Quando é exigido SPDA?

Perguntado por: Neuza Branco Fernandes  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)

O SPDA é obrigatório em estabelecimentos com potência elétrica acima dos 75 KW.

Quando precisa de projeto SPDA?

A inspeção de um SPDA deve ser feita durante a construção da estrutura, após a instalação do sistema, após alterações ou reparos ou quando houver suspeita de que a estrutura foi atingida por uma descarga atmosférica.

Quando o Para-raio é obrigatório?

Além disso, a Norma NBR 5419 define qual a exigência de para-raio e SPDA em condomínios. A altura mínima para instalar para-raios é de 25 metros. Mas, as construções em áreas com alta densidade de descargas elétricas são obrigadas a ter para-raios independente da altura.

Quando não precisa de SPDA?

Estruturas especiais com risco de explosão, tais como gases e líquidos inflamáveis, não só necessitam de instalação de SPDA, mas como esse tipo de estrutura requer o mais alto nível de instalação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

Qual a área de proteção de um Para-raio?

Um para-raios comum ponta Franklin – quando posicionado a uma altura de 5 metros acima do ponto mais alto de um prédio – gera um raio de proteção de 8,3 metros. E este engloba apenas a edificação. Já o para-raios ionizante Indelec modelo Prevectron na mesma situação pode proteger um raio de 79 metros ao seu redor.

Como saber se uma Edificação precisa de SPDA?

28 questões relacionadas encontradas

O que é SPDA em um projeto?

Um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) tem por objetivo principal evitar a incidência direta de raios na estrutura a ser protegida, através da constituição de pontos preferenciais de incidência para as descargas que eventualmente atingiriam a estrutura na ausência do sistema.

O que é um projeto de SPDA?

Um projeto spda envolve ações realizadas para a proteção de residências, condomínios, indústrias, escolas e outros estabelecimentos, contra a incidência de descargas atmosféricas.

Qual a importância do uso de SPDA?

O SPDA serve para proteger pessoas, edifícios, prédios, tanques, tubulações e outros contra descargas atmosféricas. A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra. Ele evita/minimiza os danos em construções e pessoas oriundos de tais descargas.

Qual a importância de um SPDA em uma edificação?

Objetivo e funcionamento. O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas ou para-raios, tem como objetivo minimizar e evitar os efeitos que as descargas atmosféricas causam em ambientes, tanto em relação às pessoas quanto em relação a estruturas.

O que um SPDA deve proteger?

O SPDA tem a finalidade de reduzir significativamente os efeitos e propagações de descargas atmosféricas. Com isso, é possível evitar acidentes de importante impacto e ônus as organizações, danos maiores à infraestrutura e também protege áreas com produtos inflamáveis em seu raio de proteção.

Qual a função de um SPDA externo?

Sua principal função é a de redistribuir as correntes elétricas que estejam trafegando pelos condutores de descida do SPDA. Quando instalado corretamente, esse condutor horizontal deve interligar todas as descidas.

Como elaborar um projeto de SPDA?

Etapas do projeto de SPDA
  1. Gerenciamento dos possíveis riscos.
  2. Definição de recursos de proteção.
  3. Determinação da forma adequada de proteção.
  4. Determinação da quantidade e posição das descidas.
  5. Definição do condutor de aterramento.
  6. Indicação das equalizações de Potenciais.
  7. Estipular as MPS-Medidas de Proteção contra Surtos.

Como é feito SPDA?

O SPDA é regularizado pela ABNT de acordo com a norma NBR-5419-2015, e esse sistema funciona com uma haste, que pode ser produzida com três tipos de materiais diferentes: cobre, metal e alumínio.

Como é feito o SPDA?

O Laudo Técnico de SPDA é um documento obrigatório em construções que possuem SPDA. Segundo a NBR 5419, o laudo deve ser feito em instalações industriais, a cada 12 meses, com medição de resistência ôhmica em todas as descidas, e a cada 3 anos para as demais estruturas.

O que é SPDA e por que ele é tão importante?

SPDA é a sigla para Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas¸ mas é conhecido popularmente como para-raios. Como o próprio nome diz, ele tem a função de impedir e minimizar o impacto das descargas atmosféricas. Principalmente em estruturas e edificações, como prédios e estabelecimentos industriais.

Qual a diferença entre aterramento e SPDA?

O sistema de aterramento e SPDA são dois sistemas distintos, mas um cabe ao outro. O SPDA é dividido em três etapas: a primeira é a captação das descargas elétricas pela antena, esta por sua vez direciona as descargas para os fios condutores que os destinam ao aterramento.

Quanto custa projeto SPDA?

Para estimativa de custos, podemos dizer que em uma edificação com área de cobertura de até 400 metros quadrados, um projeto deve ficar ao custo aproximado de R$ 3.000,00.

Quais são os tipos de SPDA?

Tipos de SPDA
  • SPDA moderno com Para-Raios Ionizante. ...
  • SPDA pelo método de Gaiola de Faraday. ...
  • SPDA pelo método da Ponta Franklin. ...
  • SPDA pelo método das Esferas Rolantes.

Como elaborar um projeto de Pára-raio?

Cinco etapas são necessárias para o projeto de para raio : avaliação de risco da edificação, definição da área a ser exposta, definição do método de proteção para a edificação, elaboração do documento de cálculos e elaboração do projeto com o planejamento do sistema.

Quem pode fazer um projeto de SPDA?

Todo arquiteto e urbanista agora possui competência e habilitação profissional para ser responsável técnico por atividades relacionadas à instalação de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) em edificações.

Quais são as três tecnologias usadas para se desenvolver o projeto de um SPDA?

Os três modelos usados mais convencionais em projetos de para-raio são o captor do tipo Franklin, o captor de avanço à ignição (ionizantes) e a gaiola de Faraday.

Como é dividido o SPDA?

Um SPDA pode ser dividido em dois grupos: o primeiro grupo se refere ao SPDA externo, responsável pela proteção para reduzir os danos físicos e os riscos à vida. O segundo grupo se refere às medidas de proteção adotadas para reduzir as falhas em sistemas elétricos e eletrônicos.

O que são elementos de proteção contra ação indireta das descargas atmosféricas?

Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, elas proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível, para desta forma, oferecer um caminho para corrente criada pela descarga ...

Porque o SPDA não é 100% eficiente?

Porque o SPDA não é 100% eficiente ? Porque nenhum equipamento de segurança é 100% eficiente e também por ser um fenômeno aleatório da natureza. A sua eficiência é medida em função do nível de proteção adotado de acordo com a norma.

Quais são os componentes de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas descreva de forma resumida cada um deles?

Esses subsistemas são: Captação da descarga atmosférica (raio). Descida do raio até o solo. Aterramento, que distribui a eletricidade para a malha de aterramento, um anel composto de cobre ou alumínio, interligados com hastes de cobre ou alumínio feito em torno da edificação.

Artigo anterior
Pode descontar prejuízo do funcionário?
Artigo seguinte
Qual o limite de caracteres no SMS?