Quais são os ramos de atividade que podem solicitar o regime especial de drawback?

Perguntado por: David Sebastião Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (51 avaliações)

Abrangência do Regime Aduaneiro Especial
  • transformação– a que, exercida sobre matéria-prima ou produto intermediário, importe na obtenção de espécie nova;
  • beneficiamento– a que importe em modificar, aperfeiçoar ou, de qualquer forma, alterar o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência do produto;

O que é drawback e quais suas modalidades?

Trata-se de um regime aduaneiro especial que incentiva as exportações de empresas industriais e comerciais. Envolve duas modalidades principais: isenção e suspensão, sendo que no Regulamento Aduaneiro (RA) também é citada a modalidade “restituição”.

Quem pode solicitar drawback?

Têm direito ao incentivo do Drawback as empresas que realizam operações de industrialização sobre partes, peças, componentes, matérias-primas e/ou outros insumos importados ou adquiridos no mercado interno, fabricando com eles produtos destinados à exportação.

Quais são os regimes especiais e os regimes aplicados as áreas especiais no Brasil?

Ao todo, o Governo disponibiliza 17 tipos de regimes aduaneiros especiais, são eles:
  • Admissão Temporária.
  • Depósito Afiançado (DAF)
  • Depósito Alfandegado Certificado (DAC)
  • Depósito Especial (DE)
  • Drawback.
  • Entreposto Aduaneiro.
  • Exportação Temporária.
  • Loja Franca.

De quem é a competência para concessão do regime especial de drawback?

Drawback Restituição

Para finalizar, a concessão do regime, na modalidade de restituição, é de competência da SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, e não mais da Secretaria de Comércio Exterior (como no Drawback suspensão e isenção).

Descomplicando o regime especial aduaneiro de drawback

27 questões relacionadas encontradas

Qual é o órgão responsável por analisar e conceder às empresas os direitos de utilização de regimes especiais no comércio exterior?

O Drawback deve ser solicitado diretamente no Siscomex através de um Ato Concessório (AC). Contudo, dependendo de qual modalidade você irá pleitear ao SUEXT, órgão do Governo que irá analisar e conceder ou não o benefício.

Como funciona o controle do drawback pela Receita?

Como se controla o Drawback? O regime especial de drawback é concedido a empresas industriais ou comerciais, tendo a SECEX desenvolvido com o SERPRO sistema de controle para tais operações denominado Sistema Drawback Eletrônico , implantado desde novembro de 2001 em módulo específico do SISCOMEX .

São regimes aduaneiros para áreas especiais?

Os regimes aduaneiros em áreas especiais são benefícios fiscais e tributários que são concedidos a algumas empresas brasileiras nos seus processos de exportação e importação.

Quais são os tipos de regimes aduaneiros especiais?

Quais são os principais regimes aduaneiros especiais?
  • Admissão temporária. ...
  • Depósito afiançado (DAF) ...
  • Depósito alfandegado (DAC) ...
  • Depósito especial (DE) ...
  • Drawback. ...
  • Entreposto aduaneiro. ...
  • Exportação temporária. ...
  • Loja franca.

Quais são os regimes especiais de tributação?

Um exemplo típico de regime tributário especial é o Simples Nacional (Lei Complementar 123/2006), aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mediante regime único de arrecadação, inclusive de obrigações acessórias.

Como habilitar drawback?

Para habilitar-se ao Regime de Drawback, será necessário primeiramente que o requerente esteja habilitado no RADAR, cadastro realizado junto à Receita Federal para importar e exportar.

Como registrar drawback?

Após clicar na opção de Drawback Integrado será solicitada a inserção de CPF e senha ou então o uso de certificação digital. Para que as empresas possam acessar o sistema é necessário que as mesmas sejam habilitadas a operar em comércio exterior, ou seja, estejam inscritas no RADAR da Receita Federal do Brasil.

Como emitir nota fiscal drawback?

Como emitir nota Fiscais de Exportação com Drawback? A Nota Fiscal de Exportação vinculada a Drawback Suspensão, deve observar o CFOP 7.127 – Venda de produção do estabelecimento sob o regime de “drawback”.

Quais são as modalidades de drawback?

Atualmente, existem três modalidades de drawback: suspensão, isenção e restituição de tributos. As duas primeiras são administradas pela Secretaria de Comércio Exterior – Secex, ao passo que a terceira é de competência da Receita Federal do Brasil – RFB.

O que é uma operação de drawback?

O regime aduaneiro especial conhecido como "drawback" consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado.

O que é drawback e drawback verde e amarelo?

O exportador brasileiro tem um benefício fiscal à sua disposição, o chamado “Drawback Verde-Amarelo”, que consiste na a suspensão do IPI, PIS e COFINS, nas aquisições de matérias-primas, produtos intermediários e materiais de embalagem, no mercado interno, por beneficiário do regime aduaneiro especial de drawback.

O que é regime especial?

Os regimes especiais de tributação, basicamente, são formas diferenciadas de tributar uma atividade ou um setor empresarial em específico, aplicando normas de caráter individual, oferecendo a esses segmentos um tratamento diferenciado na aplicação da norma tributária.

São caracteristicas dos regimes aduaneiros especiais?

Os regimes aduaneiros especiais, em suas mais variadas espécies, apresentam como característica comum a exceção à regra geral de aplicação de impostos exigidos na importação de bens estrangeiros ou na exportação de bens nacionais (regimes comuns de importação e de exportação), além da possibilidade de tratamento ...

Qual a diferença entre um regime aduaneiro é um regime aduaneiro especial?

REGIME COMUM: aplicável à mercadoria que entra no país a título definitivo. São cobrados os tributos incidentes na importação, salvo casos de imunidade, isenção ou alíquota zero. REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS: em regra, o crédito tributário tem sua exigibilidade suspensa.

Como regimes aduaneiros em áreas especiais podem colaborar para o desenvolvimento econômico e regional do país?

Dessa forma, os regimes especiais aduaneiros permitem o desenvolvimento de determinados setores da economia, melhorando a competitividade das empresas com isenção ou suspensão de tributos, incentivando assim o desenvolvimento econômico de algusn setores prioritários à economia brasileira.

Qual estado que possui regime aduaneiro de área de livre comércio?

As ALCs de Brasiléia com extensão à Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, foram criadas pela Lei nº 8.857/1994, de 08 de março de 1994, como áreas de livre comércio de importação e exportação sob regime fiscal especial.

Qual é o regime aduaneiro aplicado na Zona Franca de Manaus?

O regime de Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus (EIZOF) é o que permite a armazenagem, com suspensão do pagamento de tributos, em recinto sob controle aduaneiro, de mercadorias estrangeiras e nacionais, inclusive as ali produzidas.

Como consultar drawback isenção?

O Drawback na Modalidade Isenção Integrado pode ser solicitado através do site do Siscomex, em site próprio.

Como consultar saldo drawback?

O acesso ao Drawback Web é através do site do Siscomex.

Qual é o órgão responsável para habilitar o acesso ao Siscomex?

Habilitação de exportadores, importadores, despachantes, ajudantes de despachante, depositários, agentes de carga, operadores portuários, transportadores e pessoas físicas é competência exclusiva da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Artigo anterior
Quais são os riscos do Bitcoin?
Artigo seguinte
Quais os benefícios de um sargento temporário do Exército?