Quando ir no oncologista?

Perguntado por: Cátia Rocha de Mota  |  Última atualização: 19. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

Novos sinais ou lesões na pele: principalmente que apresentem formatos irregulares e mudanças com o tempo, como na cor, assimetria, aumento de tamanho, elevação e escurecimento. Da mesma forma, irritações constantes, feridas que não cicatrizam e manchas que se espalham também são sinais de alerta.

Quando o paciente é encaminhado para o oncologista?

Apenas os tumores malignos podem ser chamados de câncer. Os especialistas começam o tratamento quando o paciente apresenta algum indício de desenvolvimento de um tumor.

Quais as doenças que o oncologista trata?

Oncologista clínico trata o câncer com quimioterapia ou outros medicamentos, como terapia direcionada (terapia-alvo), hormonioterapia ou imunoterapia. A sua abordagem é geral, pois vai do cuidado do paciente a tratamentos sistêmicos.

Quais exames o oncologista costuma pedir?

Exames
  • Alfa-fetoproteína (carcinoma hepatocelular, carcinoma testicular)
  • Antígeno carcinoembriônico (câncer de colo)
  • Gonadotropina coriônica beta-humana (coriocarcinoma, carcinoma testicular)
  • Imunoglobulinas séricas (mieloma múltiplo)
  • Testes moleculares (diversos tipos de câncer)
  • CA 125 (câncer de ovário)

Quem precisa de um oncologista?

Portanto, pessoas com casos de câncer na família ou fatores de risco, ou mesmo que queiram saber e organizar seus exames de rastreamento, podem consultar com um oncologista”, explica o Diretor Técnico Médico do CEONC Hospital do Câncer, Doutor Reno Paulo Kunz.

Quando devo procurar o oncologista?

45 questões relacionadas encontradas

O que um oncologista faz na primeira consulta?

Primeira consulta oncológica

Na primeira consulta o paciente deve trazer todos os exames que já possui, como resultados de biópsia, além de informações sobre diagnósticos e tratamentos anteriores.

O que faz na primeira consulta com oncologista?

O que acontece na primeira consulta? Esse primeiro contato tem como principal objetivo fazer o mapeamento completo do paciente e conhecer o seu estado clínico e emocional, a partir das informações passadas, avaliação dos exames, do histórico clínico e de outras doenças, histórico familiar, etc.

Qual o exame mais completo para detectar câncer?

A tomografia computadorizada é recomendada para pessoas que apresentam sintomas de câncer ou para aquelas que têm um alto risco de desenvolver a doença.

Quando desconfiar de um câncer?

Perda de apetite. Dor nova e persistente. Problemas com a visão ou audição. Enjoos e vômitos frequentes.

Qual o nome do exame que detecta câncer em qualquer parte do corpo?

Exames para detectar câncer incluem mamografia, tomografia e radiografia. Saiba mais! A realização de exame para detectar câncer é fundamental para que a patologia seja identificada precocemente, contribuindo imensamente nas chances de cura e melhores prognósticos.

Qual o valor de uma consulta com um oncologista?

O valor da consulta é de R$ 100,00.

Como o médico pode diagnosticar o câncer?

A única maneira conclusiva de diagnosticar o câncer é a partir da biópsia de tecido da área questionável. Ele é obtido usando uma agulha ou um bisturi. Um médico especialista, chamado patologista, estuda a amostra sob o microscópio, olhando para os sinais de câncer.

São diagnósticos frequentes no paciente oncológico?

diagnósticos mais comuns, em uma população de 48 pacientes oncológicos, a alteração no conforto (dor) e a alteração na nutrição (menos do que o corpo necessita).

Quem é considerado paciente oncológico?

O termo oncologia é comum a todas as pessoas ligadas ao câncer de alguma forma, sejam profissionais da saúde, pacientes ou familiares.

Quanto tempo demora um tratamento oncológico?

Em geral, um ciclo de quimioterapia dura algumas semanas, de acordo com o médico.

O que é prioridade em oncologia?

Significa que o paciente com câncer é prioridade na ordem de processos em tramitação na Justiça, ou seja, o portador de câncer tem direito a prioridade processual, e seu caso é preferencial.

Qual é o primeiro sinal de câncer?

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

Quais são os primeiros sinais do câncer?

Principais sintomas
  1. Emagrecer sem fazer dieta ou praticar exercícios. ...
  2. Cansaço intenso fazendo pequenas tarefas. ...
  3. Dor que não passa. ...
  4. Febre que vai e volta, sem tomar remédio. ...
  5. Alterações nas fezes. ...
  6. Dor ao urinar ou urina escura. ...
  7. Demora para cicatrizar feridas. ...
  8. Sangramentos.

Qual o exame de sangue que detecta o câncer?

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

É possível detectar o câncer pelo hemograma completo?

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Quando a pessoa tem câncer aparece no hemograma?

Se o valor de referência for superior a 1000 ng/ml, pode ser mais sugestivo de um tumor maligno. Já em valores aproximados a 500 ng/ml, pode ser sinal de quadro de cirrose ou hepatite crônica, por exemplo.

O que altera no hemograma quando a pessoa está com câncer?

O que altera no hemograma quando se tem câncer ou tumor? Olá! É frequente aparecer anemia. Eventualmente os glóbulos brancos ou plaquetas podem estar alterados também.

Quanto tempo demora uma consulta com oncologista no SUS?

Comissão fixa prazo de 30 dias para exames e início de tratamento de câncer pelo SUS.

Como é a consulta com oncologista?

O especialista fará uma série de perguntas que vão auxiliar na relação dele com o paciente e na compreensão do problema. A partir das respostas, o oncologista clínico elabora um quadro, onde serão traçadas as melhores formas de tratamento para o câncer e os cuidados.

Como funciona o tratamento de câncer pelo SUS?

Os usuários do SUS que necessitam de investigação ou tratamento do câncer devem procurar a UBS mais próxima de sua residência, para que sejam inseridos no sistema.

Artigo anterior
Como desfocar fundo photoshop?
Artigo seguinte
Qual é a cor do verão?