Quando o EPI deve ser fornecido ao trabalhador?

Perguntado por: Filipa Marta Machado Pires Torres  |  Última atualização: 10. Januar 2025
Pontuação: 5/5 (54 avaliações)

O uso do equipamento de proteção individual é obrigatório sempre que um profissional estiver exposto a um risco inerente a sua atividade. Por exemplo, é comum que eletricistas, bombeiros e construtores corram perigos naturais à atividade, como cortes, abrasão ou perfuração.

O que diz a CLT sobre o fornecimento de EPI para o empregado?

O empregador deve fornecer os EPIs de forma gratuita, sem qualquer ônus para os empregados.

Quando a empresa pode cobrar EPI do funcionário?

Diante do exposto, se um empregado danificar intencionalmente o EPI ou em casos de negligência comprovada, a empresa poderá cobrar pelo dano, desde que esta possibilidade esteja claramente acordada com o empregado.

Quando entregar EPI?

A ficha de entrega de EPI é um documento obrigatório e deve ser preenchida pelo funcionário na hora do recebimento de cada equipamento.

Em qual situação a empresa tem a obrigação de fornecer o EPI ao colaborador?

Obrigações da empresa quanto ao uso de EPI

Quando as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes ou doenças profissionais e do trabalho; Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; Para atender a situações de emergência.

Quais as responsabilidades do trabalhador sobre os EPI’s?

39 questões relacionadas encontradas

Quando a empresa não precisa fornecer EPI?

Se o empregador se recusar a fornecer o EPI ou se as condições de trabalho oferecerem risco à saúde do trabalhador, é possível denunciar aos órgãos competentes, como o Ministério do Trabalho e Emprego, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho e os sindicatos.

Quem deve fornecer o EPI e em que condições?

A parte responsável por fornecer EPI em um relacionamento de trabalho é a empresa. De acordo com a NR 6, parágrafo 6.3, o empregador é quem possui a responsabilidade de fornecer aos empregados, gratuitamente, o EPI adequado ao risco.

É obrigação de quem o fornecimento Os EPI?

De acordo com a NR 6, parágrafo 6.3, é a empresa quem possui a responsabilidade de fornecer aos empregados, gratuitamente, os Equipamentos de Proteção Individual – EPI mais adequado ao risco da atividade que será realizada.

Em que condições as empresas são obrigadas a fornecer aos empregados EPIs adequados aos riscos e em perfeito estado de conservação e funcionamento?

Quando medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção; Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e, Para atender a situações de emergenciais.

Como deve ser registrada a entrega dos EPIs aos colaboradores?

Texto impresso de recebimento e responsabilidades

Para isso, deverá conter um texto impresso declarando esse recebimento, conforme o exemplo abaixo: Eu, [NOME DO FUNCIONÁRIO], recebi da empresa X o equipamento de proteção individual (EPI) supradescrito, do qual me comprometo fazer o devido e adequado uso.

O que a empresa é obrigada a fornecer?

É a disposição do artigo 458 da CLT: Art. 458 - Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações "in natura" que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado.

É obrigatório o funcionário usar EPIs na empresa?

EPI para a saúde e proteção do trabalhador

O uso de EPIs passou a ser obrigatório com a Lei n.º 6.514/77 da CLT e é regulamentado pela NR6, que versa sobre quais equipamentos são considerados EPIs.

É obrigatório devolver EPI?

A Norma Regulamentadora 6, que dispõe a respeito de EPI, não cita que seja necessário devolver o equipamento ao término do vínculo empregatício. Contudo, empresas que realizam o controle de entrega e devolução continuarão mantendo a sua organização e, por isso, pode ser necessário realizar a devolução.

Pode o empregador cobrar pelo fornecimento do EPI?

O EMPREGADOR PODE COBRAR PELO FORNECIMENTO DO EPI? Nunca! A empresa é obrigada a fornecer EPI gratuitamente ao funcionário, isso está bem claro na NR 6.3. E SE O FUNCIONÁRIO FIZER MAU USO.

Quanto à obrigação do empregador em relação ao EPI?

Armazenamento correto; Substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; Comunicar o MTE qualquer irregularidade observada no EPI.

O que diz o Art 166 e 167 da CLT?

CLT, Consolidação das Leis do trabalho - Equipamento de proteção individual. Art 166. A ventilação artificial, realizada por meio de ventiladores, exaustores, insufladores e outros recursos, será obrigatória sempre que a ventilação natural não preencher as condições exigidas no artigo anterior. Art 167.

Pode dar advertência por não usar EPI?

Sendo assim, é lícito ao empregador aplicar à devida penalidade ao empregado que se recuse a utilizar o EPI. Cabe informar que as penalidades são: a advertência, a suspensão e a demissão por justa causa.

Qual o valor da multa por não fornecer EPI?

Não fornecimento de EPI – Equipamento de Proteção Individual

Assim, caso profissional reporte este não fornecimento, isso poderá acarretar multas a partir de R$ 2.387,12 para a organização.

O que cabe ao Ministério do Trabalho quanto ao EPI?

Cabe ao órgão regional do MTE: a) fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI; b) recolher amostras de EPI; e, c) aplicar, na sua esfera de competência, as penalidades cabíveis pelo descumprimento desta NR. 6.12.

De quem é a responsabilidade de exigir a utilização dos EPIs pelos trabalhadores?

A responsabilidade de fornecer EPIs

De acordo com o item 6.3, da Norma Regulamentadora 6 (NR 6): “A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento […]”.

Quem é responsável pelos EPIs?

Responsabilidade de fornecer e orientar quanto ao uso dos EPIs. É exatamente a empresa que deve fornecer os EPIs adequados dentro de cada função, visando proteger os trabalhadores dos riscos. Os funcionários são responsáveis pela manutenção e uso destes equipamentos de acordo com as instruções.

Qual é o EPI mais importante?

Sem dúvidas, o Capacete de Segurança é o EPI mais conhecido e utilizado no mundo inteiro. Isso porque a cabeça é uma das áreas do corpo humano que mais precisa de proteção. Dessa forma, este EPI é responsável por oferecer proteção ao crânio do usuário contra impactos e, dependendo do modelo, choques elétricos.

Quais são as obrigações do empregado?

Trabalhar com dedicação, zelo, atenção e boa-fé; • Acatar e cumprir as ordens do serviço; • Não faltar ao trabalho: ser assíduo e pontual; • Fazer exames médicos e usar medidas de proteção, evitando danos e acidentes pes- soais ou com colegas de serviço.

O que diz a CLT sobre EPI?

A CLT determina que o empregador deve promover treinamentos e orientações sobre o uso correto dos EPIs. Isso envolve ensinar os funcionários a colocar, ajustar, retirar e manter os equipamentos de proteção individual. Essa capacitação ajuda a evitar acidentes e a garantir a integridade dos trabalhadores.

O que fazer quando o funcionário não usa EPI?

A Norma Regulamentadora (NR) 6 detalha as obrigações do empregador e do empregado quanto aos EPIs. Diante de um funcionário que se recusa a utilizar o EPI, o empregador tem a opção de agir como educador ou como um policial da segurança.

Artigo anterior
Quantos comprimidos de ivermectina devo tomar com 100 kg?
Artigo seguinte
Quanto a Hotmart vale?