Como entrar na Justiça contra um plano de saúde?

Perguntado por: Henrique Cláudio Tavares Assunção Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)

Para entrar com o processo contra o plano, é preciso apresentar alguns documentos obrigatórios:
  1. identidade;
  2. CPF;
  3. comprovante de residência;
  4. carteira do convênio;
  5. comprovante de quitação das mensalidades;
  6. contrato assinado;
  7. guias de exames com negativa do convênio;

Quanto tempo demora um processo contra plano de saúde?

Primeiramente é possível obter uma liminar em algumas horas, se for uma questão urgentíssima, ou então em até 4 ou 5 dias, se for uma urgência não tão imediata. Entretanto, alguns casos pode demorar um pouco mais dependendo do juiz.

Qual ação contra plano de saúde?

As ações contra planos de saúde são a alternativa encontrada pelos beneficiários que têm suas solicitações negadas pela operadora, ainda que paguem as mensalidades corretamente. O que era para ser um alento e uma solução em um momento difícil, se torna um grande problema, agravando ainda mais a situação do paciente.

Como entrar na Justiça contra Unimed?

Como conseguir uma liminar contra a Unimed? A liminar contra a Unimed é concedida pelo juiz dentro de um processo judicial, sendo que o pedido é formulado pelo advogado e tem como objetivo preservar de imediato o direito do segurado.

Qual o custo de um processo judicial?

Aproximadamente R$ 23,00. 4 – Custas iniciais (taxa judiciária): essa costuma ser a taxa mais cara, pois corresponde a 1% sobre o valor da causa, tendo como piso, atualmente, R$ 132,65. Seu potencial de onerosidade se justifica em razão das regras de fixação do valor da causa.

Como processar meu plano de saúde? Advogado especialista explica

16 questões relacionadas encontradas

O que é negativa de cobertura?

O paciente, ao receber negativa de cobertura do plano de saúde, encontra-se em situação de descaso, sobretudo, em momentos de fragilidade e vulnerabilidade acarretados por doença. Nesses casos, é recomendável procurar um advogado especializado em Direito à Saúde para entrar com pedido de liminar.

Qual o órgão regulador dos planos de saúde?

Regulação – Responsável pela regulação das operadoras dos planos de saúde, a ANS mantém canais ativos de comunicação para que o beneficiário possa esclarecer dúvidas e registrar reclamações.

O que é uma liminar judicial?

A decisão liminar é aquela proferida em caráter de urgência, para garantir ou antecipar um direito que tem perigo de ser perdido. Pode ser concedida com base na urgência ou evidência do direito pleiteado. É uma decisão temporária, pois depende de confirmação por sentença de mérito.

O que acontece depois da liminar?

O que acontece depois da análise da liminar pelo juiz? Depois da liminar, se for concedida a liminar pelo juiz, o seu advogado ou você deve entregar ao réu a decisão judicial a fim de que ela seja cumprida.

Quanto tempo demora para uma ação judicial?

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um processo no Judiciário, possui o tempo médio de duração de quatro anos e três meses, somando-se o tempo médio do litígio na primeira instância de um ano, na segunda instância de dez meses e na execução judicial da sentença de dois anos e cinco meses, conforme a Revista ...

Quanto tempo demora uma ação contra o SUS?

O pedido de liminar geralmente sai entre 24 e 48 horas após a distribuição da ação. Ele tem garantido o tratamento logo que ingressa com a ação, enquanto o processo tem o trâmite normal”.

Como conseguir uma liminar para uma cirurgia?

Com o auxílio de um advogado especialista em saúde, é possível entrar com um processo judicial contra o plano de saúde e formular um pedido de liminar, que nada mais é do que um pedido direcionado ao juiz a fim de que a cirurgia ou tratamento seja autorizado de imediato, a fim de evitar prejuízo à saúde do paciente.

Quando a liminar perde seus efeitos?

Denegada a ordem, a liminar concedida automaticamente perde seu efeito, já que substituída pela sentença, excetuando-se ressalva expressa contida no julgado.... Como esta não foi feita, de rigor que o recurso interposto pela impetrante seja recebido só no efeito devolutivo....

Quanto tempo o juiz tem para julgar uma tutela antecipada?

Quanto tempo leva para ser decidido um pedido liminar ou de tutela antecipada? Considerando-se a urgência dos casos envolvendo questões de saúde, as decisões são proferidas em até 72 horas da propositura da ação, podendo inclusive serem decididas no mesmo dia, dependendo de cada caso.

O que acontece depois que o juiz dá a sentença?

Sentença – De acordo com o CPC, a sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz “põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução”. Isso significa que, por meio da sentença, o juiz decide a questão trazida ao seu conhecimento, pondo fim ao processo na primeira instância.

Quem pode entrar com pedido de liminar?

Quem pode solicitar liminar? Quem move a ação pode solicitar a liminar caso exista urgência no caso. A decisão do juiz é formada a partir e uma análise, onde ele avalia se o quadro, de fato, precisa ser resolvido com prontidão. Para isso, a decisão envolve o nível de urgência da situação.

Quanto tempo sai uma liminar para cirurgia?

Uma Liminar de Urgência pode ser solicitada em casos de Medicamentos, Cirurgias e Tratamentos Médicos. Em alguns casos, pode ser emitida em até 24 horas.

Qual a diferença entre tutela e liminar?

A tutela liminar é aquela decidida de pronto pelo juiz, assim que recebe o pedido, sem a manifestação da outra parte. Já a tutela provisória, embora também objetive uma decisão antes de concluída a instrução do processo, pode ou não incluir o contraditório da outra parte antes da decisão.

Onde registrar reclamação contra plano de saúde?

Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Saúde Suplementar .
...
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
  1. Disque ANS 0800 701 9656.
  2. Fale Conosco : https://www.gov.br/ans/pt-br/canais_atendimento/canais-de-atendimento-ao-consumidor.
  3. Via postal (endereço da Agência ou Núcleos)

É abusiva a negativa de cobertura?

Por unanimidade, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que não é abusiva a negativa de cobertura, pelo plano de saúde, de tratamento de fertilização in vitro.

O que é a negativa do plano de saúde?

Quando uma operadora nega um procedimento, medicamento ou tratamento, o que está sendo descumprido é o direito de atendimento ao cliente. Ao se deparar com essa situação, existem alguns passos a serem cumpridos para recorrer contra a negativa.

O que o plano de saúde não cobre?

Um plano do tipo ambulatorial irá cobrir, basicamente, as consultas médicas, os exames que podem ser feitos em clínicas e laboratórios, e os tratamentos médicos. Por outro lado, eles não costumam cobrir os atendimentos de urgência e emergência (esses são cobertos apenas dentro das primeiras 12 horas).

Qual recurso para suspender liminar?

Antecipação de tutela restabelecida. 1) Por estar aberta a competência do Superior Tribunal, nele é viável o pedido de suspensão de liminar concedida pelo Relator em agravo de instrumento, mesmo que ainda não apreciado pelo colegiado de origem ou, no caso de interposto agravo interno, pendente de julgamento.

O que é suspenso por liminar?

A SLS permite ao presidente de tribunal suspender os efeitos de decisões contra o poder público, desde que identificada possível lesão à ordem, à saúde, à segurança ou à economia pública. Seu uso é definido pelo artigo 15 da Lei 12.016/2009 e pela Lei 8.437/1992.

Até quando prevalece a decisão de suspensão?

Duração da suspensão. Segundo §9º do art. 4º da Lei 8437/92, “a suspensão deferida pelo Presidente do Tribunal vigorará até o trânsito em julgado da decisão de mérito na ação principal”, não sendo atingida por sentença ou liminar superveniente.

Artigo anterior
O que provoca derrames nas pernas?
Artigo seguinte
Em que situações o adicional de periculosidade pode ser cancelado?