Quando é cabível a usucapião familiar?

Perguntado por: Gustavo João Andrade de Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (37 avaliações)

Requisitos: (i) o abandono do lar; (ii) a divisão da propriedade da coisa entre o cônjuge ou companheiro abandonado e aquele que o abandonou; (iii) a posse direta, ininterrupta, com exclusividade e sem oposição, pelo cônjuge ou companheiro abandonado, ao cabo do período de 2 (dois) anos; (iv) a utilização do imóvel, ...

Em que hipótese se verifica a usucapião familiar?

Exigências para requerer Usucapião Familiar:

o cônjuge que permaneceu no imóvel deve manter a posse por no mínimo dois anos, antes de iniciar o processo; o parceiro que ficou no imóvel não deve possuir nenhum outro imóvel, seja urbano ou rural; ... – tenha recaído sobre a cônjuge que permaneceu no lar.

É possível usucapião em imóvel de herdeiros?

Assim, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) chegou à conclusão de que é possível, sim, a usucapião por herdeiro sobre o imóvel que é objeto de herança, ou seja, que foi deixado pelo falecido.

Quando cabe usucapião familiar?

– A pessoa precisa ser casada ou ter uma união estável. O mesmo vale para as uniões homoafetivas. Isso não cabe aos outros membros familiares, somente ao ex-cônjuge ou ex-companheiro.

Quais são os requisitos para a usucapião familiar justifique?

A usucapião conjugal exige a co- propriedade do bem, ou seja, o imóvel usucapiendo deve obrigatoriamente pertencer a ambos os parceiros conjugais, por força de condomínio tradicional ou do regime de bens do casamento ou da união estável.

Usucapião de imóvel de família

34 questões relacionadas encontradas

Como evitar usucapião familiar?

Com a finalidade de evitar a concretização de usucapião por abandono de lar, aquele que abandonou o lar pode notificar o ex-conjuge/ex-companheiro (a) anualmente demonstrando interesse sobre o bem, para que não seja iniciado a contagem do prazo a favor do ex-cônjuge/ex-companheiro (a) que permaneceu no lar.

Quem não pode pedir usucapião?

Dessa forma, a usucapião não pode ser utilizada em casos onde a pessoa que ocupa o bem tem conhecimento de que não é o proprietário ou trabalha para o mesmo (como caseiros e locadores, por exemplo).

Como fazer usucapião de pessoa falecida?

216-A LRP, dos detentores de direitos reais sobre o imóvel usucapiendo, tendo falecido o proprietário, sugere-se seja a anuência prestada mediante escritura declaratória, na qual conste declaração de que eles são os únicos herdeiros do de cujus e que desconhecem a existência de outros.

Pode ocorrer usucapião entre irmãos?

POSSIBILIDADE. Não existe no ordenamento jurídico qualquer vedação ou restrição legal abstrata que imponha à inviabilidade de usucapião entre irmãos ou parentes de qualquer grau, não havendo que se falar portanto em impossibilidade jurídica do pedido nestes casos.

Quais são os requisitos da usucapião extraordinária?

São necessários os seguintes requisitos para se adquirir uma propriedade por usucapião extraordinária:
  • Posse do imóvel por 15 anos ininterruptos. ...
  • Inexistência de oposição à posse. ...
  • Possuir o imóvel como dono. ...
  • Justo título. ...
  • Boa-fé ...
  • Prazo da posse. ...
  • Imóvel de até 250m² ...
  • Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural.

Como caracteriza o uso usucapião?

Usucapião de bem imóvel
  1. O animus domini, ou seja, o comportamento como proprietário do bem;
  2. Inexistência de oposição à posse;
  3. Existência de justo título, ou seja, de um documento que se acredite ser suficiente para a transmissão do bem;
  4. Boa-fé; e.
  5. Posse ininterrupta pelo período de 10 (dez) anos.

O que é considerado abandono de lar?

Abandono de lar é um conceito jurídico usado quando um dos cônjuges deixa a residência em que o casal vivia. Significa a saída de casa, que acontece por vontade própria (voluntariamente). O conceito de abandono de lar vale igualmente para pessoas que são casadas ou que vivem em uma união estável.

Quando um dos herdeiros mora no imóvel?

O herdeiro que reside no imóvel tem a chamada posse precária, ou seja, a posse para posterior devolução. Porém, a ausência da intenção de regularizar a situação perante os demais configura abuso de confiança dos herdeiros que cederam o local momentaneamente.

O que é usucapião de herdeiros?

Usucapião entre herdeiros – Artigo de Joel Lazzarin

É possível um herdeiro adquirir por usucapião o imóvel de que seja coproprietário (condômino) com outros herdeiros, desde que comprove que o utilize exclusivamente, com ânimo de dono, pelo prazo estipulado em lei.

Como citar pessoa já falecida?

In memoriam significa em memória ou em lembrança. É usada para homenagear alguém que já faleceu, sendo muito utilizada em obituários, epitáfios e monumentos mortuários.
...
Exemplos:
  1. Jorge Amado (in memoriam)
  2. Jorge Amado (em memória)
  3. Jorge Amado (em lembrança)

O que acontece quando o dono do imóvel morre?

A lei do inquilinato prevê em seu artigo 10 que se o locador morrer o contrato de locação é transmitido para os herdeiros, ou seja, os herdeiros passam a ser os locadores do imóvel. Os herdeiros devem observar os deveres do contrato, por exemplo, o prazo que foi estipulado.

Quando não cabe usucapião?

Posse mansa e pacífica: Importante que não haja nenhuma contestação do proprietário legítimo registrado no Cartório de Registro de Imóveis da área usucapienda. Havendo a qualquer tempo contestação da posse pelo proprietário legítimo, fica descaracterizada a usucapião.

O que é preciso para comprovar usucapião?

Além da documentação (sugerida acima) para comprovar o tempo de posse, será necessário apresentar, juntamente com a petição inicial, os documentos dos moradores, comprovante do local de moradia (cadastro social ou comprovante de residência), a matrícula do imóvel objeto do usucapião, planta e memorial descritivo do ...

Quais documentos comprovam a posse de um imóvel?

Dentre elas, destacamos os registro da escritura pública de compra e venda, do formal de partilha em ação de inventário ou divórcio, e da sentença que reconhece a usucapião.

Quem pode contestar ação de usucapião?

A ação de usucapião é proposta erga omnes, o que motiva seu procedimento editalício e significa dizer que qualquer interessado, certo ou incerto, habilita-se como réu na ação dominial, podendo contestar o pedido, tudo a retirar o interesse de agir via de intervenção de terceiro.

O que acontece quando um herdeiro não quer vender o imóvel?

Quando há discordância quanto a venda do imóvel, caso um ou mais herdeiros se recusem a vendê-lo, a lei estabelece que os interessados na venda poderão fazê-lo por meio de decisão judicial. Neste caso, o (s) interessado (s) na venda devem notificar o herdeiro que se recusa a vendê-lo sobre a intenção de venda.

Como cobrar aluguel de herdeiro que mora no imóvel?

Para cobrar este aluguel é preciso antes notificar o herdeiro que está na posse do imóvel. A partir deste momento, da notificação, o herdeiro fica oficialmente ciente de que os outros herdeiros querem um aluguel e ele pode decidir se vai pagar o aluguel ou deixar o imóvel.

Quem abandona o lar tem direitos?

Os especialistas em direito de família adiantam: o abandono do lar não interfere na partilha dos bens. Tudo deverá ser feito seguindo o regime de bens do casamento: separação total, comunhão parcial ou comunhão universal.

Como comprovar abandono de lar?

O abandono do lar pode ser facilmente descaracterizado com algum registro, formal ou informal, de intenção ou desejo pelo fim da conjugalidade. Um simples registro ou formalização da separação de fato e de corpos pode descaracterizar o abandono do lar e, consequentemente, o usucapião familiar.

Artigo anterior
Quais são os três principais tipos de tratamento mais utilizados nos cânceres?
Artigo seguinte
Como elaborar um contrato passo a passo?