O que é e onde é utilizada a escória do alto forno?

Perguntado por: Violeta Sousa de Branco  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (6 avaliações)

Aterro/Terraplanagem. Agregado para concreto. Cimento (grande utilização da Escória de Alto-Forno granulada devido a sua hidraulicidade) Aplicações especiais (lã mineral, lastro ferroviário, material para cobertura, isolamento, vidro, filtros, condicionamento de solo e produtos de concreto)

Qual é a utilização da escória?

A escória é o subproduto da fundição de minério para purificar metais. Pode ser considerada uma mistura de óxidos metálicos mas também podem conter sulfitos metálicos e átomos de metais na sua forma elementar. As escórias são geralmente usadas como uma maneira de remover impurezas na fundição de metal.

O que é escória de alto forno e como pode ser utilizado na construção civil?

A escória de alto forno, subproduto proveniente das siderúrgicas é formada no interior dos fornos a partir da fusão do minério de ferro e gotejamento de ferro gusa líquido. Estudos mos- tram como este resíduo pode ser empregado na constituição de cimentos compostos para o emprego em concretos e argamassas.

Para que serve a escória de alto forno no cimento?

A escória de alto forno é um resíduo não metálico obtido a partir da produção de ferro gusa. ... A aplicação da escória de alto forno na produção do concreto pode reduzir aproximadamente 5% da emissão de CO2 gastos na produção de cimento. Além de representar vantagens ao meio ambiente por ser um resíduo.

O que é escória ela pode ser utilizada no processo Siderurgico?

Escórias são materiais gerados com a transformação do aço no processo siderúrgico. São também chamados de coprodutos, pois podem ser utilizados como matéria prima ou insumos de processos industriais, sendo considerados ambientalmente corretos.

ESCÓRIA DE ALTO FORNO, EMPREGADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL E PAVIMENTAÇÃO.

42 questões relacionadas encontradas

O que é escória de siderúrgica?

A escória de siderurgia é um silicato de cálcio e fonte de silício, que tem ação corretiva da acidez do solo semelhante à do calcário. ... A aplicação de escória de siderurgia favoreceu a disponibilidade de silício, entretanto, quando associada à adubação nitrogenada, não alterou o teor deste elemento no solo.

O que é escória na construção civil?

As escórias se formam pela fusão das impurezas do minério de ferro, juntamente com a adição de fundentes (calcário e dolomita) e as cinzas do coque. A escória fundida é uma massa que, por sua insolubilidade e menor densidade, sobrenada no ferro gusa e é conduzida por canais, até o lugar de resfriamento.

Como se forma a escória no alto forno Qual é sua importância para o processo de produção do ferro gusa?

A escória de alto forno é um produto gerado na fabricação do ferro gusa, sua formação ocorre pela combinação química das impurezas do minério de ferro com calcário e dolomita e as cinzas de carvão mineral, durante a produção do ferro gusa a EAF flutua no topo do ferro fundido, localizado na parte inferior do forno, ...

Qual é o objetivo da adição de fundentes no alto forno?

A função do fundente é a de separar o minério da ganga. ... As matérias-primas (minério+ganga, coque e fundente) são introduzidas pela parte superior do forno, normalmente através de uma tremonha rotativa.

Quais são os benefícios que decorrem da adição parcial da escória de alto forno em substituição ao clínquer?

Outro apelo tecnológico do uso desta adição veio da possibilidade de redução do impacto ambiental e redução de energia consequentes das diminuições da exploração das jazidas de calcário e da emissão do CO2 na produção do clínquer [11].

O que quer dizer a palavra escória?

O que é Escória:

Escória é um termo pejorativo usado para se referir a camada socialmente desfavorecida da sociedade. Em suma, consiste nas pessoas consideradas desprezíveis, inferiores e irrelevantes dentro de um grupo social.

Quais são os produtos do alto forno Cite suas principais aplicações?

Divisão
  • Guela:- Região superior do AF. ...
  • Tomada de gáses:- Os gáses produzidos no AF.( saem a temperaturas de 200/300oC) não são lançados diretamente na atmosfera, pois, possuem alto poder calorífico. ...
  • Cuba:- Região média do AF com altura total de aprox. ...
  • Rampa:- ...
  • Anel de vento:- ...
  • Ventaneiras:- ...
  • Furo de escória:- ...
  • Cadinho :-

O que é a escória no processo de fabricação do aço?

A escória é um dos principais resíduos resultantes do processo de produção do aço. ... A presença de altos teores de cromo confere periculosidade a este resíduo, o qual é normalmente mantido em depósitos cobertos devido às regulamentações dos órgãos de proteção ambiental.

O que é escória de fundição?

As escórias são formadas como resíduos ou subprodutos em processos de fusão metalúrgica e formam-se a partir de fusões amplamente homogêneas compostas por óxidos livres ou ligados. No estado sólido, elas geralmente são pedaços de metal maiores ou partículas de metal cobertas.

O que acontece no alto forno?

O alto-forno é um reator que funciona a contra corrente. A carga metálica, composta por sínter, minério granulado e pelota, em conjunto com o combustível (coque), são carregados, de forma controlada, pelo topo. O ar quente, enriquecido com oxigênio, é injetado na região inferior.

O que é escória de solda?

A escória é criada quando glóbulos de metal fundido se solidificam na superfície da solda – esses devem ser tirados. Os equipamentos de soldagem fixa são fáceis de usar e de baixo custo. O eletrodo fornece seu próprio fluxo, eliminando a necessidade de fontes adicionais.

Qual o principal fundente adicionado no alto forno responsável por reduzir a temperatura de fusão e aglutinar as impurezas dando origem a escória?

O alto forno produz ferro gusa como seu principal produto, contendo cerca de 4,5 % de carbono, 0,3 a 0,7 % de silício, 0,01 a 0,04 % de enxofre, no máximo 0,1 % de fósforo e cerca de 0,1 5 de manganês.

Quando um fundente é adicionado a um minério?

Os fundentes são basicamente óxidos básicos, como CaO e MgO, e aumentam a resistência mecânica, ao forma uma estrutura vítrea, quando corre a reação com a ganga (impurezas ou parte do minério sem aproveitamento econômico para a extração de metais).

Quais são as principais funções dos fundentes em meio ao banho líquido?

Fundente em metalurgia é uma substancia usada para promover fluidez ao metal e remover impurezas na forma de escória.

Como é obtido a escória de Alto-forno?

A Escória de Alto Forno é obtida na fabricação de Ferro Gusa. A Escória de Aciaria é obtida na fabricação de Aço. A fabricação de ferro gusa se realiza em unidades industriais chamadas Altos- Fornos, nas quais se reduzem os óxidos contidos nos minerais de ferro e se separam as impurezas que os acompanham.

Qual a densidade da escória?

3.2 Densidade real

A escória do FEA apresentou uma densidade de 3,848 g/cm3, valor superior o da escória BOF 3,455 g/cm3.

São exemplos de aglomerantes?

Os principais aglomerantes são:
  • Cimento;
  • Cal Aérea;
  • Cal Hidráulica; e.
  • Gesso.

O que é escória de chumbo?

As escórias de fundição secundária de chumbo são subprodutos da reciclagem de chumbo, contida em baterias usadas. Este resíduo pode ser considerado um importante fator de contaminação do ar, solo e água, quando não está devidamente estabilizado.

Como é o processo de fabricação do aço?

O aço é produzido por remoção de impurezas, como o carbono do ferro em bruto ou da gusa, produzido pelos altos-fornos. O processo industrial principal é o de oxigénio, no qual a gusa ou a sucata fundidas são colocadas num contentor de tijolos alcalinos (básicos) revestido com resistências elétricas.

Qual é o principal combustível utilizado no alto forno no Brasil?

Combustível utilizado: gás misto, mistura de gases provenientes do próprio alto forno ( 86 a 94% de GAF ) e da coqueria ( 14 a 6% de GCO).

Artigo anterior
Pode esquentar papelão no forno?
Artigo seguinte
Onde trabalha um patologista?