O que é índice construtivo?

Perguntado por: Vitória Alice Lima Monteiro Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (37 avaliações)

Índices construtivos – Os índices construtivos são números que definem as regras de aproveitamento de um terreno: o quanto pode ser construído, o limite de área, a reserva verde/permeável que deve ser respeitada, a relação da construção com a cidade e o vizinho.

Como calcular o índice construtivo?

Basta dividir a área total edificada (contando com todos os pavimentos) pela área do terreno ou lote.

Como avaliar o potencial construtivo de um terreno?

Cálculo do potencial construtivo
  1. Área computável acrescida x 0,75x valor do m² do terreno dividido pelo Coeficiente de aproveitamento da zona.
  2. Área dos pavimentos acrescidos x 0,15 x valor do m² do terreno dividido pelo Coeficiente de aproveitamento da zona.
  3. Nº de unidades habitacionais x 2,00m2 x valor do m² do terreno.

O que é venda de potencial construtivo?

De forma simples, transferência do potencial construtivo é a permissão de que o proprietário o utilize para construir em imóvel distinto, seu ou de terceiro, acima do autorizado pelo seu coeficiente de aproveitamento básico.

Como vender potencial construtivo?

A transferibilidade do Potencial Construtivo pode ser concedida pelo Poder Público por meio da Outorga Onerosa do Potencial Construtivo Adicional ou entre particulares, como é o caso da transferência em ZEPEC/BIR ou em terrenos doados a PMSP, em Paraisópolis, na atual legislação.

Taxa de Ocupação e Coeficiente de Aproveitamento

22 questões relacionadas encontradas

Qual o valor da outorga onerosa?

83 da Lei 16.402/16, leva em conta a área do terreno, o CA de projeto e um fator de acordo com o grau de certificação, que vai de R$ 40 a 120 por m².

Qual o valor do potencial construtivo em Curitiba?

Valor da cota (atual) = R$ 699,30.

O que é o potencial construtivo?

O potencial construtivo diz a respeito somente do quanto você pode construir no seu terreno. Para isso, deve-se consultar qual o coeficiente de aproveitamento do zoneamento que o seu terreno está inserido.

O que é potencial construtivo adicional?

Observa-se, em síntese, que o potencial construtivo de um terreno é a quantidade de metros quadrados edificáveis. Em princípio, o potencial construtivo é indicado pela multiplicação do coeficiente de aproveitamento pela área do terreno6.

O que significa a transferência do direito de construir?

A Transferência do Direito de Construir (TDC) é um instrumento urbanístico que tem como objetivo viabilizar a preservação ou implantação de equipamentos e obras de interesse público, a partir da transferência do potencial construtivo para outro imóvel ou comercialização do potencial para outro cidadão.

Como fazer um estudo de viabilidade de um terreno?

O Estudo de Viabilidade pode ser dividido em etapas, em cada qual se analisa um aspecto em particular:
  1. Características do terreno/Parâmetros construtivos;
  2. Opções viáveis de empreendimentos residenciais, comerciais ou industriais;
  3. Adequabilidade do empreendimento;
  4. Confirmação dos custos;
  5. Estimativas de lucro;

Qual o tamanho do recuo para construção?

Você pode fazer a construção da casa na divisa do terreno, mas apenas de um lado, sendo que do outro lado terá de respeitar um recuo mínimo de 1,5 metros em relação à divisa. Salvo engano, a garagem pode ser encostada na divisa também, mas o restante da edificação precisará ter este recuo de 1,5 metros pelos menos.

Como se faz um estudo de massa?

Antes de projetar o edifício, mesmo que você não seja arquiteto, você precisa conhecer alguns indicadores básicos das leis da cidade onde você está empreendendo e elaborar um estudo de massas para responder perguntas como: qual a altura máxima do edifício, qual a área máxima de construção, qual tamanho de apartamento.

Como fazer o cálculo de área construída?

Para saber a área construída de uma casa são levadas em conta as áreas de todos os pavimentos considerados cobertos. Por exemplo, Se sua casa tem dois andares e mais um abrigo para carro a área construída será a soma do abrigo + a área do pavimento térreo + a área do pavimento superior.

Como calcular o índice de utilização?

índice de utilização (i) ou índice de construção (ic) i= ΣAj / S Relação entre a área de construção e a área de terreno que serve de base à operação.

Como calcular taxa de ocupação arquitetura?

Para calcular o coeficiente de aproveitamento multiplique o valor de todos os pavimentos e divida pela área total do terreno, dessa forma: 50 m² (área total de cada pavimento) x 3 (número total de pavimentos) / 100 m² = 1,5. Ou seja, o coeficiente de aproveitamento, nesse caso, é de 1,5.

Quem tem Direito a Outorga Onerosa?

O CA básico garante o direito básico de uso da propriedade. ... A Outorga Onerosa do Direito de Construir nada mais é que uma concessão emitida pelo poder público para que o proprietário do imóvel construa acima do coeficiente básico estabelecido mediante o pagamento de uma contrapartida financeira.

Quando se paga a Outorga Onerosa?

Em outras palavras, a outorga onerosa é uma contrapartida financeira paga para que se possa construir para além do potencial construtivo básico até o limite do coeficiente de aproveitamento máximo.

O que é a Outorga Onerosa?

A Outorga Onerosa do Direito de Construir constitui a prerrogativa que o proprietário de imóvel tem de edificar acima do limite permitido em virtude de contraprestação financeira.

Qual a utilidade da TPC transferência de potencial construtivo para o município e para o proprietário?

A transferência de potencial construtivo é um mecanismo criado na legislação municipal, entre outras finalidades, para estimular a preservação do patrimônio histórico edificado. ... Normalmente esse coeficiente é igual a 1 (um), significando que o proprietário poderá edificar uma área igual a área do terreno.

O que é zr3 em Curitiba?

A Zona Residencial 2 - ZR2 é uma zona de predominância residencial de baixa densidade de ocupação, onde se deve promover ocupação habitacional unifamiliar e comércio e serviço de atendimento vicinal e de bairro, de acordo com a infraestrutura implantada.

O que é a área líquida?

A área líquida é a área útil total. Por exemplo, se sua sala de atendimento mede 5x5 metros, ela tem a área líquida de 25 metros quadrados e não inclui nenhum espaço perdido – paredes, corredores, escadas, elevadores e áreas técnicas para passagem de tubulação e cabos elétricos.

Como comprar potencial construtivo Curitiba?

Preencher requerimento à Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), com as informações do potencial a ser adquirido, e anexar documentos relacionados no requerimento. Para abrir um processo, enviar o requerimento preenchido, juntamente com a documentação obrigatória, para o e-mail edificacoes@curitiba.pr.gov.br.

O que significa coeficiente de aproveitamento 2?

O Coeficiente de Aproveitamento é um número que, multiplicado pela área do lote, indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos em um lote, somando-se as áreas de todos os pavimentos. Os exemplos abaixo mostram duas possibilidades de edificação em um lote de 24 x 30m, com CA=2.

O que é taxa de outorga?

O cálculo da taxa de outorga enseja a estruturação de uma metodologia própria e a eleição de matrizes econômicas adequadas para a apuração da justa retribuição representada pela utilização e exploração econômica dos bens e ativos públicos vinculados a prestação dos serviços.

Artigo anterior
O que muda de GDDR5 para GDDR6?
Artigo seguinte
Porque a Mona Lisa fica no Louvre?