O que é cadeia epidemiológica?

Perguntado por: Íris Diana Cruz  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)

Cadeia epidemiológica (ou Cadeia de Transmissão, ou Cadeia de infecção) representa um conjunto de elementos (fonte de infecção, via de eliminação, via de transmissão, porta de entrada, susceptível) relacionados, que demonstra o processo de propagação de doenças transmissíveis em populações animais.

Como ocorre a cadeia de transmissão dos agentes infecciosos?

Para que ocorram infecções parasitárias é fundamental que haja elementos básicos expostos e adaptados às condições do meio. Os elementos básicos da cadeia de transmissão das infecções parasitárias são o hospedeiro, o agente infeccioso e o meio ambiente.

Como ocorre a tríade epidemiológica?

A tríade epidemiológica – para alguns tríade ecológica das doenças– é composta por hospedeiro, agente e meio ambiente. O "desequilíbrio" desses "sistemas" leva ao surgimento e/ou aumento de casos de doenças. Um quarto elemento pode estar envolvido no processo: os vetores (transmissores de doenças) .

São reservatórios e fontes de infecção?

FONTE DE INFECÇÃO: pessoa, animal, objeto ou substância a partir do qual o agente é transmitido para o hospedeiro. FONTE PRIMÁRIA DE INFECÇÃO (reservatório): homem ou animal e, raramente, o solo ou vegetais, responsável pela sobrevivência de determinada espécie de agente etiológico na natureza.

Quais são os tipos de agentes infecciosos?

Os principais agentes infecciosos são os vírus, bactérias, protozoários e fungos, entretanto, outros organismos como os helmintos, também podem ser assim denominados, não sendo essa, portanto, uma definição que engloba apenas micro-organismos.

Epidemiologia - Cadeia Epidemiológica

22 questões relacionadas encontradas

Qual a relação que existe entre os agentes infecciosos e os seres humanos?

O agente infeccioso, ao adentrar o organismo humano, pode não causar nenhuma manifestação, sendo, nesse caso, observado um quadro de uma infecção assintomática. Outras vezes, no entanto, podem desencadear manifestações clínicas, o que caracterizam uma doença infecciosa.

Quais os principais grupos de agentes infecciosos?

Os agentes etiológicos das doenças infecciosas e parasitárias pertencem a cinco principais grupos de organismos: bactérias, fungos, protozoários, helmintos e vírus.

O que é fonte de infecção epidemiologia?

Fonte da Infecção ou Reservatório é o local onde o agente infeccioso se encontra. Pode ser uma pessoa, um objeto, um ambiente, etc.

Quais as principais fontes de infecção hospitalar?

No hospital, as principais fontes de infecção decorrem:
  • - do paciente;
  • - visitantes;
  • - pessoal;
  • - equipamentos;
  • - técnicos de trabalho;
  • - planta física.

Como ocorre o processo de infecção?

Infecção - são causadas por agentes externos. O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.

O que é a tríade epidemiológica?

A Tríade Epidemiológica é o modelo tradicional de causalidade das doenças transmissí- veis; nesse, a doença é o resultado da interação entre o agente, o hospedeiro suscetível e o ambiente (Figura 2.2).

Qual é a tríade envolvida na HND?

Proposto por Leavell e Clark (1976), esse modelo considera a interação, o relacionamento e o condicionamento de três elementos fundamentais da chamada Tríade de Leavell Clark ou Tríade Epidemiológica ou Tríade ecológica: o ambiente, o agente e o hospedeiro.

Para que serve a tríade epidemiológica?

O triângulo epidemiológico ou simplesmente tríade é um tradicional modelo de estudo das causas e efeitos das doenças infectocontagiosas. São avaliados: os agentes externos, a susceptibilidade dos hospedeiros e o ambiente de forma geral.

O que é cadeia de transmissão de infecção?

Cadeia epidemiológica (ou Cadeia de Transmissão, ou Cadeia de infecção) representa um conjunto de elementos (fonte de infecção, via de eliminação, via de transmissão, porta de entrada, susceptível) relacionados, que demonstra o processo de propagação de doenças transmissíveis em populações animais.

Como é causada a transmissão indireta com presença do meio ambiente dos agentes infecciosos?

Ocorre quando o agente infeccioso ao sair do hospedeiro já se encontra em formas resistentes, capazes de permanecer vivos no meio ambiente, prontos para infectar novos hospedeiros.

Como os agentes infecciosos causam doenças?

Existem várias formas de exposição a doenças infecciosas. A transmissão pode se dar pelo contato de um indivíduo com outro através de relação sexual, placenta, pele ou secreções corporais, através de mordedura de animais ou picadas de insetos.

Qual a classificação das Infecções Hospitalares?

Pode-se verificar que as infecções hospitalares são divididas em endógenas e exógenas. São endógenas quando causadas pela microbiota endógena (flora residente), própria do paciente.

Qual a principal forma de transmissão das Infecções Hospitalares?

A propagação das Infecções Hospitalares pode ocorrer por diversas vias: pelo ar, pelo contato, por vetores ou por fonte comum. Há diversos tipos de materiais os quais possuem grande número de micro-organismos, tais como: fezes, urina, sangue, fluidos corporais, secreções de vias aéreas, mucosas, etc.

O que é infecção hospitalar Segundo o Ministério da Saúde?

Segundo o Ministério da Saúde (Portaria no 930 de 27 de Agosto de 1992, Anexo II): “Infecção Hospitalar é qualquer infec- ção adquirida após a internação do paciente e que se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser re- lacionada com a internação ou procedimentos hospitalares”.

Qual a diferença entre transmissão é infecção?

Contaminação e infecção têm significados diferentes: contaminação é a transmissão de impurezas ou de elementos nocivos capazes de prejudicar a ação normal de um objeto. Infecção é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças.

O que é o reservatório de uma doença?

Reservatório: é qualquer local, vegetal, animal ou humano onde vive e multiplica-se um agente etiológico e do qual é capaz de atingir outros hospedeiros.

Qual é a diferença entre infecção e inflamação?

A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.

Qual é o principal grupo de agentes infecciosos não incluídos no grupo dos Micro-organismos clássicos?

Os mais simples são os vírus, cuja estrutura é muito rudimentar, pois nem sequer são compostos com os elementos necessários para obterem energia e para se reproduzirem por si próprios, o que os obriga a invadir as células do organismo, tornando-se patogénicos.

Quais as principais formas de controle de agentes infecciosos?

Medidas de Prevenção e Controle
  • Lavar as mãos após tocar nas lesões.
  • Isolamento – indivíduos com varicela não complicada só devem retornar às atividades de rotina (creche, escola, trabalho) após todas as lesões terem evoluído para crostas.
  • Desinfecção – concorrente dos objetos contaminados com secreções nasofaríngeas.

O que é um agente infectante?

Um agente infectante é qualquer parasita, protozoário, fungo bactéria ou vírus capaz de infectar um organismo. A transmissão ativa ocorre quando o vector é infectado e então infecta outra espécie de organismo.

Artigo anterior
Quanto tempo dura um filtro de purificador de agua?
Artigo seguinte
O que é reserva legal?