Qual NR fala sobre produtos químicos?

Perguntado por: Érika Castro de Barros  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (46 avaliações)

Havendo necessidade de manipulação de produto químico, deve ser disponibilizado pelo empregador, local adequado, conforme exige a NR 32.

Como a NR 26 aborda a rotulagem de produtos químicos?

Rotulagem Preventiva

E com NR 26 e o Decreto federal 2.657/98, todos os produtos químicos devem ser classificados, rotulados e providos de Ficha com Dados de Segurança de Produto Químico (FISPQ). Ademais, deverá ser observada a NBR 14725 parte 3, de acordo com o GHS, para a rotulagem desses produtos.

O que a NR 26 fala?

A NR-26 é a Norma Regulamentadora que apresenta informações relativas à Sinalização de Segurança no seu Meio de Ambiente de Trabalho. Ela é responsável pela identificação dos equipamentos de segurança, delimitação de áreas e identificação de tubulações de líquidos e gases.

Como a NR 32 aborda o risco químico?

As vias de entrada do agente químico no organismo são: digestiva, respiratória, mucosa, parenteral e cutânea. A NR-32 aborda esta situação nos seguintes itens: 32.3.1 Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos químicos utilizados em serviços de saúde.

O que diz a NBR 14725?

Esta parte da ABNT NBR 14725 estabelece condições para criar consistência no fornecimento de informações sobre questões de segurança, saúde e meio ambiente, relacionadas ao produto químico.

Produtos Químicos FISPQ - Como preencher o FISPQ - O que significa FISPQ

39 questões relacionadas encontradas

Quais principais pontos da NBR 14725 3 e suas regras gerais descreva?

Quais são os principais pontos da NBR 14725-3? A NBR 147725-3 tem como foco alinhar as empresas brasileiras ao Sistema Globalmente Harmonizado (GHS) de informações de segurança para produtos químicos perigosos. Flexível, ela considera que cada produto tem uma demanda e processo logístico específico.

O que é NBR 17505?

A NBR 17505 é uma norma que estabelece os requisitos exigíveis para os projetos de instalações de armazenamento, manuseio e uso de líquidos inflamáveis e combustíveis, incluindo os resíduos líquidos armazenados em tanques estacionários ou em recipientes.

O que deve ser tratado na capacitação sobre riscos químicos conforme a NR 32?

32.2.4.9.1 A capacitação deve ser adaptada à evolução do conhecimento e à identificação de novos riscos biológicos e deve incluir: a) os dados disponíveis sobre riscos potenciais para a saúde; b) medidas de controle que minimizem a exposição aos agentes; c) normas e procedimentos de higiene; d) utilização de ...

O que é um risco químico?

Riscos Químicos. Risco Químico: É o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao manipular produtos químicos que podem causar-lhe danos físicos ou prejudicar-lhe a saúde.

O que são as palavras de sinalização perigo cuidado atenção?

As palavras de sinalização indicam o grau de severidade do perigo e alertam o usuário sobre os danos potenciais provenientes da exposição ao produto químico. A palavra perigo (em inglês, danger) indica maiores níveis de severidade e a palavra cuidado/atenção (em inglês, warning), níveis menores de severidade.

Qual é a importância da NR 26 nas atividades de proteção contra incêndio?

A NR determina que as cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações e empregadas para a condução de líquido e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.

Como se aplica a NR 26?

Pode ser usada em corrimões, parapeitos, pisos, faixas no piso de entrada de elevadores e plataformas de carga, diferenças de nível do piso, faixas de circulação, equipamentos de transporte e movimentação, vigas, postes, colunas e etc.

Como realizar a rotulagem preventivas dos produtos?

A rotulagem preventiva deve conter os seguintes elementos:
  1. Identificação e composição do produto químico;
  2. Pictograma(s) de perigo;
  3. Palavra de advertência;
  4. Frase(s) de perigo;
  5. Frase(s) de precaução;
  6. Informações suplementares.

Como os produtos químicos devem ser identificados?

1º: identificação e composição do produto químico: nome comercial, aplicação, lote, peso bruto, peso líquido, telefone de emergência e dados do fornecedor; ... Você não pode se esquecer dos compostos que não são classificados como perigosos, estes também devem ter uma ficha com dados de segurança.

Como deve ser feito o armazenamento de produtos químicos?

Os produtos químicos não devem ser armazenados acima do nível dos olhos e nunca na prateleira superior de uma unidade de armazenamento. Não superlotar as prateleiras. Cada prateleira deve ter uma borda fixa. Evite armazenar produtos químicos no chão (mesmo que temporariamente) ou estendê-los para corredores de tráfego.

Quais são os tipos de riscos químicos?

O que é um risco químico?
  • Gasosos: Qualquer substância em estado gasoso como: Nitrogênio, Dióxido de Carbono, propano, etc. ...
  • Líquidos: Substância manipuladas no estado líquido como: Gasolina, Benzeno, ácidos, etc. ...
  • Sólidos: Encontradas no ambiente em estado sólido como: poeira, fibras, chumbo, etc.

Quais são os tipos de riscos ocupacionais químicos?

Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador principalmente pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo ...

Quais são os riscos químicos existentes?

Sólido: Fumos, poeiras, fribras, etc; Líquido: Neblinas, gasolina e névoa, etc; Gasoso: Hidrôgenio, benzeno, etc.

Quais são as principais recomendações feitas pela NR 32 aos profissionais de saúde?

O colaborador deve: Realizar o esquema vacinal (Hepatite B, Dupla Adulto e MMR); Lavar as mãos antes e após realizar cada procedimento; Utilizar EPIs, como luva de procedimentos e sempre usar avental, máscara e óculos de proteção (quando necessário);

Quais são as medidas que o empregador deve implantar para garantir a proteção contra os riscos à saúde e integridade física do trabalhador?

O PPRA, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, tem por objetivo estabelecer medidas que visem a eliminação, redução ou controle desses riscos em prol da preservação da integridade física e mental do trabalhador.

O que deverá constar na capacitação dos trabalhadores de saúde?

32.2.4.9.1 A capacitação deve ser adaptada à evolução do conhecimento e à identificação de novos riscos biológicos e deve incluir: a) os dados disponíveis sobre riscos potenciais para a saúde; b) medidas de controle que minimizem a exposição aos agentes; c) normas e procedimentos de higiene; d) utilização de ...

O que significa toda a Bacia de segurança?

A NR-16 da Portaria nº 3.214/78 considera que quando há armazenamento de inflamáveis líquidos em tanques, todos os trabalhadores da área de operação fazem jus ao adicional de periculosidade, conceituando área de risco como toda a bacia de segurança.

Como projetar bacia de contenção?

A bacia de contenção, de acordo com a NBR 17.505 (2013), deve ser adjacente a, no mínimo, duas vias diferentes. Estas vias devem ser pavimentadas ou estabilizadas e ter largura compatível para a passagem simultânea de dois veículos de combate a incêndio ou 5 m, devendo ser adotado o maior destes valores.

Como calcular o volume de uma bacia de contenção?

VOLUME DAS BACIAS DE CONTENÇÃO – SAIBA QUAIS AS NORMAS PARA CALCULAR
  1. Quando são tanques horizontais – Os volumes de todos os tanques devem ser somados, e a bacia de contenção deve ter capacidade para a soma dos dois volumes mais 10%.
  2. Bacia com um tanque horizontal – A bacia deve conter o volume do tanque mais 10%.

Quais as principais normas para a rotulagem de reagentes químicos?

Dessa forma, as informações relacionadas a um produto químico específico precisam estar regulamentadas por meio de normas técnicas.
...
A ficha de segurança
  • vermelho é inflamabilidade;
  • azul é risco à saúde;
  • amarelo é reatividade;
  • branco indica perigos especiais, como ácido forte, gás asfixiante e produto radioativo.

Artigo anterior
Como saber se é pedra ou infecção?
Artigo seguinte
Como abrir as tabelas do Access?