Como escrever data em ata?

Perguntado por: Jorge Gaspar Domingues Neto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

Abaixo um pequeno exemplo: ATA DE REUNIÃO – 01/2014. Data: dd/mm/aaaa Horário de Início: hh:mm Horário de Término: hh:mm.

Como escrever uma ata simples?

Geralmente são os seguintes:
  1. Data, hora e local da reunião;
  2. Nomes dos participantes da reunião e dos ausentes, e seus respectivos cargos;
  3. Aceitação ou correções/alterações das atas de reuniões anteriores;
  4. Decisões tomadas sobre cada item da agenda.

Como fazer uma ata segundo a ABNT?

Toda ata deve contar com a data, hora e nome de todas as pessoas envolvidas. A assinatura dos presentes que participarão da reunião também é necessária para que se possa ter tudo o que é preciso para tornar o registro um instrumento oficial, que poderá ser divulgado no Diário Oficial da União.

Como escrever números em atas?

Nas atas, os números devem ser escritos por extenso e, para facilitar a leitura, devem ser repetidos em algarismos, entre parêntesis. Ex: ata nº cinquenta e dois barra dois mil e quinze (52/2015). Devem-se evitar, também, as abreviações.

Como deve ser escrita uma ata?

A ata é um relato resumido do que foi discutido durante uma reunião, sessão, convenção ou assembleia normalmente redigido por uma secretária efetiva. A ata pode ser manuscrita em livro próprio ou digitada. Nesse caso, será impressa e todos os presentes devem rubricar todas as páginas e assiná-la ao final.

Como fazer uma Ata de Reunião?

38 questões relacionadas encontradas

O que não pode ter em uma ata?

Uma ata, normalmente, é um documento oficial que não pode ter nenhuma mudança após ser redigido, por isso não costuma-se usar espaçamentos nem parágrafos neste tipo de texto, além de tudo, o livro ou caderno de atas tem margens em ambos os lados, e caso a ata seja digital, o arquivo tem que ser salvo em um tipo que não ...

Quais são as características de uma ata?

Principais Características da ATA

Redação técnica; Linguagem formal; Polifonia textual; Texto de Valor jurídico.

Como montar um livro de atas?

A ata deve conter: Título ( Ex: Ata da Assembleia Geral Ordinaria) dia, mês, ano e hora da reunião (por extenso). Pessoas presentes, devidamente qualificadas ( bloco e apartamento), nomes do Presidente e secretário da assembléia, Ordem do dia (discussão, votação, deliberações, etc). Encerramento e Assinaturas.

Como fazer uma ata de reunião simples Word?

O que deve incluir uma ata da reunião?
  1. Data e hora da reunião.
  2. Nomes dos participantes presentes e ausentes.
  3. Itens da agenda discutidos durante a reunião.
  4. Acompanhamento de ações tomadas desde a reunião anterior.
  5. Decisões tomadas e ações de acompanhamento.

Como se faz uma ata?

o que é lavrar ata?;
...
Estrutura básica de uma ata
  1. dia, mês, ano e hora da reunião (por extenso);
  2. local;
  3. relação e identificação das pessoas presentes;
  4. declaração do presidente e secretário;
  5. ordem do dia (registros das discussões);
  6. fecho (finalização e assinaturas).

O que é uma ata exemplo?

A ata é um texto majoritariamente expositivo que tem como finalidade realizar o registro das discussões e decisões tomadas por uma instituição, por exemplo. Ela serve como um documento facilitador de consultas ou mesmo para evitar atitudes de má-fé. A ata pode ser classificada em formal e informal.

Como fazer um livro ata de reunião?

Como fazer uma ata de reunião simples
  1. Data, local e horário são fundamentais. ...
  2. Em seguida cite todas as pessoas presentes e seus respectivos cargos. ...
  3. Comece a pauta para reunião colocando todos os assuntos e temas que serão discutidos;

Quem assina o termo de abertura do livro de atas?

Primeira: a ata dever ser escrita (manuscrita) em livro destinado especificamente para essa finalidade. Esse livro deve ter termo de abertura, assinado por pessoa autorizada, a qual também deve numerar e rubricar todas as folhas do livro.

Como fazer o cabeçalho de uma ata?

O cabeçalho de uma ata deve conter algumas informações que são importantes para situar a mesma e facilitar a pesquisa posterior. O cabeçalho deve, portanto, apresentar a indicação da ata (título). Ata número doze (12) Ata da sexta reunião ordinária dos membros do Conselho de Moradores do Edifício Sol e Mar.

Quais são as três partes de uma ata?

Toda ata deve conter a data, hora e o nome de todas as pessoas presentes. A assinatura de todas as pessoas que participaram da reunião na ata também é indispensável para que se possa ”lavrar a ata”, isto é torná-la um instrumento oficial de registro da reunião.

Quando erra na ata?

Uma ata deve ser redigida de tal maneira que não seja possível qualquer modificação posterior. Se o relator cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa digo, como neste exemplo: “Aos vinte dias do mês de março, digo, de abril, de mil de dois mil e treze…”

Pode rasurar uma ata?

Caso haja algum engano não se pode rasurar. Deve ser escrito a palavra "digo" e, depois, o que se pretendia registrar. Encerrar de acordo com o modelo apresentado.

Em qual pessoa se escreve uma ata?

As atas são produzidas geralmente por uma pessoa que assume um cargo específico em uma corporação, instituição, condomínio ou entidade – chamada, muitas vezes, de secretário-geral – e que possui a atribuição de escrever o texto, realizar a leitura ao final do evento, colher as assinaturas, guardar o livro ata e, se for ...

Como elaborar uma pauta de reunião?

Pauta de reunião
  1. Liste os tópicos que serão abordados. Crie uma ou mais tarefas que englobem os temas da reunião. ...
  2. Atribua questões a serem discutidas a outros participantes. ...
  3. Estabeleça o objetivo da reunião. ...
  4. Compartilhe a pauta antecipadamente com os demais participantes.

Qual é a função de uma ata?

É um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembléias. Deve ser redigida de maneira que não seja possível qualquer modificação posterior.

Como fazer uma ata na escola?

Por ser de valor formal, a Ata deve ser lavrada de tal maneira que seja inviável introduzir modificações posteriores. Não se fazem parágrafos ou se deixam espaços entre as palavras. A Ata é lançada em livro próprio devidamente autenticado, cujas páginas são rubricadas e numeradas.

Como fazer atas online?

Como fazer uma ata de reunião online.
  1. Comece com os detalhes. Antes de elaborar o material, pode ser interessante se limitar aos fatos e detalhes importantes. ...
  2. Personalize a sua ata de reunião com fotos e vídeos. ...
  3. Envie e compartilhe suas atas.

Como fazer ata de reunião por videoconferência?

Como formalizar reuniões virtuais durante a pandemia?
  1. Grave a reunião, desde que com consentimento de todos;
  2. Transcreva o que foi discutido em uma ata;
  3. Utilize uma plataforma online para assinatura digital e envie para todos os participantes.

Como fazer uma ata de reunião 2021?

No mais, para saber como fazer ata de reunião é recomendável utilizar:
  1. texto sem parágrafos ou alíneas;
  2. margem nos dois lados;
  3. texto em arquivo não editável (como PDF);
  4. texto sem abreviaturas;
  5. não utilizar corretivo;
  6. texto sem rasuras ou emendas;
  7. linguagem que utilize verbos no tempo pretérito perfeito do indicativo;

Artigo anterior
Qual afinação usar na viola caipira?
Artigo seguinte
Quais são os agentes físicos químicos e biológicos?