Como saber se a hérnia estrangula?

Perguntado por: Irina Constança Abreu Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (44 avaliações)

Os sintomas de uma hérnia inguinal estrangulada são a dor intensa, vermelhidão e sensibilidade na região da hérnia. Outros sintomas associados podem ser náuseas, vômitos, febre e uma sensação geral de mal estar. No caso desses sintomas, é importante o paciente consultar o médico imediatamente.

Quando a hérnia estrangula o que acontece?

Uma hérnia estrangulada ocorre quando o suprimento de sangue para o tecido herniado é cortado. Esse tecido estrangulado pode liberar toxinas e infecções na corrente sanguínea, o que pode levar à sepse e à morte. Hérnias estranguladas são consideradas emergências médicas.

Quando sabemos que a hérnia pode estourar?

A hérnia pode, sim, estourar. A ocorrência, nesse caso, é decorrente de um estrangulamento herniário. O estrangulamento acontece quando a estrutura se movimenta e acaba ficando “presa” na abertura. Dessa forma, o órgão extravasado, como é o caso do intestino, por exemplo, não consegue se movimentar.

Como saber se a hérnia umbilical está estrangulada?

Os sintomas de hérnia estrangulada são:
  1. Febre;
  2. Obstipação;
  3. Dor abdominal intensa;
  4. Náuseas e vómitos;
  5. Saliência dolorosa no umbigo, com vermelhidão ou tom azulado.

O que acontece quando a hérnia desce para o saco?

A hérnia escrotal acontece por causa do enfraquecimento dos músculos do canal inguinal fazendo com que partes do intestino ou demais conteúdo do abdome se desloquem através deste canal para o escroto.

Consequências de uma Hérnia Inguinal não tratada | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

20 questões relacionadas encontradas

Qual a hérnia mais perigosa?

✴ Das hérnias que ocorrem na virilha (inguinais) as hérnias femorais são aquelas associadas a maior risco de complicações.

Qual a diferença entre hérnia encarcerada e estrangulada?

Uma hérnia encarcerada geralmente é mais dolorida, e não é possível reduzir a protuberância. Uma hérnia estrangulada causa dor constante e de aumento gradual, geralmente com náusea e vômito, não pode ser reduzida e é sensível ao toque.

O que seria uma hérnia encarcerada?

O encarceramento é a complicação mais frequente da hérnia inguinal e consiste na exteriorização e permanência de alças intestinais (e/ou ovário e trompa) no saco herniário, com difícil redução.

O que é uma hérnia encarcerada?

A hérnia inguinal encarcerada é aquela que não sofre redução do seu volume espontaneamente ou quando pressionada. Esse é um quadro que gera preocupação porque o abaulamento se torna constante, com o risco de evoluir para uma hérnia inguinal estrangulada.

Quais os sintomas da hérnia inguinal encarcerada?

Hérnia inguinal encarcerada, estrangulada

Em relação aos sinais e sintomas de hérnia inguinal estrangulada podemos referir: náuseas, vómitos, febre, pulso rápido, dor intensa na hérnia, que se torna muito dura, vermelha escura ou roxa. Em caso de estrangulamento, a intervenção médica urgente é obrigatória!

Quando a hérnia e perigosa?

Existem duas ocasiões em que a hérnia pode matar. A primeira é quando ocorre estrangulamento do intestino. O segundo caso é quando há a obstrução intestinal.

Qual o perigo da hérnia inguinal?

As principais complicações da hérnia inguinal são o encarceramento e estrangulamento da hérnia . No encarceramento , o volume do conteúdo da hérnia aumenta rapidamente, de forma que ela se torna irredutível, ou seja, o conteúdo não volta mais para cavidade abdominal.

É possível conviver com hérnia inguinal?

Apesar de ser possível conviver com uma hérnia durante anos, sem qualquer complicação, não podemos prever o momento exato de uma complicação. O encarceramento que precede à estrangulação, uma complicação mais grave de uma hérnia inguinal, pois pode causar a morte do paciente em decorrência de infecção generalizada.

Como reverter hérnia inguinal?

Causas e tratamentos da hérnia inguinal

O tratamento indicado para solucionar o problema é a realização de uma cirurgia para repor o dano no tecido. Antes, podem ser ministrados alguns medicamentos para evitar a dor ou incômodo, mas somente a cirurgia é capaz de apresentar uma solução definitiva.

Como acabar com a hérnia inguinal sem cirurgia?

Atualmente não há nenhuma maneira de reparar uma hérnia inguinal sem cirurgia. As hérnias ocorrem pela persistência de uma abertura de uma estrutura qualquer do corpo, que deveria ter se fechado naturalmente, ou quando uma estrutura se "gasta" com o tempo.

O que fazer quando a hérnia inguinal dói?

Em quase todos os casos de hérnia, o médico pode empurrar o intestino para o interior do abdômen, aliviando os sintomas, mas é sempre necessário fazer cirurgia para corrigir definitivamente o problema.

O que acontece se estourar uma hérnia inguinal?

A parte afetada, então, se rompe e ocorre uma perfuração do intestino, com extravasamento de fezes e líquido intestinal para o interior do abdômen. Como consequência, o/a paciente pode ir à óbito.

O que acontece se estourar hérnia inguinal?

As complicações que podem ocorrer são chamadas de estrangulamento e encarceramento das hérnias, que se não tratadas, evoluem para casos graves com risco de causar a morte de um paciente.

Quando é necessário operar hérnia?

Mas toda hérnia necessita de cirurgia? Sim, toda hérnia inguinal e incisional deve ser operada, a não ser que o paciente tenha menos de 5 anos de idade ou possua contraindicações para o procedimento. As hérnias não somem por conta própria. Todas as hérnias tendem a piorar com o passar do tempo e causar problemas.

Quais os sintomas que a hérnia pode causar?

Alguns dos sintomas que podem indicar a presença de uma hérnia podem incluir:
  • Saliência na pele, em qualquer região do corpo;
  • Inchaço no local da saliência;
  • Dor na região, especialmente depois de realizar esforços;
  • Dor na região ao evacuar ou tossir.

Como é a dor de hérnia?

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Quando a hérnia dói?

As dores relacionadas às hérnias abdominais costumam ser piores durante esforços físicos, como levantar objetos pesados ou ficar durante muito tempo em pé, ou quando a parede do abdômen é contraída rapidamente durante o esforço para evacuar ou tossir.

O que fazer quando a hérnia está doendo?

As recomendações são:
  1. Uso de medicamento analgésicos ou anti-inflamatórios para a dor, prescritos pelo médico;
  2. Não realizar esforços como dirigir ou carregar peso por 7 a 10 dias;
  3. Retornar à consulta de reavaliação com o cirurgião em 7 dias;
  4. Realizar atividades físicas mais intensas, como esportes, após 1 mês.

Onde se localiza a hérnia?

A hérnia é uma elevação de algum órgão interno que pode aparecer em diferentes locais do corpo como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna.

Como eu sei que estou com hérnia?

Em geral, a hérnia pode manifestar-se sem causar nenhum sintoma, dificultando o diagnóstico, mas dentre os principais sintomas da hérnia estão:
  1. Dores intensas, intermitentes ou contínuas;
  2. Protuberância na região abdominal;
  3. Vermelhidão no local.

Artigo anterior
Quais são os sintomas de alergia a banana?
Artigo seguinte
O que faz o relacionamento esfriar?