Quando fazer a videolaringoscopia?

Perguntado por: Nádia Carlota Domingues de Moreira  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (73 avaliações)

Assim, a videolaringoscopia pode ser indicada para investigar:
  • Presença de nódulos nas cordas vocais;
  • Tosse crônica;
  • Rouquidão;
  • Dificuldade para engolir;
  • Alterações causadas por refluxo;
  • Alterações que possam ser indicativas de câncer ou infecções;
  • Causa de dificuldade respiratória em crianças.

Porque fazer videolaringoscopia?

A videolaringoscopia é utilizada para diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças como nódulos ou pólipos nas cordas vocais. Além de laringites crônicas, cistos intracordais, sulcos vocais, edema de Reinke, papilomatose laríngea, paralisias, leucoplasias e neoplasias.

O que a laringoscopia detecta?

A laringoscopia é usada para saber mais sobre diversas afecções ou problemas na garganta, incluindo: tosse persistente, tosse com sangue, rouquidão, dor de garganta e mau hálito. dificuldade para engolir. dor de ouvido persistente.

Quem faz exame videolaringoscopia?

O aparelho fica posicionado na boca durante todo o exame, sem encostar nas estruturas da garganta ou na língua. - A videolaringoscopia é realizada por um médico otorrinolaringologista, sendo gravada em DVD e acompanhada de fotos e laudo.

Quais exames o otorrino pode pedir?

Por vezes, o diagnóstico é feito por meio de exames complementares, ou seja, por meio de exames otorrinos.
...
Exames otorrinos para o ouvido e do labirinto
  • Audiometria tonal;
  • Audiometria Vocal;
  • Imitanciometria ou impedanciometria;
  • Vectoeletronistagmografia (VENG);
  • Exame Otoneurológico.

Exame de videolaringoscopia: como é feito e o que é

42 questões relacionadas encontradas

O que o otorrino faz na consulta?

Chamamos de otorrinolaringologia o ramo da medicina que cuida das seguintes áreas: nariz, seios da face, garganta e ouvidos. Além disso, o médico capacitado em otorrino, como a otorrinolaringologia também é chamada — e como o próprio especialista também costuma ser chamado —, cuida da cabeça e do pescoço como um todo.

Quais as doenças que o otorrino trata?

Em relação às doenças mais tratadas pelos otorrinolaringologistas, as principais são: otite (inflamação no ouvido), sinusite e rinite (inflamações nas cavidades nasais), apneia (suspensões na respiração), distúrbio de labirinto (inflamação no ouvido interno), amigdalite (inflamação nas amígdalas), faringite (inflamação ...

Onde fazer o exame videolaringoscopia?

Esse exame é feito no consultório no otorrinolaringologista, é rápido e simples e pode causar um pequeno desconforto durante a realização do procedimento.

Precisa estar em jejum para fazer videolaringoscopia?

Para realizar a videolaringoscopia é preciso estar de jejum completo de 2 horas. O exame é indolor, não provoca desconfortos e é feito com anestesia local (em spray oral).

Quanto tempo dura um exame de laringoscopia?

É aplicado um spray anestésico via nasal para iniciar o exame e logo introduzido o endoscópio flexível com câmera. Duração do exame: 10 minutos.

Quais os exames para detectar câncer de garganta?

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do câncer de garganta pode ser confirmado por um otorrinolaringologista, que além de avaliar os sintomas e o histórico clínico de cada pessoa, também pode fazer exames como a laringoscopia, para observar se existem alterações nos órgãos da garganta.

Qual exame para detectar câncer de laringe?

O exame mais importante para o diagnóstico do câncer de laringe é a laringoscopia, que não exige nenhum preparo (embora um jejum de poucas horas seja recomendável) e dura menos de 15 minutos. Neste exame, o paciente senta-se na cadeira e abre a boca com a língua para fora.

Qual exame detecta bactéria na garganta?

O exame ASLO serve para identificar a presença de uma toxina produzida pela bactéria Streptococcus pyogenes e, por isso, é normalmente indicado quando a pessoa apresenta sintomas recorrentes de faringite, como vermelhidão e inchaço na garganta, dificuldade para engolir, mal estar geral e febre, por exemplo, pois assim ...

Como é a nossa garganta por dentro?

À semelhança do nariz e da boca, a garganta é revestida por uma membrana mucosa, composta por células que produzem muco e têm projeções filiformes (cílios). As partículas de poeira retidas pelo muco são transportadas por esses cílios até o esôfago e são engolidas.

Qual a diferença entre laringoscopia e videolaringoscopia?

Olá, boa tarde! Videolaringoscopia e laringoscopia em geral são nomes dados ao mesmo exame. Exame feito em consultório médico, sem anestesia (eventualmente apenas anestesia no nariz ou na garganta), pelo otorrinolaringologista, que mostra base da língua, epiglote, cordas vocais tudo isso dinamicamente, em movimento.

Como é feito o exame pra ver algum problema de faringe?

O exame é realizado sob anestesia tópica e sedação leve (quando necessário) com um aparelho flexível, que é introduzido preferencialmente pelo nariz, sendo examinadas, gravadas e fotografadas as estruturas de transição da rinofaringe, orofaringe e laringe.

Como é feito o exame videoendoscopia nasal?

O exame é realizado com um instrumento de óptica rígida que é introduzido pelo nariz após a anestesia tópica da mucosa nasal com lidocaína e vasoconstrictor. Pode haver apenas um leve desconforto ao se colocar a substância anestésica em contato com a mucosa nasal, no entanto, é muito rápido.

Onde fazer videolaringoscopia em Curitiba?

Videolaringoscopia – CMEB - Centro Médico Especializado Baptistella - Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Fonoaudiologia em Curitiba.

Quais os tipos de cirurgias mais comuns?

CIRURGIAS MAIS COMUNS NA MEDICINA

As cirurgias mais comuns, em termos cirurgia geral, são as realizadas para resolver problemas de hérnias, pedra na vesícula, hemorroidas e demais enfermidades. A área de atuação da Cirurgia Geral compreende Cirurgia Abdominal, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia do Trauma.

Qual é o médico que cuida de ronco?

O otorrinolaringologista especialista Medicina do sono é um dos profissionais mais indicados para tratar roncos e apneias devido ao seu profundo entendimento das áreas que causam esses distúrbios, avaliando o paciente de maneira mais efetiva e reduzindo os problemas ocasionados por tais condições.

Qual é pior sinusite ou rinite?

Além disso, os sintomas da sinusite costumam ser mais graves, como veremos adiante. Porém, a rinite também incomoda bastante, sendo uma manifestação mais aguda. Outra diferença é que a sinusite pode ser mais difícil de ser tratada.

Como saber se estou com bactéria na garganta?

Os principais sintomas que podem surgir com a amigdalite bacteriana são:
  1. Dor de garganta intensa;
  2. Dificuldade para engolir;
  3. Febre alta;
  4. Calafrios;
  5. Pontos brancos na garganta (pus);
  6. Perda de apetite;
  7. Dor de cabeça;
  8. Inchaço das amígdalas.

Qual o sintoma de bactéria na garganta?

Em geral, as infecções de garganta são causadas por um vírus, mas podem ser causadas por uma bactéria, como a bactéria estreptocócica. Os sintomas incluem dor intensa com inflamação e amígdalas vermelhas e inchadas. O diagnóstico é baseado em um exame da garganta.

Quais os sintomas de bactéria na garganta?

Sintomas da faringite bacteriana
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para engolir alimentos sólidos;
  • Aumento dos linfonodos, gânglios localizados no pescoço e atrás das orelhas;
  • Dores no corpo;
  • Pode haver formação de secreção purulenta nas amídalas;
  • Febre alta que começa subitamente e pode chegar a 39℃.

Como saber se estou com câncer de laringe?

Já o diagnóstico precoce desse tipo de câncer melhor resultado do tratamento e deve ser buscado com a investigação dos seguintes sinais e sintomas:
  1. dor de garganta.
  2. rouquidão.
  3. alteração na qualidade da voz.
  4. dificuldade de engolir.
  5. sensação de "caroço" na garganta.
  6. nódulo (caroço) no pescoço.

Artigo anterior
Qual cálcio devo tomar?
Artigo seguinte
Quanto vale 1 kcal em quilos?