O que é estágio de dormência?

Perguntado por: Paulo Jesus Guerreiro  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 5/5 (44 avaliações)

Dormência é um período no ciclo de vida de um organismo no qual o desenvolvimento é temporariamente suspenso. Ela minimiza o gasto energético, por reduzir a atividade metabólica, e pode auxiliar um organismo a conservar energia.

Quais são os tipos de dormência?

A dormência é normalmente classificada de acordo com sua origem ou com prováveis mecanismos envolvidos. Quanto à origem, são reconhecidas atualmente duas modalidades de dormência: primária (equivalente à dormência inata) e secundária (ou induzida).

Quais fatores podem induzir a dormência?

A maioria dos autores acredita que dormência é uma característica determinada por fatores genéticos, embora ainda não se conheça o principal fator ou fatores responsáveis pelo seu estabelecimento. Dois hormônios parecem estar associados ao processo de dormência, o acido abscísico (ABA) e as giberelinas (GA's).

O que é a dormência das plantas?

Baskin e Baskin (2004): Dormência: fenômeno caracterizado pela incapacidade da semente germinar, durante determinado período de tempo, sob combinações de condições ambientais que seriam favoráveis à germinação a partir do momento em que as sementes superam a dormência.

Como ocorre a quebra de dormência?

A quebra de dormência em ambientes naturais é ocasionada pelo aumento repentino da temperatura do solo por ocasião da abertura de clareiras na floresta. Para verificação laboratorial acelerou-se o procedimento da ruptura do tegumento e sua consequente germinação.

Dormência e Formigamento nas Mãos

28 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da quebra de dormência?

Desse modo, concluiu-se que a quebra de dormência viabiliza condições para germinação de algumas espécies de plantas daninhas e, sob qualquer condição de luminosidade, há germinação das sementes das espécies estudadas.

Por que as plantas entram em dormência?

Dormência química

Ocorre pela presença de inibidores químicos presentes no pericarpo das sementes. Esses compostos impedem a germinação. Essa causa é adquirida quando as sementes ainda estão ligadas à planta-mãe.

Quando as plantas entram em dormência?

A dormência morfológica ocorre em espécies que apresentam embrião rudimentar ou imaturo, ou seja, sementes em que o embrião não completou o seu crescimento ou desenvolvimento final.

Que fatores ou mecanismos foram identificados como causa da dormência das sementes imposta pelo envoltório seminal?

Assim, em se tratando de uma dormência de natureza exógena (imposta pelos envoltórios), essa pode estar associada às seguintes causas: a) resistência mecânica ou sinalização molecular restritiva exercida pelos tecidos extra-embrionários, o que, no caso, pode caracterizar uma DF; b) à impermeabilidade à água, o que ...

São tratamentos para superação da dormência exógena?

Os tratamentos para superação da dormência são descri- tos nas Regras de Análise de Sementes (Brasil, 1992). Escarífícação ácida - Nesse tipo de tratamento, as se- mentes são imersas em ácido sulfúrico concentrado, por um determinado tempo, à temperatura entre 19°C e 25°C, sendo em seguida lavadas em água corrente.

Quais são os tipos de quebra de dormência?

Os tratamentos para quebra da dormência foram constituídos por escarificação manual com lixa, água quente (a- fervura das sementes por 3 minutos com imersão por 24 horas, fora do aquecimento; e b- imersão das sementes em água quente por 24 horas, fora do aquecimento) e ácido sulfúrico (imersão por 15, 17, 20 e 30 ...

O que é dormência primária?

Em relação à origem, existem dois tipos de dormência: dormência primária e secundária. Na dormência primária, as sementes são dispersas a partir da planta-mãe já dormentes, isto é, a dormência instala-se ao longo do processo de maturação das sementes, quando estas ainda encontram-se ligadas à planta-mãe.

Como a dormência pode ser superada?

Métodos para superar as dormências são aplicados, por exemplo, a dormência tegumentar, a superação pode ocorrer através da escarificação com ácido sulfúrico; imersão em água quente imersão em água fria; escarificação mecânica; eficiente para leguminosas, trincando o tegumento, permitindo acesso à água, entre outros ...

O que é dormência das plantas e como resolver?

A dormência consiste num estado de inibição temporária do crescimento das plantas ou partes das plantas (por exemplo: gomos e sementes), que é retomado na presença de determinados estímulos ambientais.

Como quebrar dormência de Pau Ferro?

(1998) citaram tanto a escarificação química como a mecânica como eficientes para superar a dormência de pau- ferro. Em sementes armazenadas, a imersão em ácido sulfúrico por 10min foi suficiente para superar a dormência causada pela impermeabilidade do tegumento à água.

Qual tipo de dormência a planta daninha apresenta?

Dependendo do(s) fator(es)que atua(m) sobre a semente, a dormência é classificada em três diferentes tipos: inata, forçada e induzida.

Como a escarificação contribui para a quebra da dormência?

A escarificação tem sido o método mais usado para superar a dormência devido a impermeabilidade do tegumento das sementes. Dentre outras, a escarificação química tem apresentado bons resultados para várias espécies.

São amplamente reconhecidos os tipos de dormência primária e secundária dessa forma?

Koller (1972), citado por Marcos Filho et al. (1987), afirma que são amplamente reconhecidos os tipos de dormência, primária e secundária. Dessa forma, (A) a dormência primária é um fenômeno que ocorre nas espécies vegetais todas as vezes que as sementes são produzidas.

O que é a dormência na perna?

O que é a dormência nas pernas

A dormência nas pernas é a perda parcial ou completa da sensibilidade. Assim, quando estamos com dormência não conseguimos sentir um toque leve, dor, temperatura ou vibração.

Quais os principais métodos de superação de dormência?

Entre os métodos utilizados com sucesso para a superação da dormência de espécies florestais destacam-se a escarificação química, mecânica e a imersão em água quente. A aplicação e a eficiência desses tratamentos dependem da intensidade da dormência, bastante variável entre espécies, procedências e anos de coleta.

O que é o beneficiamento de sementes?

O beneficiamento de sementes constitui-se num conjunto de operações visando melhorar, ou aprimorar, as características de um lote de sementes, esse processo promove a eliminação das impurezas, das sementes de outras espécies ou Page 2 cultivares, ou mesmo da espécie ou da cultivar, que por ventura apresentem ...

Qual é a função da giberelina?

As giberelinas são substâncias produzidas naturalmente pelas plantas e possuem diversas funções, como alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes. A giberelina é um hormônio vegetal que pode ser encontrado nas raízes e folhas jovens, nas sementes em fase de germinação, nos frutos e meristemas.

Onde se produz a giberelina?

Esse fitormônio é sintetizado nos meristemas apicais do caule, folhas jovens e também em sementes e frutos em fase de desenvolvimento. Em sementes já maduras, o nível de giberelina é mínimo e sua manifestação também é baixa na região da raiz.

Qual é o hormônio vegetal responsável pelo amadurecimento dos frutos?

O etileno, um hormônio vegetal (fitormônio) gasoso e incolor, é produzido por diversos órgãos vegetais e distribuído pela planta por difusão a partir do local onde é produzido. Pode ser produzido como resposta a fatores de estresse, como a seca, bem como durante o amadurecimento de frutos.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para a sobrancelha crescer?
Artigo seguinte
Pode dar biscoito de maizena para bebê de 7 meses?