Quando não é indicado calcular o IMC?

Perguntado por: Beatriz Neto de Morais  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (34 avaliações)

Vale lembrar que esse cálculo não é válido para idosos, crianças, atletas halterofilistas e grávidas, que têm condições específicas de massa corporal. Além disso, o IMC não é indicado para situações de desnutrição, edemas, ascite e doentes acamados.

Quando não se deve calcular o IMC?

Quando não calcular o IMC
  1. Atletas e pessoas muito musculosas: porque não leva em consideração o peso dos músculos. ...
  2. Idosos: porque não leva em consideração a redução natural dos músculos nessas idades;
  3. Durante a gravidez: porque não leva em consideração o crescimento do bebê.

Porque o IMC não é recomendado para atletas?

O IMC não é a medida ideal, pois não separa massa muscular de gordura. “IMC para analisar os atletas provavelmente vai levar a erro. É preciso usar outros métodos para dar a porcentagem de gordura, a massa óssea e mais informações”, explica o fisiologista Paulo Zogaib.

Quais as desvantagens do uso do cálculo do IMC?

Vantagens e desvantagens desta forma de medição

No que se refere a desvantagens, estas são as mais apontadas: - Não tem em consideração o género e as mulheres têm mais gordura corporal. - É de baixa precisão para as crianças. - Não tem em consideração o peso em massa muscular.

Quais são os limites do IMC?

(1986) enumeraram três limitações para o uso do IMC: a correlação com a estatura (que apesar de baixa ainda é significativa), com a massa livre de gordura (principalmente nos homens) e com a proporcionalidade corporal (relação tamanho das pernas/tronco), o que, segundo os autores, poriam em risco a utilização do IMC ...

Como Calcular O IMC (Índice De Massa Corporal) + Tabela De Referência | Dicas De Nutrição

23 questões relacionadas encontradas

Qual o limite do IMC para a pessoa ser considerada obesa?

Considera-se como obesidade o IMC maior ou igual a 30 Kg/m2. A classificação da obesidade é feita da seguinte forma: Grau I: IMC entre 30 e 34,9; Grau II: IMC entre 35 e 39,9 e Grau III: (obesidade mórbida): IMC acima de 40.

Quantas e quais são as classificações das fases do IMC?

Valores de IMC abaixo de 18,5: adulto com baixo peso. Valores de IMC maior ou igual a 18,5 e menor que 25,0: adulto com peso adequado (eutrófico). Valores de IMC maior ou igual a 25,0 e menor que 30,0: adulto com sobrepeso. Valores de IMC maior ou igual a 30,0: adulto com obesidade.

Quais são as consequências da obesidade para a saúde?

Entre as principais consequências da obesidade estão o aparecimento de doenças. Isso acontece, pois o excesso de peso causa processos inflamatórios em diferentes regiões do corpo, sobrecarga ou acúmulo de gordura nas artérias (infarto) e colesterol nos vasos sanguíneos (AVC), sem contar os efeitos psicológicos.

Por que o IMC é importante?

Além da circunferência da cintura, o Índice de Massa Corporal (IMC) também é um importante indicador de saúde. Ele é um padrão internacional para medir o grau de obesidade, adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras entidades, como a Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

Por que é importante o IMC?

Por que é importante saber o seu IMC? ... Através do cálculo do seu Índice de Massa Corporal, é possível previnir doenças de alto risco para a saúde, como: obesidade, hipertensão arterial, infarto, diabetes, colesterol alto, e até hipotireoidismo.

Qual IMC ideal para um atleta?

E um menor índice de massa corporal parece cada vez mais importante à medida que as distâncias das corridas aumentam: um estudo de 2004 descobriu que o IMC ideal para corredores masculinos de 800m foi entre 20 e 21, enquanto cai entre 19 e 20 para corredores de 10K e maratonistas.

Qual o IMC ideal para um atleta?

Por exemplo, muitos atletas profissionais são qualificados com excesso de peso ou obesos. Mas eles têm muito mais massa muscular, que pesa proporcionalmente mais que a gordura. Nestas condições, um atleta pode ter um IMC acima de 30 e ser perfeitamente saudável, metabolicamente falando.

Como Calcular IMC de um atleta?

IMC = Peso dividido por altura ao quadrado.

Exemplo: uma pessoa com 1,75m de altura e 65kg. A altura deve ser multiplicada ao quadrado: 1,75 x 1,75 = 3,0625 . Seguindo com o cálculo do índice de massa corporal, o peso deve ser dividido pela altura ao quadrado: 65/3,0625 = 21,2244.

Como saber se está acima do peso?

Cálculo IMC

O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9.

Qual o procedimento que seria 100% fiel para verificar se uma pessoa está no seu peso ideal?

Como realizar o cálculo do IMC? O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta.

Qual IMC ideal feminino?

Valores entre 18-24 kg/m² para mulheres / 18-25 kg/m² para homens – consideradas IMC de pessoas normais. Entre 25-30 kg/m² – consideradas pessoas com sobrepeso. Valores entre 35-40 kg/m² – pessoas com obesidade moderada. Valores > 40kg/m² – pessoas com obesidade grave.

O que é e qual o objetivo do IMC?

INTRODUÇÃO: O índice de massa corporal (IMC) é amplamente utilizado por profissionais de saúde na avaliação do estado nutricional e do risco de mortalidade. ... OBJETIVO: Verificar a eficiência do IMC em identificar indivíduos com excesso de gordura corporal e com obesidade abdominal.

Para que serve o IMC quais suas limitações?

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida utilizada para avaliar o estado nutricional de uma pessoa e identificar se ela está ou não acima ou abaixo do peso.

Para que foi criado o IMC?

O velho índice foi criado em 1832 pelo matemático e astrônomo belga Lambert Adolphe Jacques Quetelet (1796-1874). O Índice de Quetelet foi rebatizado de IMC em 1972, e depois adotado pela Organização Mundial de Saúde como um método simples de medir a obesidade.

O que é obesidade e quais as suas consequências?

A obesidade é uma doença que, quando não tratada e remediada, pode desenvolver diversos outros problemas no organismo que levam a complicações no sistema respiratório, doenças cardiovasculares e problemas nos ossos e músculos, além de alterações hormonais.

Quais são as causas e as consequências da obesidade?

A obesidade é uma doença que pode ser motivo de diversas doenças metabólicas, como a hipertensão e o diabetes tipo 2. Alterações na dieta, decorrentes de novos hábitos culturais, assim como o sedentarismo, são fatores determinantes no aumento dos índices de obesidade e sobrepeso no Brasil.

Como calcular o IMC é classificar?

  1. Como saber o peso ideal? A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). ...
  2. Classificação do IMC: Menor que 18,5 - Abaixo do peso. ...
  3. Cálculo do IMC: IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m) ...
  4. Tratamento:

Em que classificação está o indivíduo com o IMC em 25 26 9?

De acordo com os especialistas, indivíduos com índice entre 18,5 e 24,9 têm peso normal. Uma pessoa está acima do peso quando seu IMC atinge 25. E indivíduos com IMC a partir de 30 são classificados obesos.

O que é obesidade grau 1 2 e 3?

IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso; IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I; IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II; IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.

Quando o IMC está alto?

De acordo com a calculadora criada pelo CDC para medir o número de massa corporal, adultos com IMC de 18,5 a 24,9 estão na faixa normal, de 25 a 29,9 estão acima do peso, e com mais de 30 já são considerados obesos. Um IMC de 40 ou mais, às vezes, é classificado como obesidade “extrema” ou “grave”, diz o CDC.

Artigo anterior
Como ter acesso a um processo arquivado?
Artigo seguinte
Como funciona o atestado médico para quem trabalha?