Quando não fazer drenagem linfática?

Perguntado por: Camila Brito Carneiro  |  Última atualização: 18. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (7 avaliações)

Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.

Quais as indicações e Contra-indicações da drenagem linfática corporal?

As sessões de drenagem linfática são contraindicadas nos seguintes casos: Pessoas com câncer, tumores malignos, tuberculose, infeções e processos inflamatórios agudos, edemas oriundos de insuficiências renais, hepáticas ou cardíacas não controladas, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva, ...

O que pode acontecer uma drenagem mal feita?

Se a pessoa teve uma trombose venosa profunda há pouco tempo, a drenagem pode provocar o deslocamento de trombos. O resultado pode ser gravíssimo: uma embolia pulmonar ou um acidente vascular cerebral.

O que saber antes de fazer drenagem linfática?

Pré, durante e pós drenagem

É fundamental tomar bastante água antes da sessão - e é normal e necessário que se saia dela com muita vontade de urinar. A respiração do cliente deve receber atenção extra, já que o diafragma estimula os linfonodos e tem um importante papel durante a massagem.

Quais as contraindicações relativas e absolutas da DLM?

A DLM é indicada para vários casos, porém possuem algumas restrições, denominadas de contraindicações relativas, que são casos especiais como período menstrual ou até o terceiro mês da gravidez, e as absolutas, como câncer e trombose [8].

Mais um segredo do drenagem linfática que muita gente não sabe

17 questões relacionadas encontradas

São Contra-indicações para a drenagem linfática exceto?

São contraindicações para a drenagem linfática, EXCETO:
  • A. congestão hepática e renal.
  • B. linfedema.
  • coágulo sanguíneo.
  • infecção nos linfonodos.

São indicações para a drenagem linfática manual exceto?

R.: As principais indicações da drenagem linfática são retenção de líquidos, alterações circulatórias, celulite, tpm, acne, hematomas, revitalização facial, pré e pós-cirurgias plásticas, gestantes. E as contraindicações são febre, tumores malignos, infecções agudas, insuficiência renal, trombose, tromboflebite etc.

Quantos minutos demora uma drenagem linfática?

É recomendada a realização do tratamento de 2 a 3 vezes por semana e a sessão dura cerca de 50 minutos. O tratamento é composto por em média dez sessões (dependendo da avaliação de cada cliente).

O que a drenagem linfática elimina?

Eliminar toxinas

O sistema linfático auxilia o organismo a eliminar toxinas, por isso, a drenagem linfática, ao promover o transporte dos líquidos para os gânglios linfáticos, torna este processo mais eficaz.

Quanto tempo dura o efeito da drenagem linfática no corpo?

Os resultados da drenagem linfática, como diminuição do inchaço e sensação de bem-estar, duram, em média, de dois a três dias. Porém, com uso da tecnologia e indicação de algumas práticas aos pacientes, a técnica pode se tornar mais eficaz, gerando maior satisfação ao seu público.

Porque a drenagem dói?

A Drenagem Linfática, tanto pré, quanto pós-operatória são indolores. Se o paciente estiver sentindo alguma dor, o procedimento está sendo realizado de forma incorreta.

Pode fazer drenagem com inflamação?

As contraindicações são em casos de asma brônquica grave e não medicada, eczema agudo, febre, flebites e tromboflebite agudas, hipertireoidismo não tratado, hipertensão e hipotensão arterial, infecções e inflamações, insuficiência renal e cardíaca e câncer.

O que o massagista não pode fazer?

Abaixo tem alguns itens que o massagista não pode fazer:
  1. Fingir que é médico. Não pode prescrever remédios, interromper outros tratamentos etc. ...
  2. Trabalhar com pessoas com doenças graves. O massagista só pode atender pessoas que se considera com saúde. ...
  3. Trabalhar com pessoas acidentadas.

Qual o valor de uma sessão de drenagem linfática?

O preço da drenagem linfática é bastante variável, tendendo a alternar quanto o profissional responsável e a clínica escolhida. O valor do procedimento varia entre R$140 (cento e quarenta reais) a R$200 (duzentos reais) por sessão.

Quais são os pontos da drenagem linfática?

Os pontos de palpação da drenagem linfática, nos quais o profissional pode sentir os linfonodos são:
  • Axilas;
  • Abaixo da mandíbula e também do queixo;
  • Na parte de trás das orelhas;
  • Virilha;
  • Parte posterior da cabeça;
  • Pescoço.

Quantas sessões de drenagem linfática são necessárias para dar resultado?

O número mágico de sessões

Geralmente, muitos profissionais recomendam um ciclo inicial entre cinco e dez sessões, realizadas com frequência semanal. Esse período é crucial para que o corpo comece a responder aos estímulos da drenagem linfática, promovendo a eliminação de líquidos retidos e a melhoria da circulação.

Como sai o líquido da drenagem?

A drenagem linfática ajuda o corpo a se livrar do excesso de líquido. É uma massagem suave e gradual. Com toques leves, a drenagem ativa o sistema a linfático, que percorre o corpo todo e coloca o líquido que extrapolou para ser eliminado na urina.

O que acontece com o corpo depois da drenagem linfática?

Benefícios da drenagem linfática

Elimina as toxinas do corpo; Colabora no processo de cicatrização de lesões e na recuperação de cirurgias plásticas; Melhora a circulação sanguínea, a venosa e a linfática; Contribui para uma melhor oxigenação do corpo.

Quantas vezes por semana pode fazer drenagem linfática?

Recomenda-se a frequência de 3 vezes na semana até o primeiro mês, sendo que após esse período as sessões podem ser mais espaçadas, como 2 vezes na semana, evoluindo para 1 vez na semana. Essa avaliação da frequência será feita pelo fisioterapeuta, de acordo com a necessidade apresentada.

Quando a drenagem linfática começa a fazer efeito?

Segundo a fisioterapeuta, os efeitos fisiológicos da DLM são notados desde a primeira sessão. Algumas pessoas percebem logo a diminuição na retenção de líquidos, e com isso, a diminuição de edema e maior sensação de conforto e bem-estar. Com a continuidade das sessões os benefícios vão ficando mais notáveis.

Qual o melhor horário para fazer drenagem linfática?

Manhã: Fazer a drenagem linfática logo pela manhã pode ser uma excelente forma de começar o dia com energia e vitalidade. Nesse período, nosso organismo está descansado e as toxinas acumuladas durante a noite podem ser eliminadas de forma mais rápida.

Como manter o resultado da drenagem linfática?

Após a sessão de drenagem linfática, é recomendável beber bastante água, evitar alimentos processados e praticar exercícios leves para ajudar a manter os benefícios da técnica. E mais, irei recomendar o uso de produtos e práticas específicas que irão ajudar a maximizar os resultados.

Quem não pode fazer drenagem linfática?

Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.

Quais os benefícios da drenagem linfática na barriga?

O que é drenagem linfática? Já a drenagem linfática é um método de massagem que visa melhorar a circulação linfática, auxiliando, assim, na prevenção a celulites e redução de edemas. É uma massagem feita com movimentos lentos, rítmicos, com sentido certo e toque leve.

Pode fazer drenagem linfática todos os dias?

A frequência da realização de drenagem linfática manual é de 1 a 5 vezes por semana; ainda que o número de sessões necessárias seja indicado pelo terapeuta após realizar uma avaliação inicial. Entretanto, seus efeitos fisiológicos já podem ser notados desde a primeira sessão; ela promove resultados rápidos.

Artigo anterior
Qual o valor do hambúrguer do Carlinhos Maia?
Artigo seguinte
Qual a causa do aparecimento de percevejos?