Quando levar o bebê ao médico?

Perguntado por: Matilde Guerreiro Neves  |  Última atualização: 16. Februar 2025
Pontuação: 4.2/5 (26 avaliações)

De acordo com a médica, crianças portadoras de doenças crônicas, como câncer, anemia falciforme, fibrose cística, diabetes ou que são HIV positivas, em caso de febre, devem ser levadas ao pronto-socorro com menos de três dias. “Não é preciso esperar que a criança apresente outros sintomas.

Quando devo levar o bebê no médico?

dificuldade de alimentação sem associação com quadros agudos de febre, dor abdominal, vômitos ou cefaleia; cólicas no recém-nascido; sintomas vagos, inespecíficos e recorrentes em crianças mais velhas; casos de dor no peito ou palpitações recorrentes sem outros sintomas associados.

Quando levar o bebê ao médico com febre?

A criança tiver uma febre moderada a alta e estiver muito desconfortável ou com dor. A febre estiver acompanhada de outros sintomas preocupantes, como erupções cutâneas, dor de garganta intensa, dor de ouvido intensa, dificuldade para respirar, vômitos persistentes ou dor abdominal severa.

Quando levar o bebê na emergência?

A criança precisa ser examinada por pediatra se tiver febre e for menor que 6 meses de idade, se tiver febre e manchas no corpo, febre e prostração mesmo em uso de antitérmico ou se tiver febre por mais de 72 horas.

Quando devo levar meu filho ao médico?

São motivos para procurar a emergência quando ocorrer: perda de consciência e de memória, convulsão pós-trauma, alteração de comportamento, muitos vômitos, sonolência anormal. Vômito e diarreia: vômito e diarreia em crianças podem ter várias causas e geralmente, não duram muito tempo.

Moraes sente pressão e, do nada, vai ao Congresso entender grau de irritação contra ele

35 questões relacionadas encontradas

Como saber se a criança está com a respiração cansada?

Dificuldade em respirar, que pode incluir sibilos fortes, respiração acelerada ou respiração ofegante. Palidez cutânea e sudorese.

O que fazer quando a febre volta antes de 6 horas em bebê?

Uma das primeiras medidas para esses casos é a hidratação. Se após 30 minutos, a febre persistir, pode-se dar um antitérmico (paracetamol ou dipirona) e observar.

Quando levar o bebê gripado ao hospital?

Se a criança começa a ter dificuldade para respirar é sinal de que deve ser levada à emergência.

Como saber se o bebê está com pneumonia?

Os sinais e sintomas de pneumonia no bebê podem surgir poucos dias depois do contato com o agente infeccioso responsável pela pneumonia, sendo os principais:
  1. Febre acima de 38ºC que demora para baixar;
  2. Respiração curta, rápida e ofegante;
  3. Tosse forte e com secreção;
  4. Choro fácil;
  5. Dificuldade para dormir;

Quando se preocupar com cansaço infantil?

A preocupação deverá ser levada ao conhecimento do pediatra nos casos em que esse cansaço se torne frequente e seja acompanhado de perda de peso, apetite, acompanhado de apatia, palidez, dispneia, pintas diferentes na pele, sangramento gengival, taquicardia, respiração ofegante e febre em horários determinados.

Qual grau de febre é perigoso em bebê?

É considerada febre alta se seu bebê tiver entre 3 e 6 meses e febre de 38ºC, ou mais, bem como se seu bebê tiver mais de 6 meses e febre de 40ºC ou mais. Se o seu bebê tiver febre alta, informe o seu médico imediatamente.

Qual o limite de febre em bebê?

A temperatura muda de acordo com o local onde é medida e, de maneira geral, são aceitas as seguintes faixas de valores para febre, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria: Temperatura retal acima de 38 ºC - 38,3ºC. Temperatura oral acima de 37,5 ºC - 37,8ºC. Temperatura axilar acima de 37,2 ºC - 37,3ºC.

Porque esperar 3 dias de febre?

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Pode deixar a criança dormir com febre?

Sim, pode. Não há problemas em deixar o bebê com febre dormir, pois é natural que se sinta cansado e indisposto. Apenas lembre-se de monitorar a febre e, se necessário, dar banho ou aplicar compressas frias.

Quantos graus de febre devo ir ao médico?

Se a febre for superior a 41,0 °C, pode ser necessário hospitalização.

Porque esperar até 72 horas de febre?

Via de regra, até 72 horas de febre é considerado normal se não houver sintomas de alarme e a criança estiver bem”, explica a pediatra. Quando se trata de bebês muito pequenos, no entanto, é importante aumentar a prudência, já que eles são considerados um grupo de risco1.

Como saber se o bebê está com bronquiolite?

A bronquiolite é em geral causada por um vírus. Os sintomas incluem corrimento nasal, tosse, sibilos e dificuldade para respirar. O diagnóstico se baseia nos sintomas e em um exame físico. A maioria das crianças fica bem em casa e se recupera em alguns dias, mas algumas precisam ser hospitalizadas.

Quais são os principais sinais de perigo em Pediatria?

Um sinal geral de perigo está presente se: ➢ a criança não consegue beber nem mamar; ➢ a criança vomita tudo o que ingere; ➢ a criança apresentou convulsões; ➢ a criança está letárgica ou inconsciente. Uma criança que apresenta um sinal geral de perigo deve ser avaliad a cuidadosamente.

Como saber se o pulmão do bebê está limpo?

Normalmente, o diagnóstico é realizado por meio do exame de raio-x do tórax, que permite identificar a presença de secreções no pulmão. A verificação da frequência respiratória do bebê é uma outra forma muito comum de diagnosticar a doença. O aumento dessa frequência possibilita a confirmação do quadro.

Como é a tosse de bronquiolite?

Em um ou dois dias o quadro evolui para tosse mais intensa, dificuldade para respirar, respiração rápida e sibilância (chiado/chio de peito). Por vezes, podem haver sinais e sintomas mais graves, como sonolência, gemência, cianose (arroxeamento dos lábios e extremidades) e pausas respiratórias.

O que é bronquiolite em bebê?

Por definição, a bronquiolite infantil é uma infecção viral que atinge os bronquíolos, pequenas ramificações das vias respiratórias que ficam na região dos brônquios pulmonares. Eles possuem cerca de meio milímetro de diâmetro e agem ao contrair e relaxar para fazer a respiração.

Quando devo me preocupar com a respiração do bebê?

Quando o bebê precisa usar os músculos entre as costelas ou do pescoço para respirar, é sinal de que está fazendo mais força que o normal. Se notar um “buraco” no peito enquanto inspira e um “V” de ponta cabeça no pescoço, são sinais de alerta.

O que fazer quando o bebê está com febre de 38 graus?

Use roupas com tecidos leves e não exagere nas camadas de roupas! O bebê já estará quente o bastante por conta da febre. É importante deixar o corpo trabalhar para voltar a temperatura adequada, não aquecê-lo ainda mais. Compressas de água fria ou morna são ótimas opções para diminuir a febre do bebê.

Como é a febre dos dentes?

Entretanto, essa temperatura geralmente ficava em torno de 37ºC a 37,5 °C, o que não é considerado tecnicamente como febre.. Por isso, mesmo que exista a sensação de que o bebê fique “quentinho”, é importante lembrar que não existe comprovação de que a febre configure realmente um sintoma da primeira dentição.

O que pode ser quando a febre do bebê vai e volta?

Algumas das causas mais comuns para a febre em bebês e crianças são resfriados, otites, amigdalites, pneumonias ou infecções urinárias. Em geral, a duração é de três a quatro dias. Mas, persistir e surgirem outros sintomas, é importante procurar um médico.

Artigo anterior
Pode deixar a máscara de argila secar?
Artigo seguinte
Qual a velocidade de um SSD externo?