Quando haverá a suspensão da execução e quais atos poderão ser praticados mesmo durante a suspensão?

Perguntado por: Rafael Bernardo Baptista  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 5/5 (62 avaliações)

923. Suspensa a execução, não serão praticados atos processuais, podendo o juiz, entretanto, salvo no caso de arguição de impedimento ou de suspeição, ordenar providências urgentes.

Em quais casos haverá suspensão da execução?

As principais hipóteses de suspensão obrigatória são as seguintes: a) os embargos do executado (art. 791, I); b) a morte ou perda da capacidade processual da parte, do representante ou do seu procurador (art. 265,I); c) as exceções de incompetência, de suspeição ou de impedimento (art.

O que acontece se forem praticados atos processuais durante a suspensão?

A suspensão é convencional na hipótese do inciso II e legal ou necessária nas demais. Durante a suspensão, é defeso praticar qualquer ato processual, salvo atos urgentes, a fim de evitar dano irreparável (art. ... A morte da parte provoca a extinção do processo se a ação versar sobre direito intransmissível (art.

Quando ocorre a suspensão dos procedimentos executivos?

Suspende-se o processo de execução quando são recebidos os embargos com efeito suspensivo (art. 921, III). Evidentemente, somente se aplica quando os embargos[6] à execução são recebidos com efeito suspensivo mesmo a impugnação ao cumprimento de sentença (art. 525, § 6º).

Como suspender uma execução de sentença?

O inciso III do artigo 921 do CPC prevê que se suspende a execução quando o executado ou seus bens não forem localizados. A partir dessa suspensão, começa a correr a prescrição intercorrente, que é aquela que decorre da demora demasiada para o efetivo cumprimento da sentença ou da execução.

Embargos, Suspensão e Extinção da Execução - Suspensão

41 questões relacionadas encontradas

Quando posso pedir a suspensão do processo?

depender do julgamento de outra causa ou da declaração de existência ou de inexistência de relação jurídica que constitua o objeto principal de outro processo pendente; tiver de ser proferida somente após a verificação de determinado fato ou a produção de certa prova, requisitada a outro juízo.

Quais são os meios de extinção da execução da execução?

A execução será extinta sempre que o executado obtiver, por qualquer meio, a supressão total da dívida (art. 924, CPC/2015), que ocorrerá com o reconhecimento de que não há obrigação a ser exigida, seja porque adimplido o débito, seja pelo reconhecimento de que ele não existe ou se extinguiu.

O que é suspensão do processo de execução?

É o período em que não ocorrem quaisquer atos processuais referentes a uma execução em andamento (salvo em hipótese de providências urgentes) ou seja, é um período no qual a execução fica pausada. A suspensão é tratada nos artigos 921 a 923 do CPC de 2015, em título chamado Da suspensão e da extinção da execução.

Quando um processo está suspenso o que significa?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou que o processo seja suspenso, isto é, não tenha movimentação.

O que é a suspensão do processo e quais são as suas consequências?

Suspensão do processo. Na suspensão do processo, veda-se a prática de atos processuais. Todavia, é garantido ao juízo promover atos urgentes, uma vez que haja risco de dano irreparável. Assim, é a redação do artigo 314 do CPC/2015, que retoma o artigo 266 do CPC/1973.

Pode peticionar em processo suspenso?

A doutrina majoritária entende que a suspensão pode ser convencionada, mas o curso de prazo processual já iniciado para, por exemplo, contestar, recorrer ou oferecer réplica, continua a transcorrer. “Não suspenso o curso do prazo, deve a parte apresentar o ato processual pertinente, sob pena de preclusão.

Pode-se promover algum ato processual quando o processo Encontrar-se suspenso?

Durante a suspensão, em regra, nenhum ato processual é permitido (art. 266 - CPC) e o desrespeito a essa proibição legal leva à inexistência jurídica do ato praticado.

Quanto tempo o processo pode ficar sobrestado?

Em havendo prejudicialidade externa, o prazo de suspensão da fase executiva nunca poderá exceder 1 (um) ano, conforme inteligência do art. 313, § 4º, CPC.

Em quais casos os embargos à execução terá efeito suspensivo?

Segundo a relatora, três são os requisitos para que o julgador atribua efeito suspensivo aos embargos à execução: o requerimento do embargante; o preenchimento dos requisitos necessários à concessão da tutela provisória, ou seja, elementos que evidenciem a probabilidade do direito alegado e o perigo de dano ou o risco ...

O que diz o artigo 921 do CPC?

921, Novo CPC, o exequente não houver se manifestado, começará, desse modo, a correr o prazo da prescrição intercorrente. ... Ela dispõe, assim que, “em execução fiscal, não localizados bens penhoráveis, suspende-se o processo por um ano, fi ndo o qual se inicia o prazo da prescrição qüinqüenal intercorrente”.

Como suspender ação de execução de título extrajudicial?

É possível a suspensão da execução de título executivo extrajudicial durante o prazo acordado entre as partes para que o executado cumpra voluntariamente a obrigação. Art. 922 do Código de Processo Civil.

Quem pode pedir a suspensão condicional do processo?

A suspensão condicional do processo pode ser proposta ao cidadão que estiver respondendo a processo de competência do Juizado Especial Criminal, desde que a pena prevista para o crime do qual esteja sendo acusado seja igual ou inferior a um ano...

Quais são as causas de suspensão e extinção da execução?

Conforme ilustra o Art. 924 CPC extingue-se a execução quando: a petição inicial for indeferida; a obrigação for satisfeita; o executado obtiver, por qualquer outro meio, a extinção total da dívida; o exequente renunciar ao crédito; e, ocorrer a prescrição intercorrente.

Quando é cabível a suspensão condicional da pena?

A sursis processual e o STJ

Como já foi dito, para que seja possível a suspensão condicional do processo, é necessário que a condenação do crime contido na denúncia tenha pena mínima igual ou inferior a 01 (um) ano.

Como funciona a suspensão dos prazos processuais?

Suspendem-se os prazos processuais cíveis nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, inclusive. Quanto aos processos cíveis, entre os dias 7 e 20 de janeiro, inclusive, não serão realizadas audiências nem sessões de julgamento, sendo, porém, mantidas as publicações e as intimações.

O que é prazo sobrestado?

Sobrestamento - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Trata-se de suspensão temporária do processo ou de ato jurídico. É a paralisação do curso do processo, deixando de dar andamento ao mesmo em virtude da existência de alguma questão prejudicial.

Quantos processos estão parados no STF?

De acordo com levantamento realizado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mais de 425 mil processos judiciais estão parados em 14 tribunais do país à espera de decisões da Suprema Corte.

Quantos processos têm parados no STF?

STF tem 261 ações paradas por pedido de vista ou decisão do presidente.

Quando um processo é extinto o que acontece?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou a extinção do processo, porque ele não possui alguns requisitos previstos em lei. Não significa que o autor tenha ganhado ou perdido a causa, mas, apenas, que o processo não poderá prosseguir.

Quando um processo é extinto ele pode ser reaberto?

Quando o processo é extinto com resolução do mérito ele não mais poderá ser reaberto, não sendo cabível falarmos em desarquivamentos dos autos, o que é permitido no caso de processo baixado ou arquivado.

Artigo anterior
O que são habilidades exemplos?
Artigo seguinte
Quais os três esportes mais praticados no Brasil?