O que é exoneração a pedido?

Perguntado por: Bruno Artur de Lourenço  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (12 avaliações)

Exoneração a pedido: é a manifestação unilateral e expressa de vontade do servidor em deixar de ocupar o cargo na instituição. Exoneração de ofício: dá-se em duas situações: quando o servidor não é aprovado no estágio probatório, e não possui caráter punitivo.

Como funciona o pedido de exoneração?

Exoneração de Cargo Efetivo ou Dispensa de Função Pública à Pedido. A exoneração de cargo efetivo ou dispensa de função pública a pedido é a desinvestidura de cargo público efetivo ou de função pública a pedido do servidor, formalizada mediante publicação de ato no Órgão Oficial dos Poderes do Estado.

Quais os tipos de exoneração?

No caso do servidor de cargo de provimento efetivo ou de carreira a exoneração se dá a pedido, ou de ofício pela administração, de duas formas: quando não satisfeitas as condições do estágio probatório; ou, quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

O que acontece quando um servidor é exonerado?

A demissão é uma penalidade em razão da prática de uma falta grave pelo servidor público. Já a exoneração é a quebra do vínculo entre a administração pública e o servidor, mas sem caracterizar uma punição.

Quem pede exoneração recebe alguma coisa?

Indenização relativa ao período de férias a que tiver direito e ao incompleto, na proporção de 1/12 por mês de efetivo exercício ou fração superior a 14 dias, calculada com base na remuneração do cargo no mês de publicação do ato exoneratório. Não haverá outra verba rescisória.

Exoneração a pedido e de Ofício l Direito Administrativo - Master Juris

16 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para pagamento de exoneração?

Conforme previsto na LC 263/80, o servidor público pede a exoneração, deverá aguardar, em serviço, pelo prazo de 15 dias para que a tenha efetivamente concedida. Mas este prazo pode ser dispensado se não houver prejuízo ao serviço público. Diferentemente ocorre com a exoneração de cargo em comissão.

O que acontece quando uma pessoa é exonerada?

Exoneração é um termo utilizado na área do Direito para se referir a um ato de desligamento. É usado principalmente em referência ao desligamento de uma pessoa de um vínculo de emprego em um cargo público.

Quem é exonerado pode voltar ao cargo?

Funcionários públicos podem ser exonerados a pedido próprio ou por aluma ordem superior, de acordo com regulamento próprio para os servidores públicos. No caso de exoneração por ordem superior, pode não existir a possibilidade de retornar ao cargo.

Quais as modalidades de exoneração possíveis de um servidor público?

A exoneração é o desligamento sem caráter punitivo. Ela pode ocorrer em duas situações: a pedido do servidor público, que não deseja mais trabalhar num determinado cargo da Administração; por iniciativa e deliberação espontânea da Administração (a chamada exoneração de ofício).

Quando um funcionário público pode ser demitido?

A demissão do servidor público pode ocorrer apenas em casos específicos. Em síntese, há hipóteses em que o funcionário pode, ou não, ser demitido e dependerá de alguns fatores que deverão ser investigados e julgados por um PAD (Processo Administrativo Disciplinar).

Em que situações o servidor público estável perderá o cargo?

O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

Quem já foi exonerado pode prestar concurso?

Exoneração e demissão

Já o servidor que for demitido por ato de improbidade administrativa ou por cometimento de crime contra a administração pública deverá esperar até 10 anos para retornar ao cargo ou prestar outro concurso.

Como saber se uma pessoa foi exonerada?

O Cadastro de Expulsões da Administração Federal (CEAF) é um banco de dados mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU) que reúne informações, desde 2004, sobre os servidores civis do Poder Executivo Federal punidos com demissão, destituição ou cassação de aposentadoria.

O que diz a Lei 500 74?

Institui o regime jurídico dos servidores admitidos emcaráter temporário e dá providências correlatas Ver tópico (146001 documentos) - Redação do art. 1º, incisos I, II e III e parágrafo único, com redação dada pelo art. 203 da Lei Complementar n.º 180, de 12.05.1978.

Como saber se uma pessoa é concursada?

  1. Possui sanção vigente.
  2. Ocupante de imóvel funcional.
  3. Possui Contrato com o Governo Federal.
  4. Favorecido de recurso público.

Quem não pode participar de concurso público?

Não pode prestar concurso público quem não se enquadra nas condições mínimas exigidas para qualquer concurso, tais como nacionalidade brasileira, gozo dos direitos políticos, dentre outros, conforme mencionado acima. Além disso, o edital do concurso dita as regras específicas do cargo.

Quem teve passagem pela polícia pode prestar concurso público?

Mesmo quem teve antecedente criminal pode fazer concurso e assumir um cargo público, desde que não tenha condenação definitiva.

O que impede uma pessoa de assumir um cargo público?

5 motivos que o impedem de assumir um cargo público
  • 1 – Não ser brasileiro nato (ou naturalizado) ...
  • 2 – Não ter os direitos políticos (eleitorais) ...
  • 3 – Não estar quite com as obrigações militares e eleitorais. ...
  • 4 – Não ter o nível de escolaridade exigido para o cargo (há exceção!)

Quando se adquire a estabilidade no serviço público?

Para adquirir o direito à estabilidade, o servidor precisará passar por seis avaliações semestrais. Ele poderá ser demitido por mau desempenho em qualquer uma dessas seis análises. Só depois de três anos de contrato e avaliações positivas é que o funcionário terá a estabilidade.

O que diz o artigo 41 da Constituição Federal?

41 - São estáveis, após 2 anos de efetivo exercício, os servidores nomeados em virtude de concurso público.]

Como condição para a aquisição da estabilidade?

Segundo a Constituição Federal brasileira, duas são as condições para que um servidor venha adquirir estabilidade: (i) efetivo exercício no serviço público por três anos e (ii) ser aprovado por comissão de avaliação especial de desempenho.

Qual é a diferença entre funcionário público é servidor público?

Se o servidor público atua em funções e órgãos da Administração Direta, o empregado público é aquele locado em corporações associadas à Administração Indireta, como os correios e agências estatais bancárias, por exemplo.

Qual a diferença de exoneração e demissão?

Quando falamos de demissão, trata-se de uma punição por falhas ou crimes; portanto, acontece a perda do cargo público. Agora, a exoneração não é uma punição, mas também acontece a perda do cargo público, seja por decisão da administração ou do próprio funcionário.

Quais são os direitos do funcionário público municipal?

Quanto ao servidor: aposentadoria; auxílio-natalidade; salário-família; licença para tratamento de saúde; licença à gestante, à adotante e licença-paternidade; licença por acidente em serviço; assistência à saúde; garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatórias.

Quais são os benefícios de quem trabalha na prefeitura?

Benefícios
  • ABONO DE PERMANÊNCIA.
  • AFASTAMENTOS.
  • APOSENTADORIA.
  • AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.
  • Auxílio Funeral.
  • BENEFÍCIOS.
  • CONSIGNAÇÕES.
  • CONTAGEM DE TEMPO.

Artigo anterior
Qual a fortuna de Eraí Maggi?
Artigo seguinte
Qual a natureza da ADPF?