Quando deve ser apresentada a contestação no Juizado Especial?

Perguntado por: Micael Diogo Vieira Amorim Pinho  |  Última atualização: 29. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (15 avaliações)

Prazos no Juizado Especial Cível. Em regra, o prazo de Contestação no JEC é de 15 dias úteis, contados do recebimento da carta de citação. Inclusive, essa regra consta do do Enunciado 13 do FONAJE.

Qual o prazo para apresentar contestação após audiência de conciliação?

O prazo para o réu oferecer contestação é de 15 dias da audiência de conciliação ou de mediação, ou da última sessão de conciliação, quando qualquer parte não comparecer ou, comparecendo, não houver autocomposição (Art. 335 , I , do CPC/2015 ).

Quando começa a contar o prazo no Juizado Especial?

Os prazos processuais nos Juizados Especiais Cíveis, contam-se da data da intimação ou ciência do ato respectivo, e não da juntada do comprovante da intimação, observando-se as regras de contagem do CPC ou do Código Civil, conforme o caso (CNJ, s.d).

Quando começa o prazo para contestação cível?

Nos termos do Código de Processo Civil, o réu tem 15 dias para oferecer contestação, por petição, prazo cujo termo inicial será a data de juntada aos autos do aviso de recebimento, quando a citação ou a intimação for feita pelo correio. A não observância dessas normas gera nulidade dos atos processuais.

Quais são os prazos no Juizado Especial Cível?

O prazo para interposição do recurso inominado é de, 10 dias, contados a partir da ciência da sentença, consoante preconiza o artigo 42º da Lei 9.099/95: Art. 42. “O recurso será interposto no prazo de dez dias, contados da ciência da sentença, por petição escrita, da qual constarão as razões e o pedido do recorrente.”

Qual é o prazo para apresentar CONTESTAÇÃO no Juizado Especial?

15 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 40 da Lei 9.099 95?

Art. 40. O Juiz leigo que tiver dirigido a instrução proferirá sua decisão e imediatamente a submeterá ao Juiz togado, que poderá homologá-la, proferir outra em substituição ou, antes de se manifestar, determinar a realização de atos probatórios indispensáveis.

O que diz a Lei nº 9.099 95?

Dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências. AUTOR: DEPUTADO MICHEL TEMER (PMDB/SP) - PL. 1480 DE 1989.

Qual o momento para apresentar contestação?

Após ser convocado para o processo, por meio da citação, o réu terá um prazo de 15 dia para apresentar sua contestação, ato processual no qual deve demonstrar todos os seus argumentos de defesa e especificar as provas que pretende produzir.

Como contagem prazo para apresentar contestação?

De acordo com o enunciado 122 da II Jornada de Direito Processual Civil (CJF), “O prazo de contestação é contado a partir do primeiro dia útil seguinte à realização da audiência de conciliação ou mediação, ou da última sessão de conciliação ou mediação, na hipótese de incidência do art. 335, inc.

Pode apresentar contestação depois do prazo?

Sim. É plenamente possível o réu apresentar defesa, ainda que tenha ocorrido o decurso do prazo para apresentação da contestação, neste sentido a defesa se dará por meio de petição interlocutória ou chamamento do feito à ordem.

O que diz o Enunciado 13 do Fonaje?

ENUNCIADO 13 - Os prazos processuais nos Juizados Especiais Cíveis, con- tam-se da data da intimação ou ciência do ato respectivo, e não da juntada do comprovante da intimação, observando-se as regras de contagem do CPC ou do Código Civil, conforme o caso. (Nova Redação aprovada no XXI Encontro – Vitória/ES).

É possível citação por Whatsapp no Juizado Especial Cível?

Ambas preveem o fornecimento de endereço eletrônico e telefone celular da parte e seu representante – já que os trâmites processuais de citação, notificação e intimação podem ser feitos por qualquer meio eletrônico -, além da possibilidade de realização de audiências por meios virtuais.

Quando ocorre a revelia no Juizado Especial Cível?

Diz-se revel a parte no processo judicial que, devendo, não atende ao chamamento judicial ou aquela que, a despeito de poder, não contesta às alegações a ela concernentes.

É possível apresentar contestação antes da audiência de conciliação?

A APRESENTAÇÃO DE CONTESTAÇÃO ANTES DA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO, NO RITO SUMÁRIO, NÃO É INTEMPESTIVA. O ARTIGO 278 DO CPC É O TERMO FINAL PARA APRESENTANTAÇÃO DA RESPOSTA, QUE PODE SER APRESENTADA EM MOMENTO ANTERIOR.

Quando a contestação é inepta?

330, §1°, do Código de Processo Civil, que “considera-se inepta a petição inicial quando: I – lhe faltar pedido ou causa de pedir; II – a parte for manifestamente ilegítima; III – da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão; IV – contiver pedidos incompatíveis entre si”.

O que acontece se perder o prazo de contestação?

O que acontece se o advogado perde o prazo? Já o projeto de lei estabelece sanções que vão desde a advertência, censura e multa até a suspensão e interdição do exercício profissional. Pelo texto, a perda de prazo poderá levar inclusive à exclusão do advogado da OAB, no caso de reincidência de suspensão.

Quando o prazo e em dias úteis ou corridos?

219. Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis.

Como se conta o prazo no processo eletrônico?

Como fica a contagem dos prazos nas intimações eletrônicas? Se acaso o advogado faz a consulta da intimação dentro de dez dias, o prazo da intimação já pode começar a ser contado. Isto é, a contagem dos prazos ocorre no primeiro dia útil após a consulta da informação.

Quando começa a contar o prazo após a publicação?

§ 3º A contagem do prazo terá início no primeiro dia útil que seguir ao da publicação. Assim, nos casos dos processos eletrônicos, de forma similar, a contagem se inicia na data posterior à publicação no ato processual no diário do juízo processual competente.

É obrigatório apresentar contestação?

Tema atualizado em 26/2/2021. “4. Nos termos do art. 344 do Código de Processo Civil, se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

O que acontece quando a contestação e intempestiva?

Se o réu apresenta contestação intempestiva, configurada está a revelia. Havendo revelia, presumem-se verdadeiros os fatos afirmados pelo autor na inicial, ressalvadas as hipóteses legais. A revelia não induz, automaticamente, à procedência do pedido.

Como deve ser feita a contestação?

Como a contestação deve ser feita? Em regra, a contestação deve ser elaborada na forma escrita. A exceção ocorre quando o processo é de competência dos Juizados Especiais. Nesses casos, é admitida a argumentação dos fatos de maneira oral.

O que diz o artigo 38 da Lei 9.099 95?

A sentença mencionará os elementos de convicção do Juiz, com breve resumo dos fatos relevantes ocorridos em audiência, dispensado o relatório. Parágrafo único. Não se admitirá sentença condenatória por quantia ilíquida, ainda que genérico o pedido.

O que diz o artigo 43 da Lei 9.099 95?

43. O recurso terá somente efeito devolutivo, podendo o Juiz dar-lhe efeito suspensivo, para evitar dano irreparável para a parte.

O que diz o artigo 55 da Lei 9.099 95?

55. A sentença de primeiro grau não condenará o vencido em custas e honorários de advogado, ressalvados os casos de litigância de má-fé.

Artigo anterior
Quais são os poderes de uma succubus?
Artigo seguinte
Quem tem o ligamento do joelho rompido pode fazer musculação?