Como contabilizar o CFOP 5922?

Perguntado por: Teresa Antunes  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (10 avaliações)

CFOP: deve ser preenchido com 5.922 para operações internas, ou seja, quando quem emite e quem será o destinatário da nota residem no mesmo estado. ... A descrição do CFOP, por sua vez, deverá ser “lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura”.

Como lançar o CFOP 5922?

O primeiro momento se à possibilidade de realização de faturamento antecipado da mercadoria, emitindo-se uma Nota Fiscal com natureza “simples faturamento – venda para entrega futura”, com o CFOP 5922, que deverá ser escriturada pelo destinatário do documento, no Livro Registro de Entradas, com o CFOP 1922.

Como contabilizar à venda para entrega futura?

Na operação de compra para entrega futura a mercadoria ou produto já existe e passa ser de propriedade do adquirente que, por sua conveniência, opta por recebê-la posteriormente. Por esse motivo deve-se reconhecer o custo da mercadoria na entrada da fatura - primeira nota/nota de compra.

Como contabilização nota de remessa para entrega futura?

A nota fiscal com o CFOP 6916 é uma nota de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura, só será creditado o ICMS no mês do fato gerador ou na entrada da mercadoria no prazo máximo de 5 anos, então você poderá se creditar na chegada dessas mercadorias.

Como contabilizar 1922?

1922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro Classificam-se neste código os registros efetuados a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro.

Venda para Entrega Futura x Faturamento Antecipado

28 questões relacionadas encontradas

Qual CFOP de entrada para 1922?

CFOP › 1000 - Entradas ou aquisições de serviços no Estado › 1900 - Outras entradas de mercadorias ou aquisições de serviços › 1922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro.

Como contabilizar simples faturamento?

Porém se a empresa ainda não tiver esta mercadoria em estoque ela deverá proceder assim: D=Cliente no ativo e C=Vendas p/ entrega futura no passivo, quando houver a remessa da venda c/ cfo 5.116 ou 5.117 será D=Vendas p/ entrega futura no passivo e C=Receitas de Vendas. Espero ter ajudado.

Como contabilizar receitas de exercícios futuros?

Na obtenção de receitas de exercícios futuros, a empresa deveria dispensar tratamento similar aos custos correspondentes a tais receitas, ou seja, registrá-los também no grupo "Resultados de Exercícios Futuros" como conta redutora da respectiva receita.

Como contabilizar nota de entrada com CFOP 1117?

No caso do 1117, classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas, quando da entrada real da mercadoria, cuja aquisição tenha sido classificada no código 1.922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro. Abraço.

Como contabilizar remessa por conta e ordem?

A contabilização das compras de itens do estoque deve ocorrer no momento da transmissão do direito de propriedade dos mesmos. Geralmente, tal momento ocorre na entrada física dos bens no estabelecimento.

Como funciona a operação de venda para entrega futura?

A Venda Entrega Futura é a operação que consiste no fato de haver um faturamento antecipado do valor da mercadoria e posterior entrega da mesma na data estabelecida na transação comercial acordada entre vendedor e comprador.

Quando usar o CFOP 5922?

5922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura Classificam-se neste código os registros efetuados a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura.

Quando tributar venda para entrega futura?

Na seara tributária, temos que nas vendas para entrega futura a receita é reconhecida para fins de tributação no ato da emissão da nota fiscal. Nas hipóteses de faturamento antecipado, a receita será reconhecida para fins de tributação quando da efetiva entrega do bem.

Qual CFOP entra no faturamento 5922 ou 5117?

Primeiro você emite a nota no CFOP 5922 (Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura), para faturar. Em seguida emite no CFOP 5117 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura), e tributa.

Qual CFOP tributa 5922 ou 5117 PIS e Cofins?

o CFOP 5.922 tem finalidade para acobertar o faturamento da mercadoria, assim deverá ser pago sobre ele todos os impostos federais tais como o PIS/COFINS.

Qual o CFOP de entrada para 6916?

Retorno de produto recebido para conserto ou reparo (CFOPs 5916 / 6916)

Qual CFOP de entrada para o 5949?

Regra Tributaria - CFOP 5949 - Remessa ou retorno de locação de bens. O CFOP nestes casos é o mesmo utilizado para “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado"afinal, trata-se de uma operação sem incidência dos impostos, desde que condicionada ao retorno do bem ao estabelecimento de origem.

Qual CFOP de entrada para 5113?

CFOP › 5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5100 - Vendas de produção própria ou de terceiros › 5113 - Venda de produção do estabelecimento remetida anteriormente em consignação mercantil.

Como contabilizar receitas diferidas?

As denominadas "Receitas Diferidas" representam montantes que vão gerar um passivo para uma prestação de serviço futuro, ou a entrega posterior de bens. Portanto, devem ser registradas, contabilmente, em conta do Passivo (Circulante ou Não Circulante, de acordo com o prazo de realização).

Como contabilizar receita?

LANÇANDO AS RECEITAS

Ou seja, deve se observar se houve a prestação do serviço, a venda da mercadoria, a venda do produto. Pouco importa se o valor foi recebido ou não, o relevante, para a contabilidade, é se a entidade cumpriu a sua obrigação para com o cliente. Se isso ocorreu, tem-se o reconhecimento da receita.

Qual a diferença entre receita antecipada e receita diferida?

A receita diferida, também conhecida como receita não auferida, refere-se a pagamentos antecipados que uma empresa recebe por produtos ou serviços que serão entregues ou realizados no futuro. A empresa que recebe a antecipação registra o valor como receita diferida, um passivo, em seu balanço patrimonial.

Como funciona a operação de simples faturamento?

Essa operação é realizada apenas para fins de simples faturamento, sem que ocorra movimentação de mercadorias no momento. Lembrando que posteriormente será necessário emitir uma nota fiscal de remessa para transporte dessa mercadoria. ... Existem diversos exemplos de Nota Fiscal de Simples Faturamento.

O que é o CFOP 5924?

CFOP 5924 Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente.

O que é o CFOP 6117?

CFOP 6117 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura.

Qual CFOP de entrada para o CFOP 5124?

CFOP › 5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5100 - Vendas de produção própria ou de terceiros › 5124 - Industrialização efetuada para outra empresa.

Artigo anterior
Qual é a extensão da rodovia 163?
Artigo seguinte
Como limpar o tambor da máquina de lavar roupa?