitido na estabilidade?

Portanto, a multa será no valor de 1 salário mensal. Se houve redução de 50% por 60 dias e o trabalhador for dispensado sem justa causa ao findar desse período, ainda teria direito a mais 60 dias de estabilidade. Portanto, a multa será correspondente à 50% do salário do funcionário multiplicada por 02 meses.

O que pagar na indenização de estabilidade?

4 – INDENIZAÇÃO DA ESTABILIDADE

III – 100% do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, nas hipóteses de redução de jornada de trabalho e de salário em percentual igual ou superior a 70% ou de suspensão temporária do contrato de trabalho.

Quem tem estabilidade pode fazer acordo?

Portanto, não haverá ilegalidade ou problemas judiciais nos seguintes casos: acordo mútuo, entre patrão e empregado, sem coação; justa causa, baseada no Artigo 482 da CLT; ou em pedido de demissão compulsório, partindo do próprio empregado.

Quais são as estabilidades quanto ao tipo e forma?

A estabilidade pessoal (ou personalíssima) é adquirida em função de circunstância pessoal do trabalhador (acidentado, gestante etc.). A estabilidade altruísta, por sua vez, visa à representação de terceiros (copeiro, dirigente sindical etc.).

Como funciona a estabilidade na pandemia?

Os trabalhadores com contrato de trabalho suspenso ou redução de salário e jornada têm direito a um período de estabilidade. ... Ou seja, se a empresa fez uso do programa durante 120 dias, depois de concluído esse período, o trabalhador deverá ser mantido na empresa por mais 120 dias, no mínimo.

Estou de atestado médico posso pedir demissão?

A apresentação de atestado médico depois da comunicação de dispensa sem justa causa não tem o condão de, por si só, tornar nula a dispensa. Havendo gozo de licença médica pelo período de quinze dias, o que ocorre é apenas a interrupção do contrato, o qual é computado como tempo de serviço para todos os fins.

Qual o mês que a empresa não pode demitir?

Em razão de a data base da categoria ser fixada em janeiro de cada ano, lembramos para ser evitada a dispensa de empregados entre os dias 02 de novembro e 31 de dezembro do corrente, salvo justa causa, pois, os artigos 9º das Leis nºs.

Como pedir demissão por motivo de doença?

Por motivo de doença na família

Uma doença repentina de algum familiar — ou até mesmo do próprio colaborador — pode fazer com que a pessoa precise parar de trabalhar. Nesses casos, informe-se sobre seguro-saúde ou outro benefício concedido ao trabalhador.

Qual o valor de uma indenização por doença ocupacional?

BASE DE CÁLCULO DA INDENIZAÇÃO POR DANO MATERIAL DECORRENTE DE DOENÇA OCUPACIONAL. 50% (CINQUENTA POR CENTO) DA REMUNERAÇÃO.

Como provar que a doença foi adquirida no trabalho?

Como provar que uma doença ocupacional ? As empresas não costumam reconhecer que as enfermidades foram causadas durante as atividades do seu empregado. Assim, a comprovação é realizada a partir de uma declaração judicial, obtida após a perícia médica.

Artigo anterior
Qual é o melhor aplicativo de trena?
Artigo seguinte
Como fazer o furúnculo vazar?