Quais são os distúrbios do sono?

Perguntado por: Érika Letícia de Paiva  |  Última atualização: 11. November 2024
Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)

Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. São comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono. Insônia: A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado.

Quantos distúrbios do sono existe?

Ao todo, são 34 distúrbios. Parassonias – Alterações comportamentais e fisiológicas em diferentes momentos do sono. Existem 24 tipos. Distúrbios do sono relacionados a alterações médico-psiquiátricas – São 19 distúrbios associados com doenças mentais e neurológicas.

Quais são os transtornos do sono?

Além da própria insônia, existem outros distúrbios do sono, entre eles a apneia obstrutiva do sono, bruxismo, sonambulismo e movimento periódico de pernas. Estas condições, por sua vez, podem estar associadas a doenças cardiovasculares, metabólicas, gastrointestinais, neurológicas e transtornos mentais.

Como saber distúrbios do sono?

Podemos destacar como sintomas ou sinais dos distúrbios do sono os seguintes sintomas:
  1. dificuldade de pegar no sono à noite;
  2. cansaço e sonolência durante o dia;
  3. irritação constante;
  4. falta de concentração;
  5. ansiedade;
  6. depressão;
  7. roncar durante à noite;

Quais os tipos de sonolência?

Sonolência é quando sentimos sono durante o dia ou temos sono prolongado durante a noite. Existem dois tipos de sonolência, a primeira e a secundária.

Saiba quais são e como tratar os distúrbios do sono

23 questões relacionadas encontradas

Quais os três tipos de sono?

As fases do sono
  • NREM 1: Chamado “sono leve”. É quando ainda estamos cochilando, podendo despertar com qualquer barulho. ...
  • NREM 2: Sono leve intermediário. ...
  • NREM 3: Chamado “sono profundo”, essa fase é fundamental para o descanso do corpo. ...
  • REM: É o sono profundo avançado.

O que significa narcolepsia?

A narcolepsia é um distúrbio do sono caracterizado pela sonolência excessiva durante o dia ou episódios recorrentes e incontroláveis ​​de sono durante as horas normais da vigília, geralmente com episódios súbitos e temporários de fraqueza muscular (cataplexia).

O que causa o distúrbio do sono?

Causas: dormir menos do que o necessário (privação parcial de sono – essa é a causa mais frequente de sonolência excessiva) , distúrbios do sono como, por exemplo, a apneia do sono, alterações no ritmo circadiano (desencontro entre o relógio biológico e os horários sociais) ou outros mais raros como a narcolepsia.

Qual o médico que cuida do distúrbio do sono?

Qual a formação dos médicos da medicina do sono? De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o médico que cuida do sono deve ser formado em uma das áreas como a otorrinolaringologia, psiquiatria, neurologia, pneumologia, pediatria ou clínica médica.

O que é bom para distúrbio do sono?

Os medicamentos mais utilizados em casos de insônia são fármacos hipnóticos e antidepressivos sedativos, sendo os benzodiazepínicos, como o Clonazepam e o Diazepam, apontados como os mais consumidos para promover o sono, mesmo que estes tragam efeitos colaterais consideráveis .

Quais doenças neurológicas causam insônia?

Doenças neurológicas e distúrbios específicos do sono

Alterações do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), podem causar hiperexcitação que torna difícil para essas pessoas dormirem quando precisam.

Quando a insônia é preocupante?

A insônia se torna crônica se a incapacidade de iniciar ou manter o sono ocorre pelo menos três vezes por semana, por mais de três meses. Uma maneira de avaliar se você está tendo um sono de boa qualidade ou se seu sono está suficiente, é analisar seu bem-estar físico e emocional no dia seguinte.

Como se chama o exame do sono?

O exame de polissonografia é popularmente conhecido como exame do sono, visto que ele serve para diagnosticar doenças ou alterações relacionadas ao sono. Ele não tem restrição de idade, podendo ser feito tanto em crianças quanto em adultos.

Quando devo procurar um médico do sono?

Insônia, cansaço excessivo, sonolência diurna e dificuldade em ter um sono reparador: esses são alguns dos motivos que levam uma pessoa a buscar um médico do sono.

Quando eu devo procurar um neurologista?

Problemas para caminhar; Movimentos lentos ao caminhar ou realizar qualquer ação, principalmente quando aparecem sem causa aparente; Dificuldade para mover qualquer músculo, principalmente de forma repentina; Tremores nas mãos ou em qualquer outra parte do corpo.

O que fazer para dormir a noite toda sem acordar?

Acordou no meio da noite? Veja 8 truques para voltar a dormir rápido, segundo os gurus do sono
  1. Mantenha um diário do sono. ...
  2. Não force o sono. ...
  3. Não olhe para o relógio. ...
  4. Desligue seus dispositivos. ...
  5. Aceite seus pensamentos. ...
  6. Mantenha sua mente no presente. ...
  7. Relaxe os músculos. ...
  8. Levante-se.

Quando a pessoa dorme e não acorda?

A paralisia do sono é um distúrbio que tende a acontecer na fase mais leve do sono, quando acontece a retomada da consciência durante o sono ao mesmo tempo em que ocorre uma fraqueza muscular. Nessas situações, é comum sentir uma incapacidade momentânea de se movimentar ou tentar falar e não conseguir.

O que é hipersonia idiopática?

Hipersonia idiopática é sono diurno excessivo com ou sem aumento das horas de sono noturno; diferencia-se da narcolepsia por ausência de cataplexia, alucinações hipnagógicas e paralisia do sono.

Quando você tenta acordar e não consegue?

A paralisia do sono é um distúrbio muito comum caracterizado pela paralisia temporária do corpo, logo após acordar. Nesse momento os músculos ficam paralisados e, mesmo que a pessoa queira se mexer, o corpo não corresponde.

Qual tipo de sono é mais importante?

Acredita-se que o sono REM é fundamental para a manutenção das funções cognitivas, como memória, criatividade e a capacidade de aprender, além de proporcionar bem-estar.

O que causa a falta de sono à noite?

Normalmente, a insônia está associada a estresse, hábitos inadequados, um estilo de vida desregrado, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais. Além disso, pode ser resultante de problemas respiratórios e gastrointestinais, dores crônicas, e o uso de determinados medicamentos.

O que significa o sono REM?

O que é sono REM? REM é a sigla para Rapid Eyes Movement, ou movimento rápido dos olhos. É o sinal físico mais evidente de que uma pessoa está nessa fase do sono, considerada a mais profunda. O sono REM é fundamental porque é nele que as memórias são processadas e o conhecimento é consolidado.

Qual exame detecta falta de melatonina?

Em muitos casos, a polissonografia é solicitada quando o paciente reclama ou apresenta sintomas frequentes de baixa qualidade do sono, percebida ou quando o médico quer ter uma compreensão mais ampla sobre a sua saúde.

Quanto custa polissonografia de noite inteira?

O mesmo exame feito de forma particular pode custar entre R$ 900 e R$ 1.200 dependendo do laboratório e do tipo de acomodação/hotelaria oferecidos”, afirma. Também é possível fazer a polissonografia em casa, mas nessas situações o procedimento é ainda mais caro.

Como é feito o exame do sono em casa?

É realizado por meio de um dispositivo pequeno com poucos acessórios: a cânula no nariz para avaliar a respiração e o ronco, o sensor no dedo para verificar o nível de oxigênio e a frequência cardíaca, e a faixa no tórax para registrar os movimentos da respiração.

Artigo anterior
O que sentimos quando amamos de verdade?
Artigo seguinte
O que pode substituir a amoxicilina?