Quando não aplicar calda bordalesa?

Perguntado por: Cristiana Laura Vieira Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)

Para plantas novas, ou em brotação ou floração, diluir a calda bordalesa, acrescentando mais 10 litros de água (concentração de 0,5%). Evite aplicar em horários de sol quente.

Onde não usar calda bordalesa?

Deve-se usar a calda no máximo até o terceiro dia após o seu preparo. Não aplicar a calda em altas concentrações, por provocar queima em tecidos jovens, principalmente sobre plantas novas ou em fase de brotação.

Quais doenças a calda bordalesa controla?

A calda bordalesa é um fungicida que serve para controlar várias doenças que atingem as plantações. Dessa forma, pode controlar doenças causadas por fungos, como o míldio, ferrugem, requeima, pinta preta, cercosporiose, etc.

Em quais plantas posso usar calda bordalesa?

- Alface e chicória: para míldio e podridão de esclerotínia, usar 1 parte de calda para 1 parte de água. - Couve e repolho: para míldio e alternaria em sementeira, diluir 1 parte de calda para 1 parte de água. - Abobrinha e pepino: para míldio e outras manchas foliares, diluir 1 parte de calda em 1 parte de água.

Quando devo passar calda bordalesa?

As aplicações são realizadas na forma liquida em pulverizações foliares e na forma de pasta no momento da poda (PREPARO DE PASTA BORDALESA). Aplique desde a fase de vegetação até a fase de maturação das frutas com intervalos de 10 a 15 dias entre uma aplicação e outra.

COMO APLICAR CALDA BORDALESA NO POMAR, Plantar em Casa

20 questões relacionadas encontradas

Para que serve calda bordalesa pronta?

É um insumo que pode ser fabricado pelos agricultores (ver ficha de preparo de calda bordalesa) e é utilizada em diversas hortaliças (verduras) para controlar doenças. A bordalesa, como é chamada popularmente, também serve para nutrir as plantas com cálcio através da cal, e cobre através do sulfato de cobre.

Quando aplicar calda bordalesa na goiabeira?

Utilizar a calda bordalesa logo após o preparo ou em até 3 dias. Como aplicar: A calda deve ser pulverizada nas folhas das plantas. Aplicar desde a fase vegetativa até a fase de maturação dos frutos, com os intervalos de 10 a 15 dias entre as aplicações.

Pode jogar calda bordalesa na florada?

Para plantas novas, ou em brotação ou floração, diluir a calda bordalesa, acrescentando mais 10 litros de água (concentração de 0,5%). Evite aplicar em horários de sol quente.

Tem calda bordalesa pronta?

A calda bordalesa Bordasul - Tem um ótimo custo/benefício, pois está pronta para o uso, não necessitando de mistura É uma excelente opção para o agricultor que procura praticidade e rapidez. A calda bordalesa Bordasul é ainda mais exclusiva por dar mistura totalmente homogênea com Sulfocal.

Como passar calda bordalesa nas plantas?

Aplicação da calda bordalesa no cultivo

Para aplicar em plantas mais novas, é recomendado diluir 1L de solução em 10L de água, para evitar danos na estrutura das plantas.

Para que serve sulfato de cobre nas plantas?

O Sulfato de Cobre Cupro Dimy pode ser utilizado em plantas ornamentais, hortaliças, frutíferas e bonsais para prevenir o aparecimento de fungos como podridão das raízes, antracnose, ferrugem, entre outras. Deve ser utilizado sem a mistura de qualquer outro produto.

O que fazer quando a planta está com ferrugem?

Experimente usar um chá forte de cavalinha, uma erva medicinal super potente. Ferva 1 litro de água, desligue, coloque 400 g de cavalinha picada, tampe e espere uns 15 minutos. Coe, deixe esfriar e borrife a planta, frente e verso, uma vez por semana, durante um mês.

O que é pasta bordalesa?

A pasta bordalesa é utilizada em cortes ou ferimentos no tronco e nos ramos de frutíferas para evitar a entrada de doenças e o ataque de insetos. A pasta bordalesa deve ser usada após a poda de frutíferas.

Pode usar cal hidratada na calda bordalesa?

O ideal é usar a cal virgem. Caso necessite substituir, use 300 g de cal hidratada. Importante! A mistura deve ser sempre realizada colocando o sulfato de cobre (azul) na cal (branca) e nunca ao contrario, pois a reação que ocorrera formará uma pasta, perdendo sua qualidade.

Quais os ingredientes da calda bordalesa?

Para preparar a calda bordalesa separe 200 gramas de sulfato de cobre, mais 200 gramas de cal virgem, 20 litros de água e dois recipientes de madeira ou de plástico, Num dos recipientes, coloque dez 10 litros de água.

Como é feita a calda bordalesa para orquídeas?

Aplique em dias de sol, borrifando toda a planta ( alguns orquidófilos, passam a mistura com pincel, em pseudobulbos como nas Catasetum). Após o preparo, usar a mistura em 24h, pois a mesma oxida e reaplicar em 15 dias. As plantas já infectada, devem lavadas, retiradas as partes já contaminadas, antes da pulverização.

Como aplicar calda bordalesa nas roseiras?

A calda bordalesa tem se mostrado eficiente no controle de doenças causadas por fungos. Para preparar cinco litros de calda são necessários cerca de 50 gramas de cal virgem e 50 gramas de sulfato de cobre. Os produtos devem ser dissolvidos separadamente e a solução de sulfato deve ser derramada sobre a cal.

Como aplicar calda bordalesa em Citros?

Como aplicar:

A calda deve ser pulverizada nas folhas das plantas. Aplicar desde a fase vegetativa até a fase de maturação dos frutos, com os intervalos de 10 a 15 dias entre as aplicações. Aplique a calda com temperaturas amenas (temperaturas nem muito quente e nem muito frias).

Como testar a calda bordalesa?

Para evitar este acontecimento, deve-se fazer um teste com um canivete ou faca de ferro, pingando sobre a lâmina uma gota da calda. Se após três minutos se formar uma mancha avermelhada no local da gota, é sinal de que a calda está ácida.

Como controlar o psilídeo da goiaba?

Controle biológico - O controle biológico natural do psilídeo é realizado por joaninhas, aracnídeos, crisopídeos, etc. Controle químico - Realizar pulverizações com inseticidas específicos, registrados para as culturas.

Como preparar 1 litro de calda bordalesa?

Pingar na lâmina uma gota de água. Poucos minutos depois, se ficar uma mancha no local, quer dizer que a calda bordalesa está ácida.
...
Para obter 1 litro dessa Calda Bordalesa:
  1. 10 gramas de sulfato de cobre.
  2. 10 gramas de cal.
  3. 1 litro de água.

Artigo anterior
Como posso usar glicerina?
Artigo seguinte
Pode criar jararaca?