Qual a diferença entre preclusão temporal e preclusão consumativa?

Perguntado por: Tiago Batista de Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (24 avaliações)

Para as partes, a preclusão pode se dar quando o ato não for praticado dentro do prazo estipulado (preclusão temporal); quando houver incompatibilidade com um ato anteriormente praticado (preclusão lógica); ou quando o direito à prática daquele ato já houver sido exercido anteriormente (preclusão consumativa).

O que é a preclusão consumativa?

A preclusão consumativa, por seu nome, indica a consumação de uma condição. Dessa maneira, decorre da prática de um ato – o próprio ato sobre o qual recai a preclusão. Se você apresenta alegações finais, não pode apresentá-la novamente, ainda que esteja dentro do prazo processual.

Qual a diferença entre preclusão temporal lógica e consumativa?

Como o próprio nome já diz, a lógica seria a não interposição de tal recurso pelo autor, mas sim pela parte vencida. Já a preclusão consumativa é a extinção da faculdade de praticar um determinado ato processual em virtude de já haver ocorrido a oportunidade para tanto.

Quais os tipos de preclusão?

Há quatro tipos de preclusão (temporal, lógica, consumativa e punitiva) e saber distingui-los é importantíssimo, já que a preclusão é um dos alicerces da boa marcha processual, seja para preservar a duração razoável do processo, seja para proteger a segurança jurídica e a boa-fé.

Quais são as três modalidades de preclusão processual?

A doutrina, costumeiramente, define a preclusão através de três modalidades, cuja distinção se faz útil nos processos diariamente. Se trata da preclusão lógica, consumativa e temporal.

PRECLUSÃO: TEMPORAL, LÓGICA, CONSUMATIVA E PRO JUDICATO

28 questões relacionadas encontradas

O que é preclusão processual?

Preclusão - Novo CPC (Lei nº 13.105/2015)

É a perda do direito de manifestar-se no processo, isto é, a perda da capacidade de praticar os atos processuais por não os ter feito na oportunidade devida ou na forma prevista. É a perda de uma faculdade processual, isto é, no tocante à prática de determinado ato processual.

O que é uma decisão citra petita?

A sentença que deixa de julgar parte do pedido ou um dos pedidos é citra ou infra petita. A reflexão proposta neste trabalho é se a omissão da sentença, alvo de insurgência do autor em apelação, merece decretação de invalidade ou pode ser suprida por julgamento ex novo pelo tribunal.

O que é preclusão no novo CPC?

Preclusão - Novo CPC – (Lei nº 13.105/15)

É a perda do direito de manifestar-se no processo, isto é, a perda da capacidade de praticar os atos processuais por não os ter feito na oportunidade devida ou na forma prevista. É a perda de uma faculdade processual, isto é, no tocante à prática de determinado ato processual.

Quando se opera a preclusão?

Com a promulgação do novo Código de Processo Civil, a preclusão temporal dos recursos opera-se após transcorridos 15 dias úteis contados do primeiro dia útil após a intimação. Ou seja, o prazo de preclusão para os recursos cíveis é de 15 dias.

O que acontece depois da preclusão?

Quanto aos efeitos, a preclusão é responsável pela impulsão do processo (força motriz), ou seja, determina a sequência do procedimento. Quando o processo chega ao fim, ocorre a preclusão máxima, qual seja, a irrecorribilidade de decisão final. A preclusão também pode levar a invalidades processuais, como visto.

Qual a diferença entre prescrição e preclusão?

Diferença entre preclusão e prescrição

A preclusão é a perda de direito de exercer algum ato processual, enquanto que a prescrição trata-se da perda do direito de ajuizar uma ação judicial.

Quais são as matérias de ordem pública?

Assim, matérias de ordem pública são as questões que envolvem os interesses coletivos. Podemos encontrar matérias de ordem pública no controle de constitucionalidade das leis, por exemplo, e nas nulidades absolutas e de fundo, previstas nas leis substanciais e processuais.

Quais são os atos praticados pelo juiz em um processo?

Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos. Os auxiliares da justiça realizam atos no processo que não podem ser olvidados, como, por exemplo, o termo de vista, o termo de conclusão, certidões e laudos (como o pericial).

O que é preclusão jurídico?

A preclusão é um acidente processual que ocorre quando uma das partes de um processo perde o direito de se manifestar em dado momento no processo, seja pela perda do prazo, pela não apreciação das normas ou pela perda do momento oportuno.

O que é preclusão da prova documental?

PRECLUSÃO DA PROVA DOCUMENTAL. APRESENTAÇÃO TARDIA DE DOCUMENTOS. A juntada tardia de documentos pelo autor, que não se inserem nas hipóteses da Súmula 8/TST, implica o não conhecimento da documentação por ele carreada, em observância ao disposto no art. 396 do CPC , de aplicação subsidiária ao processo do trabalho.

O que é o novo CPC?

O Código de Processo Civil de 2015, conhecido como Novo CPC, é um documento que reúne as leis e regramentos que regulam o processo judicial civil brasileiro. O Novo CPC foi criado através da lei nº 13.105/2015, de 16 de março de 2015, substituindo o Código de Processo Civil anterior, de 1973.

O que acontece quando o processo da revelia?

A revelia ocorre com a ausência de contestação e, como consequência, gera presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor. Art. 344. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.”

Qual é o prazo da prescrição intercorrente no processo civil?

Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos. § 1º A fluência do prazo prescricional intercorrente inicia-se quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução.

Qual o fenômeno que surge quando se perde os prazos dentro do processo?

A este fenômeno, de perder o prazo ou a forma para praticar um ato, chamamos de preclusão temporal. Exemplo maior encontra-se no art. 183, do Código de Processo Civil, in verbis: “Art.

Quando o juiz não cumpre prazo?

Para que o descumprimento de prazo pelo juiz tenha consequência, é preciso que alguém formalize uma denúncia para o corregedor do tribunal ou ao Conselho Nacional de Justiça. Uma das soluções para a demora injustificada é que os autos do processo sejam remetidos ao substituto legal do juiz ou do relator.

O que fazer quando se perde o prazo para contestar?

Entretanto, como nada no Direito é absoluto, em casos excepcionais, a contestação pode ser apresentada após o prazo legal e, assim, dar origem a nova abertura da instrução, desde que o estágio do processo o permita, como, por exemplo, não tenha havido sentença.

Quando não ocorre os efeitos da revelia?

A revelia não produz o efeito mencionado no art. 344 se: II – o litígio versar sobre direitos indisponíveis. Assim, quando a demanda envolve algum tipo de direito indisponível das partes, os efeitos da revelia não serão aplicados.

O que é sentença extra petita e citra petita?

– Sentença “citra petita” é aquela na qual o juiz concede menos do que foi pedido pelo autor (cuidado; aqui o problema é na fundamentação, pois é possível que o pedido seja julgado parcialmente procedente…); – sentença “extra petita” é aquela na qual o juiz concede pedido diverso daquele postulado pelo autor.

O que é uma sentença extra petita ultra petita e citra petita?

Sentenças extra petita, utra petita e infra petita.

67-79). Uma sentença que viola o princípio da congruência é uma sentença incongruente. As sentenças incongruentes podem padecer de vício de natureza (extra petita), vício de excesso (ultra petita) ou vício de omissão (infra petita).

O que fazer quando a sentença e citra petita?

Portanto, havendo sentença citra petita, existe omissão que deverá ser sanada. Nesse passo, o recurso adequado para combater a omissão do julgador é os embargos de declaração, com base no inciso I do art. 535 do CPC.

Artigo anterior
Como saber se tenho certificado digital pessoa física?
Artigo seguinte
O que é ser um homem beta?