O que significa a palavra autorregulação?

Perguntado por: Mélanie Lopes de Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (40 avaliações)

Define-se, assim, a autorregulação como a habilidade de monitorar e modular a emoção, a cognição e o comportamento, para atingir um objetivo e/ou adaptar às demandas cognitivas e sociais para situações específicas (Sroufe, 1995. (2008).

Como desenvolver a autorregulação?

Os quatro fatores possuem itens que identificam: a) capacidade de tomar consciência e compreender as emoções; b) aceitar as próprias emoções; c) controle dos comportamentos impulsivos de modo a se guiar para que determinados objetivos sejam alcançados; d) acesso a estratégias de autorregulação emocional percebidas como ...

O que é a regulação?

substantivo feminino Ato de regular, de estabelecer normas: regulação do valor do salário. Ação de ajustar, de afinar; afinação, ajustamento: regulação de violão.

O que é dificuldade de autorregulação?

A autorregulação e as dificuldades de processamento sensorial. As crianças com dificuldades de processamento sensorial têm problemas para usar as informações captadas pelos sentidos: tato, visão, audição, olfato e paladar, e outros que conhecemos menos, tais como interocepção, propriocepção e vestibular.

O que é auto-regulação na educação?

Segundo Zimmerman (2000) a auto-regulação da aprendizagem pode ser definida como qualquer pensamento, sentimento ou ação criada e orientada pelos próprios alunos para a realização dos seus objetivos.

Autorregulação: O que é? Para que serve?

16 questões relacionadas encontradas

O que se entende por auto-regulação do mercado?

A autorregulação nada mais é do que a atuação das entidades ao estabelecerem suas próprias regras de funcionamento. A autorregulação dos mercados de capitais, por sua vez, decorre de fatores específicos e é essencial para seus fins.

Qual a importância da autorregulação?

Autorregulação Promove o Autoconhecimento

Olhe mais para dentro de si mesmo. A autorregulação é um processo essencial para que você consiga comandar as suas emoções e, assim, se tornar um profissional com melhores resultados.

Quais as etapas da autorregulação?

Com a intenção de descrever e analisar os diversos processos imbricados no processo de aprendizagem autorregulada, Pintrich (2000) indica a presença de quatro fases: planejamento e ativação, monitorização, controle/regulação e avaliação.

O que interfere na autorregulação da aprendizagem?

Além das crenças pessoais, da motivação e do uso de estratégias de aprendizagem, outro importante fator que perpassa todas as etapas do processo de autorregulação é a emoção/sentimento.

O que é autorregulação no autismo?

A autorregulação significa a habilidade de poder monitorar e modular sentimentos, a cognição e o comportamento a fim de “atingir um objetivo e adaptar-se às demandas cognitivas e sociais para situações específicas”.

O que é a regulação no SUS?

A regulação no Setor Saúde é compreendida como ação social e abrange ações de regulamentação, fiscalização, controle, auditoria e avaliação de determinado sujeito social sobre a produção de bens e serviços em saúde, sendo o Estado um desses sujeitos e os outros sujeitos não estatais, como segmentos privados lucrativos ...

Quais são as formas de regulação?

Existem vários tipos de regulação, sendo a regulação económica e a regulação social as mais significativas. Esta distinção efectua-se, de resto, com base no objecto e na finalidade Page 4 4 da regulação. Na doutrina dos EUA, a primeira é considerada regulação tradicional e a segunda regulação moderna17.

O que é capacidade de regulação?

Regulação emocional é a capacidade do indivíduo lidar com situações estressantes e desafiadoras de maneira saudável, sem deixar que elas causem prejuízos em sua vida, rotina ou relacionamentos.

Quais são os componentes da autorregulação?

Componentes da autorregulação. No desenvolvimento do processo de autor-regulação, existe uma convergência e integração de processos regulatórios dos seguintes tipos: regulação cognitiva, regulação emocional e regulação comportamental (Berger, 2011.

Como é possível desenvolver as competências emocionais?

Segundo pesquisas, o cérebro emocional aprende através de experiências repetidas. Portanto, depois de identificar seus pontos fracos, é preciso centrar forças neles até desenvolvê-los. É necessário enxergar as oportunidades do dia a dia para praticar suas competências em desenvolvimento.

Como acontece a autorregulação das sociedades?

Autorregulação só funciona com participação do Estado e da sociedade. A autorregulação de agentes econômicos que favorece a participação social e conforma-se perfeitamente à regulação do Estado pode se mostrar útil e bem-sucedida em encontrar soluções normativas para o estabelecimento de limites éticos à publicidade.

Quais os exercícios que podem ser feitos na Ajuda da autorregulação?

Exercícios para crianças de autorregulação em momentos de raiva e estresse
  • Pula, pula, para frente e para trás como um sapo.
  • Mãos e pés no chão. ...
  • Saltitando, o mais rápido possível, com braços e pernas bem abertos.
  • Corra o mais rápido que você conseguir!

Por que a autoavaliação é um fator muito relevante Segundo a autorregulação?

A autoavaliação, levada em uma perspectiva de aprendizagem, permite a participação ativa na tomada de decisões a respeito do próprio aprender, aumentando o nível de consciência dos aprendizes acerca de suas próprias habilidades, promovendo o autoconhecimento.

Quais são os princípios gerais que regem o sistema de autorregulação bancária?

A autorregulação bancária é um sistema de normas, criado pelo próprio setor, com o propósito básico de criar um ambiente ainda mais favorável à realização dos 4 grandes princípios que o orientam: (i) ética e legalidade; (ii) respeito ao consumidor; (iii) comunicação eficiente; (iv) melhoria contínua.

O que é a autorregulação do mercado de exemplo?

Autorregulação é a capacidade que algumas entidades apresentam para estabelecer suas próprias regulações, suas regras de funcionamento e fiscalizar a adequação a essas regras. Ela é adotada em algumas atividades do mercado de capitais, evitando centralização excessiva da atividade regulatória.

O que é autorregulação ou gerenciamento de emoções?

A autorregulação emocional é um processo que gerencia as emoções para inibir impulsos e construir respostas adequadas para as diversas situações que geram estresse, ansiedade ou exigem tomadas de decisão.

O que é autoconsciência e autorregulação?

Autoconsciência: o bem e o mal de nos reconhecermos como seres conscientes. A autoconsciência envolve estar ciente de diferentes aspectos do eu, incluindo traços, comportamentos e sentimentos. Essencialmente, é um estado psicológico no qual a pessoa se torna o foco da atenção.

Qual é a importância do papel da regulação dos mercados?

A regulação, portanto, tem como objetivo fazer com que os recursos alocados em um mercado que o Estado julga importante obtenham o máximo de retorno e ao custo mais baixo. Entretanto, em alguns casos, os mercados conseguem solucionar suas falhas de maneira independente, sem a intervenção do Estado.

Como é explicada a regulação no mercado financeiro e qual o seu objetivo?

Essa regulação leva em conta os seguintes fundamentos:

É através desse processo de transferência de recursos que se obtém o investimento e o crescimento das unidades econômicas e, em decorrência, do conjunto da sociedade. Portanto, é do interesse público o bom funcionamento do mercado de valores mobiliários.

O que é auto regulação na Gestalt-terapia?

Autorregulação Organísmica em Gestalt-terapia “Autorregular-se significa respeitar a totalidade funcional do organismo, significa olhar-se e comportar-se como um todo organizado e eficiente, significa privilegiar as necessidades que gritam dentro de nós para ser saciadas ou satisfeitas, significa olhar-se como uma ...

Artigo anterior
Como espantar pernilongo com álcool?
Artigo seguinte
O que é bom para tirar mofo de roupa preta?