Quando indicar CPRE?

Perguntado por: Júlia Baptista  |  Última atualização: 9. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (50 avaliações)

A CPRE está indicada na avaliação e tratamento das seguintes situações de patologia biliar e pancreática:
  • Obstrução biliar secundária a coledocolitíase.
  • Estenoses benignas e malignas do ducto biliar.
  • Fístulas biliares.
  • Casos selecionados de disfunção do esfíncter de Oddi.

Que tipo de exame é o CPRE?

A CPRE é um procedimento endoscópico avançado que, através da endoscopia digestiva alta (EDA), permite diagnosticar e tratar patologias do sistema biliar e pancreático. Sua principal indicação é no tratamento de coledocolitíase, cálculo biliar no interior dos ductos biliares.

Como é feito o exame de CPRE?

O exame de CPRE durante entre 30 a 90 minutos e é feito sob anestesia geral, para não causar dor ou desconforto à pessoa. Para fazer o exame, o médico introduz um fino tubo com uma pequena câmera na ponta, desde a boca até ao duodeno, de forma a observar o local onde os canais biliares se ligam ao intestino.

Para que serve o exame de CPRE?

Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica. A CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica) é o procedimento endoscópico que tem o intuito de desobstruir a via biliar, de maneira muito menos invasiva.

Onde faz o exame CPRE?

O exame é realizado com o paciente internado em hospital. Realizado no Centro Cirúrgico sob anestesia geral.

Coledocolitíase - CPRE

18 questões relacionadas encontradas

Qual é o valor de um CPRE?

Seu estômago e duodeno deve estar vazios para que o procedimento seja feito de forma segura. É necessário jejum total de no mínimo 8 horas antes do exame. Se você precisar de um analgésico na semana antes da cirurgia, escolha paracetamol ou dipirona ao invés de aspirina, ibuprofeno ou naproxeno.

Qual hospital faz CPRE?

CPRE - Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica | Hospital Aeroporto.

Quais os riscos de uma CPRE?

As principais complicações relacionadas à CPRE são dor e distensão abdominal, pancreatite, sangramento digestivo e perfuração duodenal. Pancreatite aguda é a complicação mais frequente, ocorrendo em 1% a 7% dos casos.

O que comer após CPRE?

Você vai ficar sem ingerir dieta pela boca ou pela sonda por 3 horas após a realização do procedimento. Após 3 horas, vai administrar 100 ml de água filtrada pela sonda de gastrostomia. Se não forem observadas anormalidades, vai iniciar a dieta após 4 horas.

Como é feito o exame de Colangio ressonância?

Para realizar o exame Hidro-RM, ou Colangiorressonância, o paciente deita sobre maca, circundada pelo equipamento em forma de grande círculo, aberto nas extremidades da cabeça aos pés. A máquina de ressonância magnética funciona como grande ímã, com campos magnéticos e pulsos de radiofrequência que criam imagens.

O que é cirurgia de Colangiopancreatografia?

É um procedimento endoscópico realizado para o diagnóstico e tratamento das doenças das vias biliares e pancreáticas, como cálculos biliares, tumores pancreáticos, estreitamentos das vias biliares e pancreáticas, cistos de colédoco, etc.

Porque CPRE causa pancreatite?

CONCLUSÃO: A cateterização do pâncreas durante a CPRE constituiu um fator preditivo para o desenvolvimento de pancreatite aguda pós-CPRE. Descritores: Coledocolitíase; Pancreatocolangiografia retrógrada endoscópica; Pancreatocolangiografia retrógrada endoscópica/estatística & dados numéricos; Pancreatite.

O que é Papilotomia?

A papilotomia endoscópica é o procedimento de abertura do ducto biliar comum. Tem o objetivo de alargar a abertura da papila duodenal para a drenagem da bile com maior facilidade e para retirada de cálculos que podem estar obstruindo a saída da bile.

Como desobstruir o canal biliar?

“Em todos esses casos, uma solução paliativa para o problema é fazer uma colangiografia endoscópica (exame endoscópico das vias biliares e pancreáticas), com ou sem o auxilio da ecoendoscopia, para acessar o ducto biliar, introduzir uma sonda e fazer a drenagem”, descreve o médico.

Quanto custa o exame CPRE em Brasília?

Porém, não há condições de pagar pelo procedimento, que custa entre R$ 5 e R$ 8 mil. Com isso, resta somente a angústia de esperar por tempo indeterminado para a realização do exame e pelo diagnóstico definitivo.

Onde posso fazer o exame CPRE em Salvador?

O que é a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) ? Como marcar o exame? O exame poderá ser marcado pessoalmente na recepção do Setor de Endoscopia no 1º andar do Hospital Português (Telefone 071-32035374 / 071-32035383 das 7:30h às 17:00h de segunda à sexta-feira).

Onde faz exame CPRE em Campinas?

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG) realizou oficialmente sua primeira colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), um exame que permite diagnosticar e tratar afecções no fígado, vesícula biliar, canais biliares e pâncreas, sem a necessidade de fazer um corte convencional.

Como tirar pedra do pâncreas?

Retirada de cálculos de colédoco: O endoscópio é usado para remover pedras (cálculos) do ducto pancreático ou biliar com uma pequena cesta ou balão. Às vezes, a remoção da vesícula biliar é realizada juntamente com uma esfincterotomia.

O que quer dizer Coledocolitiase?

Coledocolitíase é a presença de cálculos nos dutos biliares; pode ocorrer formação de cálculos na vesícula biliar ou nos próprios dutos. Esses cálculos causam cólica biliar, obstrução biliar, pancreatite biliar ou colangite (infecção e inflamação biliar).

O que é prótese biliar?

Através do orifício por onde a secreção biliopancreática é eliminada, o endoscopista acessa o estreitamento, dilata e coloca moldes de plástico, chamados de próteses, para orientar a cicatrização e aumentar o calibre do estreitamento. Na prática, a prótese biliar plástica entope em 3m.

Quem tem pedra na vesícula precisa fazer endoscopia?

As pedras na vesícula é uma doença da vesícula, única ou combinadamente com a doença do canal da bile. Uma vez tendo a presença de pedras na vesícula não é possível retira-las por endoscopia. A endoscopia é solicitada quando tem uma migração dessas pedras para o canal da bile, ou se formam no próprio canal da bile.

O que causa a doença no pâncreas?

Há destruição lenta dos tecidos do pâncreas, que pode causar insuficiência pancreática, infecções bacterianas e diabetes do tipo 2. As principais causas são obstrução de ductos e alcoolismo. Outras causas incluem fibrose cística, hipercalcemia, hiperlipidemia, alguns medicamentos e distúrbios autoimunes.

O que pode causar câncer no pâncreas?

Cerca de 25% dos casos de câncer de pâncreas são causados pelo tabagismo. O tabagismo e o uso de produtos derivados do tabaco sem fumaça também aumentam o risco. No entanto, o risco de câncer de pâncreas começa a cair quando a pessoa para de fumar. Obesidade.

O que significa CPRE na enfermagem?

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é uma técnica que utiliza simultaneamente a endoscopia digestiva e a imagem fluoroscópica para diagnosticar e tratar doenças associadas ao sistema biliopancreático.

Como é feito o exame de colangiografia?

Colangiografia endoscópica

Nesta técnica, uma sonda é introduzida desde a boca até ao duodeno, onde é administrado o produto de contraste e de seguida é feito um raio-X ao local do contraste.

Artigo anterior
Quanto tempo derreter chocolate no microondas?
Artigo seguinte
Com quantos dias o exame de sangue detecta gravidez?